terça-feira, 28 de agosto de 2018

O município de Areia vai sediar a 14ª edição da Ruraltur – Feira de Turismo Rural do Brasil


Já em sua 14ª edição, a Feira é a melhor vitrine dos produtos e de conhecimentos de turismo rural, integrando todos os Estados do Brasil. 

Por Teresa Duarte

         “Crescimento do Turismo Rural no Brasil, com Diversidade de Experiências e Sustentabilidade das Regiões” é o tema da 14ª edição - Feira de Turismo Rural do Brasil (Ruraltur), que será realizada no município de Areia no período de 28 a 30 de novembro próximo. O evento, que contará com seis ações, entre elas a Feira de Produtos e Serviços de Turismo Rural do Brasil, Seminário de Turismo Rural do Brasil e a Rodada de Negócios, contará com a participações das caravanas regionais, saindo de todas as agências do Sebrae Paraíba, as visitas técnicas às experiências do Turismo em Areia e o jantar de Negócios Empresariais compõem o restante da programação.
         O evento, foi idealizado e realizado pelo Sebrae da Paraíba desde 2014, tem hoje abrangência nacional, cujo objetivo é impulsionar o crescimento do turismo rural e gerar renda para a produção associada ao turismo. Grandes negócios irão acontecer em mais uma edição da feira que é uma vitrine para o turismo de base local, turismo cultural, turismo de aventura, ecoturismo, agronegócios e artesanato e, por isso a cidade de Areia foi a escolhida para sediar essa edição, já que é município que tem um dos maiores e consolidados projeto de turismo sustentável e de experiência, no Chã de Jardim.
         “Desde 2005 tentamos promover e mostrar a força do turismo rural a partir da Paraíba, Estado que tem belezas naturais e cultura para mostrar. Até 2014, a Ruraltur foi sediada na Paraíba. Mas em 2015, o evento passou a ser itinerante e já aconteceu em Natal (RN), em Juazeiro do Norte (CE) em 2016 e em Gravatá (PE) em 2017. Assim, o evento gera grandes oportunidades para os negócios do turismo e da produção associada ao turismo em todo o Nordeste”, explica a gestora de Turismo do Sebrae Paraíba, Regina Medeiros Amorim.
        
Regina Amorim - Gestora de Turismo do Sebrae Paraíba
Conforme Regina o turismo rural tem crescido bastante porque o Brasil conta com uma grande extensão rural, conforme aponta o IBGE,  com 56,5% dos 207.660.929 habitantes vivendo em 5,6% dos municípios com mais de 100 mil habitantes. “Dos 5.565 municípios brasileiros, 60,4% é rural. Cerca de 44% dos brasileiros que vive na zona rural têm renda proveniente de atividades não agrícolas. O meio rural compreende todo o espaço que não é urbano. Ele está ligado a práticas agrícolas e não agrícolas, que são as atividades ligadas ao turismo”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário