segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Queimaduras no mar


A Caravela

A temporada do verão chegou e os cuidados com os banhistas devem ser redobrados. Além dos tradicionais conselhos sobre uso de protetor solar, ingestão de líquidos e cuidados com a correnteza, a população deve ficar atenta porque é nessa época que ocorre um aumento na quantidade de queimaduras aquáticas, acidentes provocados pelas caravelas e águas-vivas. De acordo com o Centro de Atendimento Toxicológico de João Pessoa (Ceatox) que em janeiro, época de intenso fluxo nas praias, os cuidados devem ser redobrados.
         Conforme o coordenador do Ceatox, Hemerson Iury, a falta de orientação da população em como proceder pode agravar o problema, “algumas dicas são importantes, a exemplo da queimadura causada pela caravela a vitima deve de imediato lavar a área com água do mar, jamais com a água doce, pois o veneno pode se espalhar”, disse. Tão logo lave a área afetada, o coordenador orienta para que a pessoa procure um hospital de urgência e emergência, “muita gente nem ao menos busca atendimento médico”, alertou.
Água Viva
A água-viva e a caravela são animais aquáticos de espécies diferentes, mas possui aspectos semelhantes como consistência gelatinosa e, quando entram em contato com a pele do homem, podem causar irritações leves, muita dor e até queimaduras graves. O dermatologista Antônio Teixeira revela que na maioria dos casos o contato com a água-viva provoca apenas dor temporária, “as proteínas presentes no veneno podem causar reações alérgicas em algumas pessoas, gerando sintomas como falta de ar, nesses casos a recomendação é de que se procure o atendimento médico com urgência”, informou.

Saiba Mais:

Caravelas - têm o corpo gelatinoso, de cor roxo-azulada, com uma parte semelhante a uma bexiga, visível acima da linha da água. Os tentáculos podem ter até 30 metros e são muito urticantes. Nos casos mais graves, provocam câimbras, náuseas, vômitos, desmaios, convulsões, arritmias cardíacas e problemas respiratórios.

Água-viva - são gelatinosas, com aspecto de guarda-chuva ou prato. Possuem tentáculos urticantes. Nadam na água, geralmente em grupo. A maioria é pequena e inofensiva. Podem causar desde dermatites discretas até lesões intensamente dolorosas e necrose da pele.

Primeiros socorros:

Caravelas - remova os tentáculos com luvas, pinças ou lâminas; não esfregue o ferimento; aplique compressas de água do mar gelada ou bolsas de gelo; utilize compressas de vinagre; não lave com água doce, nem use álcool ou urina; procure auxílio médico

Água-viva - em geral, causam os mesmos problemas provocados por caravelas e o procedimento, em caso de lesão, é aplicar bolsas de gelo, vinagre e procurar auxílio médico. Assim como no caso da "queimadura" por caravela, a água doce pode agravar os sintomas

Fotos Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário