As
entidades de classe sobreviverão no século XXI?
Em geral, nas entidades
de classe, o número de associados sempre é muito baixo em relação ao universo
que deveria representar.
A infraestrutura é
muitas vezes insuficiente ou inadequada.
Essas entidades, na sua maioria, são mal administradas, ora porque não
têm recursos financeiros para a gestão,ora porque utilizam os recursos financeiros
com ações desconectadas com a missão a que se propõe.
Por ser legalizada como
uma entidade "sem fins lucrativos" utiliza ao pé da letra esse slogan
e nada faz para firmar parcerias que somam para os melhores
resultados,disponibilizar o serviço de coworking, para seus filiados, uma nova
forma de trabalhar em um ambiente inspirador, a preços menores que os praticados
no mercado.
Caberia às entidades de
classe possibilitara cooperação entre as empresas de um mesmo setor de atuação,
com o objetivo de fortalecer e estabelecer uma posição privilegiada no mercado.
Ainda é papel das entidades de classe orientar e influenciar as empresas
filiadas, para a competitividade.
Gerenciar uma entidade
de classe,de forma inovadora, em rede, com outras entidades, é uma das alternativas
para uma nova gestão. Estar em dia com as certidões e demais registros,
possibilita às entidades de classe,participar de editais para elaboração de
projetos.
Manter uma comunicação,
através da internet, é aproximar os filiados e os possíveis filiados. Estar em
rede"on line" e "off line", participar de grupos de
trabalho, de Fóruns e Conselhos, contribui para dar visibilidade e
credibilidade, àsentidades empresariais ou profissionais. Uma comunicação
eficiente e efetiva de uma entidade de classe, está relacionada com a sua
representatividade quanto à valorização dos seus filiados.É papel fundamental estimular
a competitividade e a integração setorial, visando o desenvolvimento econômico
local, além de proporcionar qualificação aos seus associados,através de cursos
e workshops.
Também disponibilizar soluções
empresariais para a gestão dos negócios, através da cooperação e do marketing
digital.O aprimoramento de tecnologias, produtos e serviços reduz custos e
amplia competências para se manter no mercado.
Entretanto, a maioria
das entidades de classe não têm uma gestão empreendedora, proativa,
colaborativa e criativa. É preciso buscar alternativas para a sobrevivência das
entidades de classe no século XXI.
A facilitadora é a consultora sênior Tania Zapata |
O Workshop sobre Cooperação e Criatividade para o
Fortalecimento das Entidades de Classeé uma das estratégias que o SEBRAE
formatou, para fortalecer as entidades de classe, e que pode contribuir para
uma gestão moderna, inspiradora e atrativa.O Workshop acontecerá dia 11 de
setembro, das 8h às 14h, no Centro de Educação Empreendedora do Sebrae. A
facilitadora é a consultora sênior Tania Zapata, especialista em construção e
articulação de redes empresariais produtivas, que viabilizem a inserção das
MPE’s no processo de desenvolvimento territorial, com criatividade, inovação e
competitividade.O investimento é R$ 150,00 à vista ou em 2x no cartão de
crédito.
Mais
informações: 2108.1256 e 9.9981.1486
Regina
Medeiros Amorim
Mestre
em Visão Territorial e Sustentável do Desenvolvimento,
Pós-graduada
em Gestão e Marketing do Turismo,
Gestora
de Turismo do SEBRAE - Paraíba.
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