sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

A emoção de uma viagem espiritual pela Terra Santa

Árvore de Zaqueu

Por Teresa Duarte 

Parece impossível pisar nas pedras por onde Jesus andou e, para quem faz estudos de interpretação do Evangelho, a exemplo da pedagoga aposentada Marcleide Rodrigues de Oliveira, visitar a Terra Santa é refazer um caminho espiritual. “Nós sabemos como tudo aconteceu porque a vida e a peregrinação de Jesus estão no Evangelho. Porém, a emoção de pisar e conhecer as ruas por onde ele caminhou, bem como o local do seu sepultamento, proporciona a nós, um aprofundamento na interpretação do Evangelho”, revela a pedagoga.
Ela conta que foi o aprofundamento da fé que a levou, por duas vezes, à Terra Santa; mas considera um curto tempo para o seu aprendizado e diz que retornará para contemplação de alguns locais. Segundo Marcleide, a emoção em estar no lugar é iniciada tão logo você decide que quer conhecer a Terra Santa. “Isso ocorre porque a empresa que conduz os grupos fornece as devidas orientações, passa informações sobre os locais, acentua os momentos mais importantes e repassa conhecimento, a exemplo do Santo Sudário que é um documento fundamentado na história de Jesus”, revela.
Marcleide
Para ela, estar no solo da Terra Santa, muito embora os locais tenham sido destruídos por diversas vezes, é emocionante pelo fato de vivenciar um pouco sobre a vida de Jesus. Fazendo planos para voltar à Terra Santa pela terceira vez, Marcleide diz que pretende ir novamente ao local onde Jesus passou parte da noite esperando que o dia amanhecesse para fazer a Via Sacra, já que um dos objetivos dos seus algozes era fazer com que ele passasse por lugares onde houvesse um maior número de pessoas para insultá-lo.
“O lugar é pequeno e frio, um local que retrata e passa um clima de solidão e sofrimento, o que nos pesou muito como pecador e mexeu comigo pelo sofrimento maior por que Jesus passou; e o local transmite essa energia muito forte”, explicou. Nas ruas de Jerusalém, os grupos passam por um local onde existe parte de um teatro ao ar livre em ruínas, que tem uma acústica impressionante”. Ela revela que foi convidada para cantar e ficou impressionada com a potência da acústica. “Cantei e fiquei emocionada e impressionada com o efeito daquela acústica que eu considero uma coisa divina,pois não existe outra explicação”, exaltou.
O Muro das Lamentações é considerado, pelos judeus, o lugar mais sagrado da Terra Santa e essa importância é devido à única parte que sobrou da destruição do Templo de Salomão. Outro importante local a ser visto na Terra Santa é o Caná da Galileia, lugar onde Jesus fez o seu primeiro milagre, ao transformar a água em vinho. Igualmente importante é o Lago da Galileia, onde Ele realizou o milagre dos peixes. O Rio Jordão também é bastante visitado, pois foi lá que Jesus foi batizado. Há, ainda, todo o percurso que compõe a Via Sacra, com suas 14 estações, trajeto dos últimos momentos da vida de Cristo até chegar ao Santo Sepulcro, lugar mais sagrado do cristianismo, ou seja, o túmulo onde Jesus teria sido sepultado e vencido a morte com a ressurreição.

Fotos: Reprodução Edson Matos


Nenhum comentário:

Postar um comentário