O turista é
reflexo da comunidade que o recebe
Passeio rural no veiculo Pau de Arara |
Na Paraíba, o turismo de experiência possibilita
uma verdadeira imersão do turista na comunidade local, daí a importância de
todos os empreendedores se conhecerem e estar integrados em redes, conectados,
se relacionando com as estruturas públicas e privadas locais. A base do turismo
sustentável é o desenvolvimento endógeno, com a sua capacidade de inovar
localmente, cujo empreendedorismo não é um receptor passivo das estratégias de
grandes empresas que se implantam no território.
Daí a importância das políticas públicas
voltadas para o turismo, pois é uma atividade econômica de grande importância
para o desenvolvimento dos municípios, apresentando várias oportunidades
locais, quando bem planejado. O contrário acontece, quando não existe
planejamento, pois os riscos e impactos negativos podem destruir o bem estar da
comunidade local.No cenário atual é preciso perceber que o perfil do turista
mudou. Existe uma nova demanda
interessada não só em lazer, mas em conhecimento, em patrimônio natural e
cultural e em meio ambiente preservado. Turistas buscam o diferente, o que não
conhecem, os traços culturais e a paisagem natural do lugar.
Por do sol na praia do Jacaré |
O turismo de sol e mar é a modalidade
mais atrativa, pois atende grandes massas, porém pode trazer consequências
críticas para o destino. Alguns turistas buscam a ruralidade, pois se
interessam por produtos associados ao meio rural, que são: natureza, cultura
popular autêntica, os saberes e fazeres do lugar, diferentes da forma de vida
urbana. A qualidade de vida das comunidades precisa ser considerada no
planejamento do turismo, por isso é tão necessário o planejamento e a gestão
dos destinos turísticos. "Se é bom pra comunidade é bom para o
turista". O turismo sustentável respeita a identidade cultural e preserva
o ambiente natural das comunidades locais.
A percepção do turista quando ele visita
um lugar, depende de vários comportamentos da comunidade receptiva, ou seja: a
educação da população local com relação ao destino do seu lixo, da preservação
e valorização do patrimônio histórico, cultural e ambiental, a qualidade dos
serviços oferecidos, a qualificação dos prestadores desses serviços. Quem
primeiro tem que por em prática é quem vive no lugar, 365 dias por ano. Se a
população é educada, tem bons costumes, o turista vai seguir esse exemplo. Caso
contrário, também é verdadeiro.
Quanto mais qualificado os produtos e
serviços de um município turístico, mais atrai turistas com poder aquisitivo
melhor e que buscam partilhar de experiências autênticas da população local, através
da integração com a comunidade. É preciso criar uma nova imagem de comunidade
unida e com os mesmos interesses, que participe da elaboração de políticas
públicas que contribuam para as prioridades de educação, segurança e projetos
que consolidem uma oferta turística de qualidade que favoreça a economia local,
a geração de emprego e renda para essa comunidade local, e de combate à
exclusão social.
Para os gestores públicos de destinos
turísticos, fica a dica: Contrate uma equipe com especialistas em gestão do
turismo, gestão de marketing de destino turístico, especialista em gestão
ambiental, gestão da cultura, do patrimônio histórico e acompanhe os resultados
positivos. Chega de brincar com a galinha dos ovos de ouro e deixá-la em
segundo plano. Para os empresários do turismo, treine permanentemente a sua
equipe de funcionários ou colaboradores internos e crie estratégias de ouvir o
cliente, pois um cliente insatisfeito, pode acabar com o seu negócio e você ser
o último a saber. Tenha o olhar de águia para enxergar tudo que não está
funcionando de forma adequada no seu município. O compromisso é de todos!
Café na Varanda no município de Pilõe |
Para a comunidade local, pense o que
você faz para receber alguém na sua casa... ou como você gostaria de ser
recebido no lugar que você escolheu para ser turista... A população local não
pode ser conivente com o lixo a céu aberto, com o mal atendimento nos
estabelecimentos comerciais e de serviços, com o abandono e a não conservação
do patrimônio histórico de seu município. É preciso exigir segurança pública,
abastecimento de água, saúde preventiva, a abertura das igrejas e dos museus no
horário comercial e ter gestores comprometidos com esses propósitos.
No projeto de um município turístico
sustentável é prioridade a elaboração, execução e acompanhamento do
planejamento estratégico, com a participação de empresários, gestores públicos
e representantes da comunidade local. É importante priorizar projetos que
fortaleçam a proteção ambiental e o desenvolvimento sustentável. A elaboração do
inventário turístico, a execução de uma política pública local de
"educação para o turismo sustentável", nas escolas, corredores
turísticos e nos empreendimentos turísticos.
A cooperação público-privada será a
grande estratégia para fazer acontecer a tão desejada qualidade de vida da
população local e dos turistas que visitam o lugar. Um destino turístico
criativo, inovador e sustentável, precisa estar em constante processo de
melhoria do produto turístico e da criação de novos produtos, com a qualidade
desejada e adequados à necessidade da demanda. Muito importante sensibilizar a
população e os atores locais para a consolidação de uma cultura turística de
qualidade, bem como a efetivação dos serviços públicos, afinal o turista é
reflexo da sociedade que o recebe.
Regina Medeiros
Amorim
Mestre em Visão
Territorial e Sustentável do Desenvolvimento,
Pós graduada em
Gestão e Marketing do Turismo,
Gestora de
Turismo do SEBRAE - Paraíba.
Foto Teresa Duarte
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