segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Atrativos turísticos no município de Lucena



O Município de Lucena conta, atualmente, com 23 novas atividades turísticas de vivência e experiências de um destino que estão movimentando a economia local, incluindo a arte, a cultura, e a gastronomia, bem como o “sol e mar”. Localizada no litoral norte da Paraíba, Lucena fica distante apenas 35 km da capital João Pessoa e o turista poderá iniciar o seu roteiro fazendo a travessia entre os municípios de Cabedelo e Lucena, contemplando a natureza e ouvindo suaves melodias por conta do projeto “Cantando na Balsa – Coral das Crianças de Lucena”.
A porta de entrada para conhecer o roteiro turístico no Município é feita pelo ferry-boat, que faz a travessia entre os municípios de Cabedelo e Lucena. No percurso, além da contemplação da beleza natural, o turista poderá relaxar ao som das suaves melodias do “Cantando na Balsa”, um coral formado por 50 crianças, entre meninos e meninas na faixa etária dos 4 aos 16 anos de idade, organizado pela Pastora Rejane Maria Azevedo, cuja apresentação é acompanhada ao som de violão.
Por conta da alta temperatura do verão, os produtos do turismo ecológico, sem duvida têm sido um dos mais requisitados, tanto na parte do “sol e mar”, como também no banho de rio entre as trilhas.São 46 piscinas naturais localizadas no meio do mar, proporcionando ao visitante  muita emoção e beleza nas águas límpidas.  O percurso poderá ser feito de barco, a nado ou até mesmo caminhando, quando a maré estiver baixa. No local, além de apreciar os peixinhos, o visitante também poderá esfoliar o seu corpo com resíduos de conchas do mar.
As trilhas ecológicas também são atrativos irrecusáveis para os amantes da natureza, como também o “Roteiro Religioso com Guias de Lucena”. Fazer esse roteiro é uma volta ao tempo, já que os participantes vão ouvir histórias sobre algumas das igrejas existentes no Município,   como a Igreja da Guia e a de Bonsucesso, cujas histórias são ricas na cultura da religiosidade da Paraíba. Ambas  são tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba – IPHAEP.

Artesanato

O artesanato do Município também tem sido uma fonte de renda para população local. A criatividade dos artesãos é usada em produtos existentes na região, a exemplo do marisco, quenga do coco, entre outros. O visitante, além de adquirir o produto poderá, também, participar de novas experiências no Centro de Artesanato de Lucena e fazer oficinas de confecção de bonecos em pano, caixas para presentes, flores e chaveiros de conchas do mar, além de cestos, bandejas e enfeites decorativos feitos de papel maché com folhas de revista ou jornal.

Conhecer o Mestre Argemiro e a sua “Arte no Coco” proporciona ao turista um momento único. Aproveitando o coco seco, ele, com mãos habilidosas, transforma o produto em rostos de pessoas famosas, como, por exemplo, Lampião. A casa do artista plástico Francisco de Assis, que fica localizada na zona rural de Lucena, também se transformou em ponto de  referência do turismo. O ambiente proporciona um contato direto com a natureza por meio de suas esculturas feitas em cimento.

Gastronomia

Na gastronomia, o sabor e criatividade do coco também são muito apreciados, produto que originou a famosa “Cocada na Kenga” de Lucena, hoje uma atração para qualquer um que visite a cidade. O produto é da “Associação Mãos que se Ajudam” que, inicialmente, era confeccionada apenas com o sabor tradicional e hoje já conta com18 sabores. Além de produzir cocadas, a associação também abriga artesãos que produzem e vendem seus trabalhos no local. Há, também, o “Projeto Fazendo Arte” que proporciona aulas, uma vez por semana,  sobre cidadania, meio ambiente, direitos e deveres, a um grupo de 25 crianças da comunidade.
Foi para resgatar a identidade cultural dos pescadores de Lucena, a começar pelas tradicionais Caiçaras que eram confeccionadas com paus, revestidas em palha de coqueiro. Também foi construído um galpão, onde o pescador guardava a sua embarcação e utensílios da pesca artesanal. Assim surgiu a “Caiçara Cultural de Lucena”, um memorial da pesca artesanal com exposição fotográfica de Cássio Murilo, materiais de pesca composto por artigos utilizados pelos pescadores locais e, até mesmo, uma grande embarcação. O novo produto está aberto à visitação, diariamente, no período de 09h às 17h, à beira-mar do Município de Lucena.

Hospedagem

O Município de Lucena conta com  dois meios de hospedagem para que o turista possa vivenciar as 23 novas atividades turísticas de vivência e experiências de um destino. No Costa Brava Praia Resort, instalada à beira mar, a opção de lazer fica por conta do Day Use e da oficina de pintura na barca de coco, com o artesão José Renato. O resort é comandado pelo casal chef Manolo, um espanhol que trouxe a riqueza da culinária catalã e que inclui ingredientes paraibanos.
A Barcaça Eco Pousada é outro meio de hospedagem do Município que oferece novos produtos ao turista. É lá que tem o “Passeio Ecológico a Bonsucesso” que coloca à disposição dos hóspedes charretes e bicicletas para passeios, tanto à beira da praia, quanto para destinos como as ruínas de Bonsucesso, vivências fantásticas que caracterizam o turismo de experiência.

Saiba Mais:

Coral Meninos e Menina de Lucena - Contatos para apresentações podem ser feitos pelos telefones (83)8721-4709/(83) 9945-4634 ou pelo e-mail rejanepintorecife@hotmail.com.

Passeio de barco às piscinas naturais - A contratação pode ser feita na rua José Monteiro de Souza Falcão, 223, Centro ou pelos telefones (83) 87063521/ 99224845, responsável Arlindo Pereira.

 Pousada Barcaça – Benjamin de Souza Falcão s/n  – Camaçari. Contato: (83)32931210

Tapiocaria Xodó de Mulher – Avenida Américo Falcão, s/n – Centro. Contato: (83) 96057998

Comedoria na Kenga – Centro de Artesanato de Lucena. Contato: (83) 88831992

Caiçara Cultural – está aberta à visitação diariamente no período de 09h às 17h, à beira-mar do Município de Lucena.

Arte em Cimento – Lago dos Homens, s/n, Zona Rural. Contato: Francisco de Assis (83) 8705-5888.

Por Teresa Duarte

Fotos: divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário