terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Paraibano é o novo embaixador da gastronomia


Por Teresa Duarte
        
A partir de janeiro de 2017 o chef paraibano Cumpade João é o novo embaixador da Gastronomia da Paraíba. Ele recebeu o Prêmio Dólmã 2017, que é considerado o Oscar da gastronomia brasileira, da chef Adriana Cook, durante evento oficial realizado na última semana em Manaus (AM) onde concorreram três chefs de cada estado e cinco nacionais foram indicados para concorrer à premiação, sendo a terceira vez que um chef paraibano é contemplado com a premiação.
         O processo de indicação dos Chefs que concorrem a Categoria Estadual acontece através do Concurso Enchefs, da participação dos Internautas, dos Chef Embaixadores Nacionais e da Comissão de Pesquisa do Prêmio Dólmã, constituída por profissionais, anônimos, das 05 regiões brasileiras, todo o processo é auditado. Prêmio Dólmã é uma realização do grupo Conforto Gastronômico e co-realização do Comitê da Gastronomia Brasileira.
         Nesse processo, a escolha ocorreu por meio de opiniões do público pela internet, mas teve análise e conceituação de críticos do setor de todo o País. Para o chef Cumpade João esse é o reconhecimento ao trabalho de pesquisa aos valores culturais, que ele vem desenvolvendo ao longo dos anos, aliando sempre a gastronomia na cadeia produtiva do turismo, “nós devemos sempre buscar na pesquisa, renovar e adaptar novas técnicas e, no turismo, a gastronomia precisa ser um ícone”, destacou.
         Como embaixador da Gastronomia Paraibana, ele pretende fazer um trabalho de inseminação da cultura e valores da Paraíba. “Como Embaixador eu pretende buscar a unidade de todos os chefs, bem como de pessoas envolvidas no segmento, sempre buscando procurar, pesquisar, renovar e adaptar novas técnicas com elementos puramente regionais, além de trocar conhecimentos entre todos, fortalecendo a gastronomia como elemento prioritário na cadeia produtiva do turismo

Saiba Mais:

O Projeto – O Prêmio Nacional Dólmã foi idealizado pelo gerente de Projetos e presidente do Grupo Conforto Gastronômico, Geraldo Guerra Junior, em junho de 2013. A idéia surgiu após um estudo de mercado que identificou a existência de uma demanda reprimida a respeito de um modelo de premiação que, em um único momento, envolvesse profissionais de cozinha de todos os estados brasileiros.

O Prêmio -  O Prêmio Nacional Dólmã é a reafirmação, o reconhecimento e a valorização do trabalho e da dedicação dos profissionais que se destacam na área gastronômica e que contribuem para o aquecimento da economia brasileira. Ele é o prêmio Máximo da Gastronomia Brasileira.
Festival de Cultura da Costa do Conde vai incrementar o Litoral Sul da Paraíba


Por Teresa Duarte

         Cerca de duas mil pessoas, entre turistas, veranistas e moradores do litoral sul paraibano devem prestigiar a segunda edição do Festival Cultural da Costa do Conde, que será realizado amanhã e sábado. O evento acontece na praia de Tabatinga 2, à beira mar, com entrada gratuita e contará com lual, música, gastronomia e artesanato, a partir das 18h, cuja proposta é a de fomentar o turismo de eventos na região.
         Na última segunda-feira ele foi apresentando no Beco da Boemia, na praia de Jacumã, município do Conde, pelos organizadores a imprensa e convidados. Na ocasião, os restaurantes participantes fizeram uma demonstração aos participantes do que será oferecido nos cardápios especiais, a exemplo do rubacão, bobó de camarão, galinha de capoeira, pizzas e batatas recheadas.


De acordo com a presidente da Associação de Turismo da Costa do Conde (ATCC), Vania Domingues, entre as novidades da segunda edição do festival estão os drinks criados por barman, bem como diversos trabalhos artesanais. “Neste ano o nosso festival contará com drinks especialmente criados por barman, contaremos com a exposição de trabalhos produzidos por artesãos locais e teremos instaladas 14 tendas e estandes, onde estarão a praça da alimentação e o artesanato, com infraestrutura para atendimento aos visitantes”, informou.
Além dessa estrutura também será montado um palco para as apresentações artísticas, contando com os shows de Joseph Cardjn (Voz e violão), Banda Mafiota, Banda Candeeiro Natural e da Banda Samba de Praia. De acordo com a presidente da PBTur, Ruth Avelino, o festival é muito importante  porque valoriza a vocação local, aquecendo o turismo, “nós sabemos que o litoral sul da Paraíba paraibano se destaca no turismo até mesmo pela beleza natural, então, devemos promover eventos como este que valoriza a cultura local e incrementa o setor turístico”, destacou.

Participaram da apresentação do segundo festival a presidente da ATCC, Vania Domingues, presidente da PBTur, Ruth Avelino, gerente do Sebrae Sul em João Pessoa, Cláudio Soares e o secretario de turismo do Conde, Alexandre Cunha. O evento é promovido pela Associação de Turismo da Costa do Conde (ATCC), em parceria com o Sebrae-PB e apoio da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Secretaria de Turismo do Conde e patrocínio das empresas, fornecedores e parceiros dos hotéis e pousadas da região.

Confira a programação:

Sexta-feira (09/12)
Shows:

19h - Joseph Cardjn (Voz e violão)
21h - Banda Mafiota

Sábado (10/12)

Shows:
19h - Banda Candeeiro Natural
21h - Banda Samba de Praia

Serviço:
Festival Cultural da Costa do Conde
Dias: 09 e 10 de dezembro de 2016
Horário: das 18h as 00h
Local: Praia de Tabatinga II – Costa do Conde – PB

quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Sebrae lança livro com ´roteiro criativo e integrador´ da Paraíba


Livro que reúne cerca de 150 atividades criativas com foco na produção associada ao turismo, na economia criativa e de experiência será lançado nesta quinta-feira (17), no Hotel Hardman, em Manaíra, às 19h

Será lançado hoje (17) o livro "Paraíba: 35 dias de vivências e experiências", que apresenta o roteiro paraibano com atividades criativas com foco na produção associada ao turismo, na economia criativa e de experiência das regiões do Litoral, Brejo e Cariri paraibanos.  O lançamento será realizado no Hotel Hardman, em Manaíra, em João Pessoa, às 19h. A publicação já foi apresentada no Festival de Turismo de Gramado (RS), no dia 5 de novembro.

Produzido pelo Sebrae Paraíba, a publicação conta com 170 páginas e detalha cerca de150 atividades criativas de 19 municípios do Estado (Areia, Bananeiras, Conde, Pitimbu, Lucena, Cabedelo, Pilões, Alagoa Grande, Boqueirão, Cabaceiras, Ingá, Guarabira, Remígio, Solânea, João Pessoa, Campina Grande, Rio Tinto, Mamanguape e Marcação). O roteiro é resultado das ações realizadas desde 2012 pelo Sebrae Paraíba, em parceria com a Associação de Cultura Gerais (ACG).

“A consultoria foi o melhor caminho para a construção do capital social, de um ambiente de confiança, união e integração entre os empreendedores das diversas regiões paraibanas, com ações colaborativas e inovadoras, valorizando as histórias de empreendedorismo desses atores que transformam sonhos em oportunidades de negócios”, disse a gestora de Turismo do Sebrae Paraíba, Regina Amorim.

Ela explicou que o livro apresenta um roteiro de viagem que começa por João Pessoa com a visita à Rota dos Ateliês, que reúne obras de 12 grandes artistas plásticos e duas galerias de arte. A rota segue para o Litoral Sul paraibano (Conde e Pitimbu), com o passeio às praias locais e seus equipamentos turísticos, como restaurantes e pousadas.  Além do sol e mar, a programação tem caminhada em trilhas, visita a assentamento, apresentações culturais, restaurantes, passeios de buggy, vivência na Aldeia Macuxi, oficina de artesanato, entre outras atividades.

Do Litoral Sul, o roteiro segue para o Brejo (Areia, Bananeiras, Remígio, Pilões Solânea e Guarabira). Na região, os visitantes podem desfrutar de hospedagens com foco na produção associada ao turismo, acompanhar a produção de doces artesanais e de farinha de mandioca, participar de oficinas artísticas e caminhadas culturais, fazer trilhas e piqueniques em reservas ecológicas, conhecer engenhos e sua produção, apreciar comidas típicas, ver de perto a confecção do artesanato local, entre outros.

“O roteiro é vasto e pode ser feito em 35 dias se o turista quiser fazê-lo completo. Com a publicação será mais fácil o planejamento de cada viagem. Há contatos das Agências de Turismo Receptivo, dos guias de turismo e dos condutores locais que podem auxiliar no agendamento do trajeto”, destacou Regina Amorim.

Além do Litoral Sul e Brejo, o roteiro contempla Campina Grande (Agreste), Ingá, Cabaceiras, Distrito do Marinho, em Boqueirão (Cariri), Lucena, Cabedelo, Mamanguape, Rio Tinto e Marcação (Litoral Norte). Na cidade do “Maior São João do Mundo”, o visitante tem uma vasta oferta de hospedagem. Para acompanhar o tour, o turista pode contratar o Virgulima de Campina, personagem da economia criativa. A cidade oferece ateliês de artesanato, museu com diversas atividades criativas, como pintura, dança típica, cordel e etc, restaurantes, além de produtos turísticos rurais. A cidade tem ainda o “Quadrilhando”, espetáculo junino criativo, que apresenta danças juninas tradicionais, teatro junino, forró pé de serra, comidas típicas juninas, aluguel e vendas de figurino junino, dentre outras atividades.

