sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

Projeto Viva o Peixe-Boi Marinho passa por reestruturação 


Construção do novo cativeiro do Peixe Boi Marinho

Por Teresa Duarte

O Projeto Viva o Peixe-Boi Marinho (PVPBM), que atua na Área de Proteção Ambiental (APA) da Barra do Rio Mamanguape, no Litoral Norte paraibano, está passando por uma reestruturação e terá as ações expandidas para outros Estados do Nordeste. Conforme o coordenador do projeto, o médico veterinário João Carlos Gomes Borges, um novo cativeiro está sendo criado para os animais que devem ser introduzidos ao seu habitat.
Ele explica que APA da Barra de Mamanguape detém atributos ecológicos que propiciam a existência da espécie e a soltura. “Esse novo cativeiro que está sendo construindo no próprio ambiente do peixe boi, que é bem diferente da piscina. Nós acreditamos que nas próximas semanas esse novo habitat estará concluído e pronto para que os visitantes tenham a oportunidade de vê-los a partir de normas a serem seguidas. A próxima etapa será a escolha dos animais para transferência ao cativeiro”, explicou.
O coordenado acredita que no mês de março próximo os animais já estarão no novo cativeiro, “a principio será em torno de no máximo três animais nesse primeiro momento, porque todo vai depender das suas condições de peso, tamanho e saúde”. A construção do novo cativeiro do peixe boi marinho foi iniciada em outubro do ano passado e envolveu vinte pessoas no trabalho da construção que é feita com trocos de madeira e amarrados manualmente com cordas.
Com essa fase de conclusão do novo cativeiro será iniciada uma reestruturação na sede do Projeto Viva o Peixe-Boi Marinho. Enquanto os trabalhos de reestruturação da sede estejam sendo realizado, o coordenador explica que o projeto continuará oferece ao público passeios pelo local, “essa nossa ação possibilita que os turistas possam ver o peixe-boi marinho e conheça um pouco mais o nosso projeto”.
O Projeto Viva o Peixe-Boi Marinho Possui uma base executora na APA da Barra do Rio Mamanguape (PB) e conta com estruturas de apoio nas unidades da Fundação Mamíferos Aquáticos (FMA) localizadas no Recife (PE), Aracaju (SE) e Mangue Seco (BA). A FMA é uma organização social sem fins lucrativos que há 28 anos trabalha com a missão de promover a conservação dos mamíferos aquáticos e seus habitats, visando a sustentabilidade socioambiental. Informações: (83) 99961-1338/ (83) 99961-1352/ (81) 3304-1443.




Nenhum comentário:

Postar um comentário