O Banco do Nordeste participou do Fórum E.I.T.A. - Estratégias Inteligentes para o Turismo Ágil, que reuniu os principais players da cadeia do turismo na Paraíba. O superintendente do BNB no Estado, Wesley Maciel, apresentou o suporte que o Banco pode oferecer para empreendimentos do setor, com destaque para linhas de crédito que financiam desde a construção de hoteis e pousadas até a aquisição de sistemas de minigeração de energia solar, por meio do FNE Sol.
O Fórum E.I.T.A. ocorre de dois a quatro de maio e propõe adoção de medidas práticas para melhorias no setor. Na abertura do evento, Wesley Maciel destacou o papel do Banco do Nordeste e se prontificou a avaliar as necessidades dos agentes do setor. "O BNB tem esse papel de fomento ao desenvolvimento e geração de emprego e renda para a população. O nosso grande diferencial está nas taxas de juros que praticamos. Tudo o que é discutido na cadeia de turismo nos interessa e estamos à disposição, em nossa rede agências, para analisar a necessidade do hoteleiro ou do profissional do turismo com nossos produtos ", disse.
Para 2018, o BNB disponibiliza R$ 876 milhões em recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) a serem aplicados na economia paraibana. Por meio do Programa de Apoio ao Turismo Regional (Proatur), o empresário pode realizar financiamento para aquisição de bens de capital e implantação, modernização, reforma, relocalização ou ampliação de empreendimentos do setor de turismo. Também é possível acessar o crédito de capital de giro, quando associado ao investimento.
Todos os que atuam nos meios de hospedagem, serviços de alimentação, transportadoras turísticas e agências de viagens podem acessar o financiamento, com cadastro e limite de crédito aprovados pelo Banco do Nordeste. "A partir disso, é só apresentar o projeto de financiamento ou a proposta de crédito", explicou o superintendente.
Estratégias
No primeiro dia do evento, a principal referência em turismo de luxo do país, Gabriela Otto, abordou o tema Revenue Management que trata de estratégias de gerenciamento de receita para a hotelaria por meio de técnicas de precificação e análise de oferta e demanda. Também participaram das discussões a presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis na Paraíba (ABIH-PB), Manuelina Hardman, a presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ruth Avelino, o secretário executivo do Turismo no Estado, Ivan Burity, além do superintendente do BNB na Paraíba, Wesley Maciel.
O Fórum E.I.T.A. é uma realização do site O Concierge, com correalização do Sebrae Paraíba e patrocínio do Banco do Nordeste. Tem apoio do Hardman Hotel, Hotel Manaíra, Rádio CBN, Web3 Sites, Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) e Prefeitura Municipal de João Pessoa, por meio da Secretaria de Turismo. Conta também com o apoio da Associação Brasileira de da Indústria de Hotéis na Paraíba (ABIH PB), do Festival de Turismo de João Pessoa (Festival JPA) e da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo Seccional Paraíba (Abrajet PB).
|