No Cariri, os turistas podem desfrutar das belezas naturais de Ingá e de oficinas de Patchwork, de pintura rupestre e de bordado, além de conhecer o artesanato local, com o Labirinto, e apreciar as comidas típicas da região. Em Boqueirão, os visitantes conhecerão a fabricação de redes e tapetes por mulheres da comunidade, quitutes rurais, a fauna e a flora do território, entre outros. Em Cabaceiras, a “Roliúde Nordestina”, há um circuito criativo com foco na produção associada ao turismo que incrementam os atrativos naturais da região. No Distrito do Marinho, há passeio de pau de arara, trilhas, apresentações culturais, camping rural, que oferece hospedagem em barracas com estrutura criativa.

Já no Litoral Norte, Lucena, Cabedelo, Mamanguape, Rio Tinto e Marcação oferecem aos visitantes diversas atividades, com passeio em lancha ou em barcos de pescadores para conhecer piscinas naturais, o habitat do peixe-boi e das tartarugas marinhas, trilhas ecológicas, igrejas históricas, produção de artesanato, roteiro gastronômico, apresentações culturais, ateliês criativos, passeios de catamarã, pescaria esportiva, pôr do sol na Praia do Jacaré, hotel-fazenda, turismo de base local, turismo de experiência, entre tantas outras atividades.

O livro será distribuído gratuitamente para a imprensa, os guias de turismo, as agências de receptivo e outros equipamentos turísticos de vários municípios do Estado, no lançamento. Mais informações: 83. 2108-1256.

Assessoria Sebrae

quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Centro Histórico de João Pessoa ganha espaço para as artes, moda e cultura


No próximo sábado (05), a partir das 14 horas, no Casarão 39 da Praça Anthenor Navarro no Centro Histórico de João Pessoa, será inaugurado o Centro de Artes, Moda e Cultura. Conforme a idealizadora, empresária Ana Maia, o novo espaço tem o objetivo de mostrar aos turistas os talentos de artistas paraibanos em diversos seguimentos, a exemplo da arte, musica, poesia, gastronomia e artesanato.
         “A nossa loja Raízes da Terra, que funciona no Casarão 39, faz parte do roteiro oficial das empresas que fazem o receptivo em João Pessoa. Portanto, a criação desse novo Centro de Artes, Moda e Cultura, será oportunidade para que o turista, em pouco tempo de sua estadia na Capital, conheça talentos existentes em nosso Estado que, por falta de tempo ele não tinha como chegar a todos esses seguimentos”, explica à empresária.
A inauguração será marcada com uma extensa programação, entre elas exposição fotográfica de Guy Joseph, exposição dos artistas plásticos Clóvis Júnior e Márcio Bizerril e de esculturas em ferro dos artistas Flávio Araújo e Humerto Heleno. Também haverá venda de produtos ecológicos e importados, mostra de literatura de autores paraibanos patrocinada pela Livraria do Luiz, performance da poetisa Cassandra Figueiredo, bem como a recitação de poemas pela Atriz Petra Ramalho.
Quem vai animar a programação é o artista Marcelo Vilar com o show com repertório de músicas paraibanas e MPB. O barzinho estará aberto servindo uma deliciosa feijoada, com mesas de frutas e cachaça. Informações: Ana Maia – (83) 98627-4342 (celular e WhatsApp).

Por Teresa Duarte
Fotos Teresa Duarte

quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Temporada 2017 do Arraiá de Cumpade será apresentada no Festival de Turismo de João Pessoa


Novidade para temporada 2017 do Arraiá de Cumpade será apresentadas no próximo sábado (22) na 6ª edição do Festival do Turismo de João Pessoa. O evento, que será realizado nesta sexta-feira (21) e sábado (22) no Centro de Convenções e realiza uma série de capacitações de destinos nacionais e internacionais.
Agentes de viagens terão a oportunidade de ter mais informações sobre o Arraiá de Cumpade, produto realizado na Divina Vila, localizada na Fazenda Olho D’água em Galante, distrito de Campina Grande. A apresentação vai acontecer às 15h na Sala de Capacitação 02, e, na oportunidade os realizadores Izaac Batista (Mais Brasil Turismo) e o Cumpade João (Restaurante Rural Casa de Cumpade), sortearão diversos brindes com os participantes.
Desde a sua 1ª edição, em 2011, o Arraiá de Cumpade inovou, ao criar uma Vila temática onde o turista pudesse participar e vivenciar in loco toda a tradição dos festejos juninos. Com isso, logo em sua 1ª edição, o evento foi filmado pelo programa “TAM nas nuvens” e transmitido a bordo de todos os voos nacionais da TAM, que o fez se tornar o primeiro produto rural do Brasil já que é o único que consta no portfólio de uma grande Operadora de Turismo (TAM VIAGENS).
As inovações do Arraiá de Cumpade não pararam por aí. Em 2012, em sua 2ª edição, foi firmada uma parceria com o Parque Tecnológico de Campina Grande a fim de propiciar aos turistas, ampla cobertura de internet, por meio de wi-fi, em toda a área do evento. Tendo em vista o grande sucesso alcançando ano após ano, a Câmara de Vereadores de Campina Grande reconheceu o Arraiá de Cumpade como um local de grande relevância turística.
Além disso, o Arraia de Cumpade recebeu duas homenagens como case de sucesso. A primeira foi em Campina Grande, durante a 8ª edição da Feira Regional de Turismo Rural – RURALTUR. E a segunda ocorreu em São Paulo, durante a Feira da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo – BRAZTOA, onde além do case de sucesso, foi eleito pelo Instituto de Desenvolvimento do Turismo Rural - IDESTUR como o 1º Produto Turístico Rural do Brasil.
Em 2013, o Arraiá de Cumpade em sua 3ª edição, foi homenageado e, desta vez, pela Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo – ABRAJET-PB, recebendo o Troféu Waldemar Duarte, maior honraria da entidade que premia todos os anos os 10 melhores produtos turísticos do Estado da Paraíba.

Por Teresa Duarte

sexta-feira, 30 de setembro de 2016

quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Casa de Cumpade lança nova proposta turística para as famílias


Você já sonhou em ter uma casa no campo?Acordar cedinho e sentir o cheiro de café torrado, servido no bule de ágata, com uma visita ao curral para tomar leite morno? Se você não conhece esse universo, que tal visitar o Sítio Olho D´Água, em Galante, Distrito de Campina Grande, onde a magia rural vai encher seus olhos, seu paladar e vai lhe deixar apaixonado.

A casa de Cumpade João é um destino que certamente, vai deixar você satisfeito, pelo abraço largo do proprietário Cumpade João, que recebe os visitantes com aquele afago que os "cumpades" do interior preservam tão bem,com aquele sorriso lindo, os olhos azuis brilhando e a hospitalidade que aquece nosso coração.E basta um tiquinho de tempo, para você se encantar com o lugar, que durante todo o ano, recebe pessoas de todo o Brasil, com a culinária tentadora, as coisas gostosas do mato e o forró pé-de-serra que faz muita gente se esbaldar no período junino.

Para o mês de outubro, a casa montou uma programação especial, que deve atrair muitas crianças, que junto com os pais vão poder desfrutar de momentos inesquecíveis. A casa vai implantar as novidades dia 12 de outubro e à partir daí,vai se repetir todos os domingos.Serão ofertadas brincadeiras como tirolesa, passeios de charrete e pônei, oficinas de pipa e peteca, produzidas à partir de matéria-prima existente no sítio. Mas a grande estrela da programação é a Fazendinha da Tetê.

Nesse espaço, as crianças vão poder visitar as baias, o chiqueiro, o galinheiro, dar comida aos animais e conhecer as delícias de se conviver tão de perto com o turismo rural, com as tarefas diárias do campo. Tudo isso foi anunciado no último domingo, pelo Chef João Barreto. Ele recebeu um grupo de jornalistas p falar sobre as novidades, apresentar a cozinha e o cardápio e fazer um convite para que todos conheçam a Casa de Cumpade.

Na ocasião, ele ofereceu para degustação do queijo D´Pompeu, produzido com o leite do gado sindi, do agropecuarista Pompeu, no sertão da Paraíba.Que escolher esse destino no mês das crianças, não vai se arrepender.Basta fechar os olhos, agora, imaginar então, como será desfrutar do vento no rosto e do sorriso nos lábios que os pequeninos vão experimentar.

De vê-los curtir o gostinho de alimentar um coelho, correr pelo pasto, soltar uma pipa e entender, que antes do notebook e do celular, vale muito à pena aprender a apreciar o simples, que se torna grande e é fincado no peito para o resto da vida. Como as lembranças do colo da vó, do bolinho da madrinha, do banho de chuva e do cheiro do mato que faz você fechar os olhos e sonhar com o que foi lindo e fez seu coração acelerar ou se aquietar. Gosto de quero mais...

Por Maria Helena Rangel

quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Unepi e alunos de Turismo promovem Mostra Cultural

 
 Evento vai reunir manifestações culturais tradicionais

 Será nesta sexta-feira, 30, a partir das 19h, a I Mostra Cultural Unepi, promovida em parceria com a Unepi e os alunos do curso técnico de Guia de Turismo 2016. O objetivo é a realização de uma atividade prática das disciplinas de Gestão de Eventos Turísticos, ministrado pela professora Danielle Duarte e História da Arte aplicada ao Turismo, ministrada pelo professor Alberto Black, além de contribuir para a divulgação de manifestações culturais tradicionais que acontecem na Paraíba.

A I Mostra Cultural da Unepi irá acontecer na rua Hildebrando Tourinho, 177, bairro do Miramar, em frente à instituição, e para isso a rua será interditada com o apoio dos órgãos de trânsito. Serão montadas tendas e armado um palco para as apresentações das manifestações de Bumba meu boi, Capoeira, Maculêlê, Ciranda, Côco de Roda,

Nau Catarineta. Todos os grupos são paraibanos e desenvolvem um trabalho de preservação e resgate dessas manifestações. Além da exibição com apresentação, os grupos irão explicar aos presentes a origem e as curiosidades de cada manifestação cultural. Cada grupo terá vinte minutos para sua apresentação completa.

A entrada será gratuita, apenas com a entrega de um quilo de alimento não perecível que será doado a uma instituição de caridade.

UNEPI –  A União de Ensino e Pesquisa Integrada Ltda., foi criada no dia 20 de Agosto de 2004 com o intuito de democratizar o conhecimento, inicialmente para trabalhar com Ensino Técnico. Em 2013 foi a única instituição em João Pessoa a ser habilitada pelo Governo Federal a ofertar seus cursos pelo Pronatec – Programa do Governo que paga as mensalidades integrais dos alunos. Em todo o Brasil foram menos de 20 Instituições que obtiveram esta habilitação.

Hoje, a Unepi atua nos mais diversos segmentos da educação, entre eles capacitação profissional, cursos livres, cursos técnicos, além dos cursos de Graduação e Pós-Graduação com o Centro Universitário Uninter. Maiores informações pelos telefones 9 9981-0703 – 9 8616- 5005

Por Rosa Aguiar
Foto Divulgação

terça-feira, 27 de setembro de 2016

Fazendinha da Teté é lançada na Casa de Cumpade



 Um grupo de jornalistas paraibanos seguiu no último domingo (27) para um fampress na Casa de Cumpade, a fim de participar do lançamento da nova atração do local: a Fazendinha da Tetê. O projeto, que recebeu esse nome em homenagem à jornalista e assessora de imprensa do local, Teresa Duarte, é todo voltado para a família e, especialmente, para o público infantil.
O aprazível lugar terá, agora, além da saborosa comida e do autêntico forró pé de serra, um projeto voltado para a experiência real de uma vida rural com direito a atividades lúdicas voltadas para os pequenos. O empresário João Barreto, que além de chefe de cozinha administra toda a estrutura, afirmou que o objetivo do projeto é proporcionar um ambiente tipicamente rural para toda a família.
Ele explica: “aos domingos, a partir de outubro, teremos a presença de um recreador que vai oferecer oficinas com brinquedos e brincadeiras tradicionais. Claro que aliado a esse novo projeto mantemos a nossa cozinha regional com os melhores pratos do Nordeste brasileiro. Estamos sempre investindo no nosso espaço e ultimamente equipamos a cozinha com um tradicional fogão a lenha. Temos um compromisso com a natureza e tudo o que servimos de origem animal vem do nosso quintal”.
No fampress, promovido por Teresa Duarte, a presidente da Abrajet-PB, jornalista Messina Palmeira, fechou parceria entre a entidade e o empresário para o lançamento de um livro com as melhores receitas do chefe João Barreto. Além de Messina Palmeira, os jornalistas abrajeteanos Onaldo Mendes, Teresa Duarte, Ana Célia Macedo e Rosa Aguiar participaram do evento.

Por Messina Palmeira (presidente da Abrajet-PB)

sábado, 24 de setembro de 2016

V Super Trilha será realizada no município de Areia


“Civilização do Açúcar” é o tema da V Super Trilha, o maior evento ecológico e de aventura do brejo paraibano. Marque na sua agenda dia 12 e 13 de novembro próximo e venha vivenciar experiências em contato direto com a natureza, durante dois dias sendo no primeiro uma trilha de 7 km na Mata Pau Ferro com acampamento, alojamento e pousada em áreas bem estruturadas. Na Super Trilha, além de uma programação cultural, será realizada visita ao Engenho Triunfo com degustações de frutas, cachaça e sorvete.
 O roteiro será finalizado com um passeio contemplativo à bordo da Jardineira Flor da Trilha, veiculo adaptado para passeios turístico. O evento é um roteiro voltado para quem gosta de aventuras, vivenciando experiências em contato direto com a natureza, durante dois dias de caminhadas por trilhas ecológicas e acampamento em áreas bem estruturadas. São três pacotes como opção nesta V Edição da Super Trilha. O primeiro, que compreende a área de camping custa R$ 250,00 com pernoite do sábado para o domingo.
Nele estão incluso 02 café da manhã, 2 almoço , 1 jantar , garrafa e camisa padronizadas , área de camping , guia credenciado , profissional da segurança , bombeiro , carro de apoio para levar e trazer a bagagens , artista da terra , luau , sarau , fotógrafo profissional , passeio na jardineira flor da trilha , área de lazer com piscina , degustação de cachaça, frutas, sorvete de cachaça, caldo de cana, tirolesa e arvorismo.
O segundo pacote oferece hospedagem em alojamento e custa R$ 280,00, estando incluso os mesmos itens do prime iro pacote. O terceiro pacote, no valor de R$ 350,00, dá direito a pousada com ar condicionado, frigobar e televisão, bem como aos demais itens compostos nos dois primeiros pacotes. As vagas na jardineira Flor da Trilha serão preenchidas mediante pagamento dos primeiros inscritos e o link para o formulário online de inscrição em breve será divulgado no site www.supertrilha.com.
Mais informações pelo fone (83) 998559197 Washington Cirne – coordenador.

Por Teresa Duarte
Foto Teresa Duarte
         

sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Agronegócios movimenta cadeia produtiva


         A grande movimentação na Praça de Alimentação da Feira Paraíba 49ª Expofeira Paraíba Agronegócios, iniciada no último domingo (18), tem superado as expectativas dos comerciantes. O evento promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, em parceria com Banco do Nordeste, Senar Paraíba e Sebrae, acontece até o próximo domingo (25) no Parque de Exposições Henrique Vieira de Melo, no bairro do Cristo Redentor em João Pessoa.
         A Praça da Alimentação ocupa uma área de 500 metros quadrados e conta com três restaurantes, 12 food trucks, além de barraquinhas de produtos artesanais. O espaço está sendo coordenada pelo Sebrae-PB e também conta com apresentações culturais e shows gratuitos que acontecem essa semana sempre no período das 16h às 22h, “haverá mais de 40 apresentações culturais durante o período da feira, com duração de 45 a 55 minutos cada. A nossa intenção é promover talentos e negócios culturais”, destacou a gestora de Turismo do Sebrae-PB, Regina Amorim.
        

O espaço ganhou uma bela decoração feita pelo artista plástico Babá Santana e Alice Fernandes, e painéis da cultura paraibana que embelezam os espaços. Presente no evento a Casa das Bonecas, do município de Alagoa Grande, esgotou praticamente o seu estoque no primeiro dia do evento, “nós estamos muito satisfeitos com essa oportunidade que o Sebrae no deu em participar desse evento que já sinalizou bons negócios logo no dia da abertura, cujas vendas ultrapassaram as nossas expectativas”, relatou Dorinha Eudes, criadora e proprietária do empreendimento.
         Outra novidade que vem atraindo bastante os visitantes na Praça da Alimentação são os Candys Dindins Gourmet, produto cujo investimento de baixo custo, que serve 13 variados sabores de sobremesas em sacos de dindins.  As empresárias Silvia Lins Carrazoni e Nayana Morais Dias, revelam que o produto é pratico de ser comercializado “nós apostamos nessa novidade que é um investimento de baixo custo, então, compramos o material e confeccionamos a estrutura em matéria que ocupa apenas uma espaço de 2x2, sendo instalado em eventos e festas”, comentou Silvia Lins.
        
Outro produto em destaque o espaço é o Empório da Coxinha. Vendendo bastante o empresário Daniel Falcão, conta que comercializa coxinhas com três tipos de massas diferentes, cujo cardápio é recheado com 26 sabores, dos quais seis doces. O evento conta ainda com uma oficina de artes comandada pelo artista plástico Tito Lobo, tendo como destaque a tela “Bom Bumbá”, um painel de 4 m x 1,5 m que será pintada coletivamente pelos participantes da oficina de artes plásticas. “

Confira a programação:

Sexta-feira (23/09/16)
16h00 – Carlos Peré
17h00 – Grupo de Dança Serras de Bananeiras
18h00 – Wellington Sousa – Voz e Violão
19h00 – Desfile sew Modas coleção ouro branco – estilista Romero Sousa
20h00 – Alma & Pasion – Show Tango e Bolero

Sábado (24/09/16)
16h00 – Grupo Luar da Minha Terra
17h00 – ENSA MUSIC
18h00 – Companhia de Dança – Nossa Senhora Aparecida
19h00 – Grupo Aruenda da Saudade - Pitimbu
20h00 – Quadrilhando
21h00 – Quadrilhando

Domingo (25/09/16)
16h00 – Show de Rabeca com Douglas - Monteiro
17h00 – Frente Trovadora – Sarau Poético Musical – Alagoa Grande
18h00 – Dom Quixote Literário – Alagoa Grande
19h00 – Grupo Jacoca – Conde

Por Teresa Duarte
Fotos Teresa Duarte


quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Peixes e compostagem são atrações da Empasa na Feira Paraíba Agronegócios



Peixes vivos e compostagem orgânica são as atrações apresentadas pela Empresa Paraibana de Abastecimento e Serviços Agrícolas (Empasa) na 49ª edição da Feira Paraíba Agronegócios, que acontece no Parque de Exposições Henrique Vieira de Melo, em João Pessoa, e é organizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e Pesca (Sedap).

