quarta-feira, 19 de abril de 2017

Começa amanhã a 4ª edição do Festival Gastronômico Sabores e Saberes da Costa do Conde

Foto: Teresa Duarte
 Evento foi lançado na última terça-feira no restaurante Canaã, do Hotel Nord Luxxor Tabatinga

Por Teresa Duarte

A partir de amanhã até o dia 1º de maio próximo a gastronomia paraibana estará em alta no município do Conde, com a realização da 4ª edição do Festival Gastronômico Sabores e Saberes da Costa do Conde. O evento que foi lançado em grande estilo na última terça-feira no restaurante Canaã, do Hotel Nord Luxxor Tabatinga, tem como principal objetivo valorizar e estimular a economia local, contando com 13 restaurantes localizados nas praias de Jacumã, Tabatinga, Carapibus e Coqueirinho.
A Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), disponibilizou uma van para conduzir jornalistas na prévia do festival onde foi oferecida a degustação de vários pratos feitos pelos chefs dos restaurantes praianos e que serão preparados especialmente para o festival. O evento, que é organizado pela Associação Comercial Industrial e de Serviços do Conde (ACIC) com apoio do Governo do Estado por meio da PBTur e demais parceiros da iniciativa privada.
Nesta edição está sendo homenageados os artesãos, valorizando os saberes locais e mostrando para o público a variedade incrível de produtos artesanais que a região oferece. Durante os 12 dias de realização, o festival vai movimentar o setor de alimentação na região com tudo que existe de melhor na culinária paraibana. No lançamento do festival a prefeita do Conde, Márcia Lucena, elogiou a iniciativa dos organizadores, destacando a importância do evento para a economia da região.

Foto: Divulgação
“Essa é uma ação muito boa para Costa do Conde porque nós estamos em uma época de crise no país e essa é a hora da iniciativa privada mostrar a sua marca para que ela seja um diferencial no mercado. Esse é um festival que valoriza a cultura, porque a gastronomia também é cultura, é o turismo que movimenta 52 atividades econômicas tendo o poder de modificar melhorando a qualidade de vida das pessoas”, destacou.
 A presidente da PBTur, Ruth Avelino, destacou a importância da parceria para o sucesso de eventos em prol do turismo, “eu acho muito importante essa parceria porque a união faz a força e esse é o lema do nosso trabalho na PBTur, e esse festival conta com o nosso apoio porque ele é muito importante e, esperamos contribuir ainda mais para a sua realização no próximo ano”.
         
Conforme André Neves, presidente da ACIC a expectativa é de que o festival proporcione um aquecimento na economia local em torno de 50%, “na última edição o faturamento foi de 30% o que contribuiu para o aumento na adesão de novos restaurantes nessa edição e o incremento na economia deve ficar em torno de 50%”. Ele disse que estão confirmadas a participação de pessoas dos Estados do São Paulo, Rio de Janeiro e até mesmo de outros países a exemplo da Holanda, “a nossa intenção é movimentar a economia, fomentar o turismo com uma agenda cultural sustentável, insere a sociedade no momento da gastronomia”.

Participantes do Festival – Beach Hotel, A Creperia, Corisco, O Púkaro, Tropicália Cafeteria, Restaurante dos Sabores, Carpe Diem Hambúrgueria, Carpe Diem Restaurante, Turek Grelhados Bar, Restaurante Canaã, Pizzaria Safari, Restaurante Tulipas e o Tropicália Restaurante.

Cardápio – Filé a Pargmegiana Tradicional, Bacalhau À Brás, Leveza do Mar, Sabores de Jacumã, Lampião na Praia, Tártaro Burguer, Peixinho Danado, Manjar de Conde, Pizza Pan Safari, Terra Mar, Frango Indiano, Medalhão a Chateaubriand, Tropicália à La Noroka.



Nenhum comentário:

Postar um comentário