domingo, 28 de fevereiro de 2016

Segunda edição do Adventure Tuor será iniciada no próximo dia 5 em João Pessoa e vai percorrer mais cinco cidades do Litoral, Brejo e Cariri


São três meses de muita emoção e adrenalina no maior evento no turismo de aventura na Paraíba


         O Mirante do Dedinho e caminhadas ecológicas nas falésias da praia de Tambaba, município do Conde, estão entre o roteiro traçado no Adventure Tour Paraíba, evento que promete muita aventura e adrenalina em diversas modalidades esportivas em sete municípios paraibanos. O evento, que está em sua segunda edição, será iniciado no próximo dia 5 em João Pessoa, seguindo para os municípios de Lucena (20 de março), Bananeiras (02 de abril), Remígio (18 de abril), Boqueirão (30 de abril), Cabaceiras (14 de maio) e Conde (28 de maio).
         O Adventure Tour é uma realização da Adventure Tour é um projeto que está sendo desenvolvido pela PEC Eventos em parceria com o Sebrae da Paraíba. A idéia do evento é criar oportunidades para que os participantes vivam novas experiências, conheçam novos lugares, pessoas, sabores, desafiem-se e se divirtam. Neste ano o evento trará para o Estado o “Cross Running”, uma atividade esportiva inovadora que fará com que corredores experientes se desafiem em trilhas rústicas e difíceis, desfrutando de uma paisagem completamente diferente e rural.
Os participantes também terão diversas opções, podendo se inscrever na Caminhada Ecológica (Trekking), trilha de Bike guiada pelos melhores grupos de pedal da Paraíba e o 4x4 que conta com o apoio de vários grupos do Estado. Conforme a gestora de turismo do Sebrae-PB, Regina Amorim, o evento é essencial para consolidar o turismo do Estado, ressaltando que ele é o primeiro evento esportivo que integra três regiões, “o Adventure Tour estará presente em dois município do Litoral Norte e Sul, dois na região do Brejo e dois no Cariri, fortalecendo nossos atores turísticos, que podem ampliar seus serviços com novas demandas”, destacou.
Os interessados em participar do Adventure Tour 2016 podem fazer suas inscrições na página oficial do evento: http://www.adventuretourpb.com.br/ com valores que variam entre R$ 35 à R$ 60, dependendo da modalidade escolhida. No dia 4, véspera da abertura, será montado um estande de inscrições e entrega de kit aos já inscritos no Busto de Tamandaré, das 18h às 22h.

Por Teresa Duarte



sábado, 27 de fevereiro de 2016

Continuidade da Obra de Ariano Suassuna

Pedra Lumiara Jaúna


Por Teresa Duarte

Passado um ano do falecimento do escritor e dramaturgo Ariano Suassuna, sua obra ainda permanece viva e está sendo continuada pelo seu filho, o artista plástico Manuel Dantas Suassuna. Um arrojado projeto que faz parte do livro deixado pronto pelo escritor, obra inédita que ainda não foi publicada, estava sendo desenvolvido na Fazenda Carnaúba, Município de Taperoá, na Paraíba e havia parado por falta de recursos.
Esse projeto foi iniciado em 2011 e vinha sendo custeado pelo escritor. O primogênito do escritor revela que tudo começou quando seu pai lhe contou que precisava de uma pedra que fosse semelhante  à pedra do Ingá. “Papai me falou que precisava da pedra porque estava empenhado na escrita do seu novo romance, onde um personagem faz inscrições rupestres, entalhadas em uma pedra semelhante à do Ingá”, revelou.
De imediato, o filho informou-lhe que aquela pedra existia e que ela estava exatamente na propriedade de seus familiares, o que causou surpresa ao escritor. Surpresa maior foi quando Ariano Suassuna mostrou ao seu filho o desenho da pedra esculpida, contida no protótipo do livro que estava escrevendo. “Quando papai me mostrou o desenho da pedra que constava em sua nova obra eu fiquei surpreso com a semelhança porque ela era exatamente igual à pedra que tínhamos em nossa propriedade”, destacou o artista plástico.
Na primeira vez que o escritor foi ao local para conhecer a pedra, ficou frustrado porque o mato estava bastante alto e não foi possível localizá-la. Na segunda vez, já precavido, Manuel Dantas cuidou de atear fogo ao mato, limpado o acesso à pedra. “Na segunda vez que meu pai veio conhecer a pedra, eu havia ateado fogo à vegetação para podermos chegar até ela, deixando-o mais encantado, ainda, porque ele tinha um verdadeiro fascínio pelo fogo”, destacou.
No mesmo dia, foi feita a limpeza da pedra, e iniciado o processo de esculpi-la, o que foi feito pelo morador Waldemir, partindo dos desenhos e formatos passados por Ariano e desenhados por Manuel Dantas, e que constituiu uma releitura da Pedra do Ingá. Na verdade, o projeto é bem mais amplo e atinge uma extensa área da Fazenda Carnaúba. O local reservado, que continha três pedras, foi chamado de Lumiara Jaúna.
Na área, será instalado um museu e reservado um local para que sejam realizadas oficinas de arte. “A primeira pedra será chamada de “A Arte Rupestre”, a exemplo da Pedra do Ingá que é um sitio arqueológico rupestre. Na segunda pedra, será feita uma releitura da interpretação do barroco brasileiro, enquanto que, na terceira pedra, será a arte contemporânea. – informou. A continuidade desse projeto é, hoje, a meta do artista. “Minha obra toda é para homenagear meu pai. Já era assim com ele vivo; agora, com ele morto, também. Eu tenho o maior orgulho de ser filho de Ariano, não só do Ariano escritor, mas, também, do Ariano – o homem”, finalizou.

Saiba Mais: A pedra Lumiara Jaúna está localizada na Fazenda Carnaúba, Município de Taperoá. Fica a 245 km da capital, João Pessoa e a 120 km de Campina Grande. Limita-se com os municípios de Desterro, Livramento, Passagem, Salgadinho, São José dos Cordeiros, Parari, Santo André, Assunção, Areia de Baraúna e Cacimbas. A BR 230 e a PB 238 são as principais rodovias que dão acesso ao Município.

Fotos: Teresa Duarte

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Embarque na Volta ao Mundo de Trem



TT Operadora lança viagem exclusiva de 35 dias, por 3 continentes em 7 trens

A TT Operadora Lufthansa City Center, especializada em programas turísticos ferroviários internacionais, lança a primeira viagem Volta ao Mundo de Trem focada no público sul-americano. Com data de embarque agendada para 24 de agosto, em Lisboa, Portugal, o roteiro abrange três continentes, com serviços de hospedagem e entretenimento em Portugal, França, Rússia, Canadá e Estados Unidos. A bordo de vagões reservados, os viajantes irão experimentar as mais espetaculares paisagens e culturas, com desembarques garantidos em cidades icônicas.
Em Lisboa, o trem parte da estação Oriente, considerada um marco da arquitetura moderna desenhada por Santiago Calatrava. O Sud Expresso percorrerá um dos mais antigos caminhos ferroviários europeus, datado de 1887, com troca de trens em Hendaia. Os viajantes degustarão um almoço especial no restaurante com cava própria "Maison Eguiazabal", próximo à estação de conexão do Sud Expresso com o TGV, na fronteira com a Espanha.
Para dar um toque de adrenalina ao percurso, o grupo embarcará rumo à Paris, França, no moderno Train à Grande Vitesse (TGV), reconhecido internacionalmente pela velocidade de mais de 320  km/h. Na Cidade Luz, terão a oportunidade de apreciar a gastronomia parisiense em um dos cartões postais de Paris – A Torre de Montparnasse – de onde se tem uma vista indescritível de 360 graus. Vale a pena ressaltar que o restaurante estará à espera exclusivamente do grupo Volta ao Mundo de Trem. 
A experiência ganhará novos ares culturais com o embarque no Expresso Paris-Moscou, que, desde 1896, mantém o título de uma das rotas transeuropeias mais longas, com 3.169 quilômetros. Enquanto atravessam cinco países em dois dias, o grupo desfrutará do tradicional e impecável atendimento nos vagões dormitórios e restaurante, com uma tranquila noite de sono no reconfortante balanço do trem.
A partir de Moscou, a imersão histórica acontecerá no aniversário de exatos 100 anos da lendária Transiberiana, com mais de 9.000 quilômetros de extensão. Um jantar de boas-vindas será oferecido na capital russa, para detalhar o centenário da ferrovia. O trem seguirá com destino à Vladivostok, com paradas em algumas das áreas de mais difícil acesso do mundo, incluindo vilarejos típicos e mercados locais, às margens do místico Lago Baikal.
No único trecho aéreo da viagem, os viajantes partirão de Vladivostok e  desembarcarão em Vancouver, no Canadá, onde a paisagem se modifica ainda mais. Já no dia 16 de setembro, a jornada de trem será retomada a bordo do luxuoso Rocky Montaineer e o clássico vagão panorâmico, ideal para observar as estonteantes montanhas rochosas canadenses. Certamente, a cor esmeralda de Lake Louise poderá ser observada de perto, a beira do próprio lago, onde o roteiro dedica duas noites no charmoso Fairmont Chateau Lake Louise - único hotel às margens de Lake Louise dentro do Parque Nacional de Banff.
Por uma das rodovias mais cênicas do mundo, a Icefields Parkway, os viajantes acessarão a estação de Jasper, onde o trem The Canadian, da VIA Rail, aguardará a todos para percorrer o Canadá de costa a costa. O desembarque final da rota canadense ocorrerá na vibrante Toronto, de onde partirá o último trem da rota, o americano Amtrak - Maple Leaf, rumo à Big Apple, nos Estados Unidos.
Será em Nova Iorque, o centro do comércio internacional, da música, da moda e da cultura, o final desta incrível jornada, no dia 24 de setembro. Um jantar de encerramento será oferecido no coração do Central Park, onde os participantes serão agraciados com o certificado Volta ao Mundo de Trem, da TT Operadora.
Esta Volta ao Mundo de Trem foi desenhada para oferecer um roteiro autêntico, unindo a tradição histórica dos trens internacionais a serviços especializados, com requintes gastronômico e hoteleiro. “A viagem será uma experiência exclusiva, com belezas naturais ainda intocadas, um forte apelo cultural e um certo tom exótico, mantendo o refinamento que uma viagem deste porte exige”, completa Pablo Bernhard, CEO da TT Operadora.

Sobre a TT Operadora - Operadora turística fundada em 1994, a TT Operadora Lufthansa City Center é especializada em programas turísticos ferroviários internacionais e destinos europeus, com destaque para a Alemanha. Pioneira na implantação do sistema de reservas online (www.lufthansacc.com), possui expertise em viagens de lazer, de incentivo e feiras internacionais. É também uma das mais completas operadoras em vendas de passagens e passes de trens pela Europa (Eurail Pass, Eurostar, etc) e representante das ferrovias alemãs Deutsche Bahn. Classificada entre as dez primeiras operadoras do ranking mundial do nível Superior LCC, a TT Operadora é uma agência GOLD da Lufthansa City Center Internacional.

Assessoria



quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Doze dicas para economizar em viagens

Praia do Jacaré em Cabedelo-Paraíba

 Planejar uma viagem com antecedência e pesquisar os melhores preços pode render uma boa economia Antes de decidir para onde vai viajar, é comum as pessoas pesquisarem os preços das passagens e dos hotéis. Mas um bom planejamento deve incluir também a certeza sobre o total de quanto vai gastar no destino pretendido. “Até mesmo antes de escolher o itinerário, vale pesquisar o custo de vida dos lugares pretendidos. Quem não quer gastar muito deve priorizar lugares que oferecem opções de alimentação, transporte e estadia mais acessíveis”, afirma o professor de finanças da Fundação Getulio Vargas - FGV, Luiz Eduardo Franco de Abreu.
         Escolhido o roteiro, o primeiro passo é a passagem. Vale a pena acompanhar sites que informam promoções de passagens, conferir os pontos e milhas acumulados no cartão de crédito e viajar na terça ou quarta-feira, pois as passagens são oferecidas com preços menores. E, se tiver paciência, aconselho voo com conexão”, ensina. O cartão de crédito também é um bom aliado quando oferece algum tipo de seguro para viagem, aluguel de carros ou outro benefício que normalmente são dados a quem compra as passagens com ele. “Alguns permitem emitir o Certificado de Schengen, obrigatório para a Europa, que exige uma Assistência Seguro Viagem com cobertura mínima de € 30.000 para garantir a execução do auxílio médico”.
Outra dica importante é levar dinheiro em espécie. “O IOF é bem menor, de 0,38% contra 6,38% no cartão de crédito. O valor da moeda estrangeira no cartão pré-pago também é maior. Outra vantagem é evita-se a variação cambial. Mas o viajante deve pesquisar bem quanto vai gastar para evitar voltar com dinheiro sobrando e ter que vender a um preço mais baixo do que comprou. Aliás, se sobrar dinheiro, minhas dica é guardar”. Um custo que precisa ser olhado é do da comunicação. Para não tomar um susto com a próxima conta de celular, o ideal é preferir a comunicação online, através de aplicativos como whatsapp ou skype, já que os hotéis e restaurantes costumam ter wi-fi grátis. Comprar um chip no país visitado também é uma opção.
Há também operadoras que possuem chips pré-pagos que podem ser usados em outros países. “Mas caso precise do telefone, o ideal é fazer um plano antes de viajar, pois as ligações fora da área de cobertura são mais caras do que um upgrade temporário no seu plano”, lembra o professor. Quem pretende fazer comprar no exterior, pode acessar os sites das lojas antes da viagem e acompanhar o preço para ver se compensa comprar fora. Comparar é fundamental. Outra dica é planejar o que vai fazer na cidade antes de embarcar. Otimizar o tempo de viagem e priorizar gastos é uma forma de economizar”,  diz Abreu.
 E na hora de escolher hotéis, vale olhar pelos aplicativos quais não descontam do cartão de crédito e permitem pagar em dinheiro, à vista. No cartão, você paga mais caro. Pelo aplicativo também podemos selecionar as melhores promoções. “É preciso apenas comparar custos de se hospedar longe dos pontos turísticos, geralmente mais barato, com o transporte ou estacionamento que teremos que pagar”. E quanto aos deslocamentos, a dica do professor é alugar um carro. “Sai mais barato do que as passagens de trens para quatro pessoas. Mas aí é preciso se hospedar em locais com estacionamento gratuito”.

 12 dicas para economizar em viagens:

1 – Confira antes os preços de transporte, alimentação e atrações culturais
 2 – Acompanhe preço de passagens para saber quando uma promoção realmente está valendo a pena!.
3 – Confira pontos e milhas acumulados no cartão de crédito
3 – Viaje, se possível, na terça ou quarta-feira, quando as passagens ficam com preços menores.
4 - Se tiver paciência, pegue voo com conexão.
5 – Confira benefícios oferecidos pelo cartão de crédito, como seguros diversos.
6 – Levar dinheiro em espécie. O valor da moeda e o IOF no cartão pré-pago é maior.
7 – Verifique como economizar com comunicação. Em Londres, por exemplo, você compra um chip que pode ser usado em outros países sem custo extra de roaming.
8 – Veja com antecedência preços de produtos aqui e lá fora. Às vezes, compensa comprar aqui para poder parcelar.
10 – Reserve hotéis que você pode pagar à vista, em dinheiro.
11 – Se escolher hotéis mais distantes compare os custos extras de transporte que terá.
12 – Analise os gastos com trens e veja se não vale mais a pena alugar um carro.

Assessora
Foto Teresa Duarte

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

XXVI Pôr do Sol Literário debate livro de José Mário


A Confraria Sol das Letras, em parceria com a Academia Paraibana de Letras, apresenta mais um Pôr do sol literário.

A XXVI edição fará homenagem ao poeta Manoel Caixa D’Água, com apresentação do poeta e advogado Gilvan Freire, seguido de debate em torno do livro “Os abismos do ser”, do escritor José Mário da Silva Branco, que será mediado pelo crítico literário Hildeberto Barbosa Filho. A professora Francisca Vânia Rocha Nóbrega lança o seu livro de poemas “Eu e as borboletas nas asas do vento”, com performance do grupo Cia de Teatro Encena. Completa o sarau mostra de peças do artista Wilson Figueiredo e sessão lítero-gastronômica musical com apresentação de Mestre Fuda e Beto Quirino.