A Empasa expõe peixes das espécies tilápia, carpa, tambaqui e curimatã, que são cultivados na Estação de Piscicultura de Itaporanga (EPI) pelos técnicos da empresa estatal. Além dos peixes adultos, os alevinos (filhotes) também estão nos tanques e aquário gigante. Os produtores rurais que desejam receber peixes para os açudes nas suas propriedades podem se cadastrar no local. Acessórios de pesca também estão em exposição na Feira.

Um serviço que é desenvolvido pela Empasa, a compostagem, é apresentado em uma tenda ao lado dos tanques, com comercialização aos preços de R$ 1,00 o quilo em sacos de três e cinco quilos e a saca de 50 kg o valor cai para R$ 0,50 o quilo O composto orgânico é resultado de um trabalho realizado no recolhimento do que é descartado pelos comerciantes de frutas, verduras, hortaliças e folhagens, quando é feita a compostagem e transformada em rico adubo para a agricultura.

Para o presidente da Empasa, José Tavares Sobrinho, este ano, a Feira está muito bem organizada e o público gosta do que está exposto. “Nossa intenção é apresentar dois programas que são ofertados à população, como a piscicultura e o composto orgânico. O resultado está estampado na reação dos visitantes, e com isso o Governo acertou mais uma vez”, relatou o presidente.

O Parque de Exposições fica no bairro do Cristo Redentor, na Capital, e tem entrada gratuita no horário das 16h às 22h, com muitas atrações para os visitantes.

Secom-PB     



quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Workshop Gastronômico mistura excelência da prática francesa com os ingredientes do Nordeste
  


O Workshop Gastronômico “França no Prato”, com a presença do chef francês Patrick Chabassier, em João Pessoa, na semana passada, teve repercussão bastante positiva no segmento gastronômico local em razão da transferência de conhecimento das técnicas praticadas na França no preparo de pratos, buscando utilizar ingredientes tipicamente do Nordeste. 

O presidente do Sindicato das Empresas de Hospedagem e Alimentação de João Pessoa (SEHA JP), Graco Parente, disse que João Pessoa tem se desenvolvido muito no setor de gastronomia, com uma extensa variedade de ingredientes, mas que é necessário se fazer uma reciclagem permanente e a França sempre foi reconhecida como uma das melhores gastronomias do mundo.

Durante o workshop, segundo Graco Parente, os empresários e colaboradores de muitas empresas no setor de alimentação fora do lar tiveram a oportunidade de dialogar com o chef Patrick de uma forma bastante didática. O palestrante utilizou uma série de ingredientes, que foram aplicados ao preparo dos pratos com as técnicas consideradas as mais atualizadas da França.

Graco Parente admite que a Paraíba, assim como todo o Nordeste, tem insumos ricos em sabores e diversidade, mas ainda é carente em relação às técnicas de preparo dos alimentos. O intercâmbio, na opinião dele, é pertinente, tendo em vista os empresários buscarem diferenciais que atraiam a clientela, principalmente, nesse período em que a economia tem punido tanto empresários como consumidores.

“Com a economia desfavorável, temos que tentar investir no conhecimento, buscar melhorar nossas técnicas no preparo dos alimentos e prestar um serviço com padrão de qualidade ainda maior. Temos que buscar alternativas para sair desse momento de dificuldade para todos”, pontuou o empresário. Na opinião de Graco Parente, o workshop foi um sucesso. “Conseguimos colocar a excelência das técnicas da cozinha francesa na mistura de sabores que só o nordeste brasileiro tem. Foi um intercâmbio de ideias, experiências e sabores muito produtivo”, avaliou.
  
Assessoria de Imprensa

segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Distrito Industrial do Turismo será implantado em João Pessoa



Por Teresa Duarte

O governador Ricardo Coutinho (PSB) deu importante passo para alavancar de vez o turismo paraibano com seriedade e profissionalismo, ao assinar a Medida Provisória criando o Distrito Industrial do Turismo do Estado da Paraíba. O projeto, que vai ocupar a mesma área e configuração na região onde deveria ter sido desenvolvido o Polo Turístico do Cabo Branco, criado na década de 1980, antes sob a administração da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), após aprovação na Assembleia Legislativa da Paraíba, será gestado pela Companhia de Desenvolvimento da Paraíba – Cinep.

A implantação do Distrito Industrial do Turismo do Estado da Paraíba vai dobrar o número de leitos ofertados hoje na rede hoteleira de João Pessoa, que é algo em torno de 12 mil, bem como proporcionar a geração de novos empregos. “Eu acredito que o distrito vai gerar de cinco a seis mil novos leitos; isso significa 50% a mais da capacidade instalada hoje em João Pessoa, algo em torno de 12 mil leitos, cuja geração de empregos diretos ficará em torno de 50% a mais. Isso representa um incremento no acréscimo de 50% a mais em tudo que o turismo gera dentro de João Pessoa”, comenta o Secretário Executivo do Turismo da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setde), Ivan Burity.

