|
Chef João Barreto é o paraibano participante |
Com ampla programação, o evento, que será realizado de sexta (9) a sábado (17), reúne nomes consagrados da gastronomia
A 11ª edição do Festival Gastronômico e Cultural da Pipa terá início nesta sexta-feira, 9 de outubro. O evento que acontece até o sábado (17) deverá atrair um público de aproximadamente 35 mil pessoas que poderão ver de perto chefs consagrados e participar de uma diversificada programação.
Além das oficinas gastronômicas realizadas diariamente, um dos destaques da programação do evento é o Concurso Novos Talentos que acontece nos dias 12, 13 e 14, premiando receitas elaboradas por jovens chefs, estudantes e concluintes do curso de gastronomia ou de cozinheiro profissional em três categorias (entrada, prato principal e sobremesa).
Outro ponto alto do evento é o Festim, um banquete com “menu confiance” e cardápio elaborado pelos chefs Paulo Machado (eleito o melhor do Brasil pelo Prêmio Dolmã 2015) e Jaqueline Faraco. O evento será realizado no dia 11 de outubro no Hotel Ponta do Madeiro, com participação limitada a 50 pessoas.
Chefs participantes
Entre os nomes confirmados para o 11º Festival Gastronômico e Cultural da Pipa estão: Mario Portela; Tadeu Lubambo, Arthur Coelho, Warison Albino, Fabiana Dall Onder, André Nogal, Thiago Gomes, Welder Albuquerque, Walter Dantas, Valdir Araújo, Carol Linhares, Marcela Martins, João Barreto (Compadre João), Gabriela Sales, Ângelo Medeiros, George Gepp, Maria do Socorro (Help da Pipa), Mari Nascimento (Jr. Chef), Bárbara Isabaux, Cristina Tito, Marthina Zoz, Carla Correia e Alex Floyd.
Arena Gastronômica
Apresentada pelo chef e consultor Arthur Coelho a programação da Arena Gastronômica terá início na sexta-feira (9), às 18h, com o “Tacho Beneficente”, comandado pelos chefs Thiago Gomes e Gabriela Sales e renda revertida para o Projeto Afeto. Na sequência, às 21h, será realizada a oficina de abertura pelo chef e consultor Welder Albuquerque. Já às 22h30, o chef Ângelo Medeiros apresenta a Nova Torta Presidente.
No sábado (10), ás 18h, George Gepp, barista da São Braz fará a primeira parte de uma apresentação sobre café. Na sequência, as 19h30, o chef Paulo Machado explora o Pantanal e seus sabores. E ás 21h, o chef mineiro Mario Portela apresenta “carnes brasileiras – a moderna técnica primitiva”. Fechando a noite, ás 22h30, o chef paraibano João Barreto apresenta “Cozinha dos Orixás”.
No sábado (10), às 18h, George Gepp, barista da São Braz fará a segunda parte da oficina sobre café. As 19h30, Mariana Nascimento apresenta “Mini Chef Mari – Adoçando a Vida”. As 20h30, a chef Help, da Pipa, convida Maria Alves para um papo na cozinha. Na sequência, ás 21h30, a chef Barbara Isabaux ensina a fazer saborosos doces caseiros. Finalizando a programação da noite, ás 22h30 tem o concurso “O Melhor Feijão da Pipa”.
Da segunda (12) a quarta (14) será realizado o Concurso Novos Talentos, dividido em três categorias (petisco, prato principal e sobremesa) com a participação de 12 duplas (quatro em cada segmento) formadas por estudantes de gastronomia e do curso de cozinheiro profissional.
Também na quarta (14), das 14h ás 16h, a coordenação do evento em parceria com o SEBRAE-RN apresentará na Arena Gastronômica, a oficina “Carta das Cachaças Potiguares”, ministrada pelo consultor Anderson Faheina e tendo como público-alvo, proprietários de bares e restaurantes, equipes de garçons, barmans e cachacistas.
Na quinta (15), o tema da oficina da chef Luana Fernandes será “Comida de Boteco”, ás 18h. Em seguida, as 19h30, a chef Cristiana Tito apresenta “Cozinha Funcional Prática” e às 21h, o chef Valdir Araújo mostra o melhor da Cozinha Caicoense. As 22h30, a sommelier Fabiana Dall Onder fala sobre vinhos saudáveis.