Conforme ele, uma vez instalado, os hotéis funcionarão 24 horas por dia, gerando impostos, empregos diretos e indiretos, atraindo turistas e movimentando toda a cadeia produtiva do turismo local.

O projeto tem um grande diferencial no que diz respeito à responsabilidade para com o meio ambiente e a qualidade de vida da população; “sabemos que o crescimento do turismo sempre prejudica a qualidade de vida da população. Porém, o nosso projeto será desenvolvido exatamente de forma oposta, já que o advento do distrito turístico fará com que a movimentação ocorra em uma área estruturada exatamente para esse fluxo, uma área muito próxima à cidade, mas de uma maneira totalmente ordenada. Isso porque os hotéis mais distantes estarão a menos de dois quilômetros do Centro de Convenções”.

Na visão da elaboração do projeto, como o Centro de Convenções tem capacidade para realizar grandes eventos, sendo ele um dos maiores da América Latina, imaginem só quando este esteja recebendo cerca de 15 mil participantes. Isso causaria transtornos no trânsito para transportar os participantes até o local. Com a implantação do Distrito Industrial do Turismo do Estado da Paraíba, a movimentação estará concentrada naquela área com toda a infraestrutura, comércio e serviços de apoio a esses turistas, bem como uma área de entretenimento adulto e infantil, ficando as demais localidades de João Pessoa destinadas às visitas nos horários de lazer. Ou seja, o projeto fará com que a capital paraibana cresça quantitativa e qualitativamente, não perdendo a qualidade de vida nem a tranquilidade da cidade.



Um projeto com responsabilidade social e ambiental

De acordo com Ivan Burity, a transferência da gestão do Distrito Industrial Turístico para a Cinep, foi um passo decisivo para que esse importante projeto seja efetivamente concluído. “A Cinep tem total isonomia para negociar com investidores, já que possui uma legislação própria e específica para lidar com o empresariado, bem como com as concessões de áreas publicas para investimentos privados. Então, tão logo seja aprovado pelo poder legislativo, o edital de convocação será publicado e os empresários terão a possibilidade de participar do processo de negociação para investir na área”, explicou o secretário.

No Distrito Industrial Turístico poderão ser construídos, basicamente, todos os empreendimentos previstos nos editais anteriores, como equipamentos hoteleiros de todos os gêneros, lojas de conveniência, mini shoppings, agências bancárias, locadoras de veículos, entre outros itens que atendam às necessidades dos turistas e trabalhadores que estarão atuando naquele complexo.

Tudo será realizado respeitando o zoneamento da área conforme projeto de ocupação urbanística registrado em cartório; assegurar o controle urbano e o ordenamento do uso do solo, garantindo o convívio sustentável com as populações no seu entorno; garantir que a exploração da área se dê de forma sustentável; promover, em conjunto com outros órgãos e entidades da Administração Pública, a defesa e conservação das áreas destinadas a uso comum e preservação ambiental.

São lotes à beira mar. O menor possui quatro hectares e a legislação ambiental é extremamente moderna e futurista, já que os empresários somente poderão ocupar 1. 25 de cada área, o que significa que em um lote de 4 hectares o empresário ocuparia apenas um, caso construa um hotel térreo. Se a construção do hotel for executada com uma estrutura de quatro andares, como é permitido na forma da lei, ele gastará apenas um quarto dos 4 hectares de área, ficando toda a parte restante destinada à reserva e à preservação ambiental de sua responsabilidade. “O edital já está sendo elaborado e vai contemplar exatamente a conjuntura do mercado atual e não da época em que o projeto foi lançado”, explicou Ivan Burity.

Entenda o caso:

O projeto do Pólo Turístico do Cabo Branco foi criado em 1986 e lançado na gestão do então governador Tarcísio Burity e estava há mais de 30 anos parado. Ele foi retomado pela atual gestão estadual, que concluiu as intervenções das quais estava encarregado. No entanto, depois de três anos, as obras da iniciativa privada não chegaram nem perto dos 50% previstos pelo acordo original da parceria público-privada. O fim do prazo terminou no dia primeiro de junho de 2016 e o governo novamente pediu para se averiguasse o que havia sido feito e a conclusão foi a de que absolutamente nada havia sido feito por parte dos empresários.  Diante disso, o governo entendeu que esse ciclo iniciado em 89/90, com vários percalços, havia se encerrado quando ele cumpriu a parte da infraestrutura, da forma como a justiça havia determinado, com o prazo concedido aos empresários, e que eles não haviam cumprido a sua parte.

Fotos Evandro Pereira