O sommelier Fellipe Cesca, da vinícola Miolo inicia a noite da sexta (16), ás 18h, com a oficina “Terroirs do Brasil: redescobrindo os vinhos nacionais”. Já ás 19h30, o chef Walter Gomes apresenta a branca riqueza da caatinga. As 21h, o tema da oficina da chef Marthina Zoz será “Sobremesa: sabor e textura”. No finzinho da noite, ás 22h30, Carla Correia, cozinheira e treinadora comportamental, fala sobre “O Sabor da Mente - Como o nosso cérebro entende a gastronomia”.
No sábado (17), ás 18h, a chef Marcela Martins apresenta “O Dolce Far Niente – Sabor e prazer”. Já ás 19h30, tem a oficina “Da mesa ao tabuleiro: Gastronomia do Seridó”, com o chef Warison Albino. Depois, ás 21h, o chef carioca André Nogal apresenta “Brasil Latino”. Encerrando o festival, ás 22h30, o chef Alex Floyd fala sobre “Modernidade Brasileira”.
Programação Cultural
A programação cultural do evento em 2015 é a mais ampla e diversificada de todas as edições, com shows, cinema, apresentações teatrais, dança, circo, capoeira e oficinas de música.
“O Festival Cultural e Gastronômico da Pipa, tem a honra de promover e aplaudir artistas locais de primeira grandeza. Agradecemos o carinho e a sempre disponibilidade com que há uma década esses grandes talentos prestigiam o Festival”, comemoram Cláudio Freitas e André Rockert, coordenadores do evento.
Sexta-Feira (09)
21h – Filme “Alice no país das maravilhas”
22h – Dança popular – Cúpula Teatral
23h30 - Show Qu4tro – Khrystal Saraiva
Sábado (10)
18h - Oficina de Percussão (Maracaituia)
19h – Apresentação da Maracaituia
21h - CORRAL FISH (Curta no formato documentário do primeiro campeonato de
Surf da Praia da Pipa, produzido por Sergio Bernardino)
23h30 – Pipa Highway Band
Domingo (11)
18 h – Oficina de Dança popular (Marcio Silva)
19 h – Apresentação de Marcio Silva - Dança popular
21 h - Capoeira de Angola (Espírito de Angola)
22 h - Gisele Carvalho - Dança do Ventre
23h30 – Dennys do Acordeon e Forró aqui é bom
Segunda-Feira (12)
18h – Oficina de Hip Hop
19h – Apresentação do Grupo Artezona
19h30 – Capoeira Regional - Grupo infantil
21 h – Filme Lorax
22 h – Circo Livre – Trupe Coringa
23h30 – Dyego Abreu e Banda (MPB)
Terça-Feira (13)
18 h - Oficina de Teatro Popular – Cúpula Teatral
19h - Orquestra de violinos SCFV – Tibau do Sul
21h – Maculelê e Orquestra de berimbaus – Raízes do Brasil
22h – Teatro de comédia
23h30 – Maurício
Quarta-Feira (14)
18h – Oficina de Dança do ventre (Gisele Carvalho)
19h - Apresentação Dança do Ventre
21h - Banda marcial HG (Helio Galvão – Tibau do Sul)
22h - Pipa Doc Surf (Documentário da influência dos surfistas na formação do destino turístico da Praia da Pipa, por Sergio Bernardino).
23h30 – Os Três Iguais
Quinta-Feira (15)
18h - Atividades diversas para a criançada
19h – Apresentação de Coral do CEP – Centro Educacional Pipa
21h - Boi de Reis
22h - Recital de Poesias - Miguel Nascimento
23h30 – Samba e Choro
Sexta-Feira (16)
18h – Oficina Capoeira de Angola - Espírito de Angola
19h – Apresentação do Grupo de Capoeira Angola
21h - Teatro (Cúpula teatral)
21h30 - Banda Marcial Escola Vicência Castelo
22h – Cinema experimental da Pipa – Produção Walfran Guedes
23h30 – Banda Talking Four
Sábado dia 17
18h – Oficina Circo Livre – Trupe Coringa
19h – Apresentação Trupe Coringa
21h – Espetáculo “A procura” – Cúpula Teatral
22h - Show Acústico Beleza
23h30 - Chaskys
Assessoria de Comunicação