No Jardim de Academos, nesta quinta, dia 25, a partir das 17h30, com apoio cultural da Livraria do Luiz e do Café São Braz. Grupo fundador Sol das Letras: Ana Paula Cavalcanti Ramalho, Antônio Fonseca Jr., Bruno Gaudêncio, Chico Pereira, Fidélia Cassandra, Gilvan Freire, Gustavo Guimarães Lima, Hélder Moura, Juca Pontes, Mayara Almeida, Marcus Alves, Políbio Alves, Sally Fonseca e Solange Gualberto.

Assessoria
Foto Divulgação

terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Turismo de aventura é destaque na Paraíba


Segunda edição do Adventure Tour PB começa no próximo dia 5 de março, em João Pessoa, e vai percorrer mais cinco cidades do Litoral, Brejo e Cariri

         O turismo de aventura é uma ótima opção para quem busca dinamismo e contato com a natureza. Pensando nisso, a Paraíba recebe a segunda edição do Adventure Tour, evento que vai levar modalidades esportivas como trilha de bike, corrida (cross runing) e caminhada (trecking) para cidades do Litoral, Brejo e Cariri, com abertura no próximo dia 5 em João Pessoa.
Além da capital paraibana, as cidades de Lucena (20 de março), Bananeiras (02 de abril), Remígio (18 de abril), Boqueirão (30 de abril), Cabaceiras (14 de maio) e Conde (28 de maio) receberão o evento. Na avaliação de Eduarda Coscarelli, uma das organizadoras do evento, o Adventure Tour mostra que diversidade não falta quando se pensa na cultura e turismo do Estado.
“Queremos mostrar que há outras formas de divertimento e cultura na Paraíba. As pessoas experimentam novas opções, tanto quem vem de fora como os próprios paraibanos, que buscam conhecer mais do seu Estado. Por isso nossa expectativa é que este ano tenhamos ainda mais inscritos que na primeira edição”, disse Eduarda Coscarelli.
Segundo a organizadora, o evento interfere em diversos setores da economia local. “O Adventure Tour movimenta toda a economia dessas cidades visitadas. São lugares cheio de vida e cultura, mas que muitas vezes ficam esquecidos. Percebemos que todo o astral da cidade é alterado quando realizamos o evento”, destacou.
A gestora de turismo do Sebrae, Regina Amorim, ressalta que a experimentação de outras cidades é essencial para consolidar o turismo do Estado. “Este é o primeiro evento esportivo que integra três regiões da Paraíba: dois município do Litoral Norte e Sul, dois municípios da região do Brejo e dois municípios do Cariri. Essa integração entre as regiões fortalece nossos atores turísticos, que podem ampliar seus serviços com novas demandas”.
Outro ponto positivo é que, ao descentralizar as opções turísticas, o evento prolonga a experiência do visitante em outras regiões do Estado. “O ideal é que a gente aumente o tempo de permanência do turista na Paraíba, ainda mais porque hoje já temos um roteiro integrado de trinta dias que o turista pode permanecer no Estado sem repetir as experiências”, disse Regina Amorim.
Esse incentivo à permanência é ainda mais importante quando se analisa a atual situação econômica do país, explicou a gestora de turismo do Sebrae. “Esse não é ano do turismo emissivo, quando se incentiva a ida ao exterior, mas sim do turismo receptivo, quando nós trazemos de fora para o Estado. E essas conexões entre as cidades estimulam, movimentam e favorecem esse fluxo”.

O evento – Em sua 2ª edição, o Adventure Tour PB terá 7 etapas que acontecerão durante finais de semana alternados nas cidades de João Pessoa, Lucena, Bananeiras, Remígio, Boqueirão, Cabaceiras e Conde, unindo as regiões do Brejo, Cariri e Litoral. Além de novas cidades, o Adventure Tour PB 2016 vai trazer para o Estado o “Cross Running”, uma atividade esportiva inovadora que fará com que corredores experientes se desafiem em trilhas rústicas e difíceis, desfrutando de uma paisagem completamente diferente e rural. A idéia do evento é criar oportunidades para que os participantes vivam novas experiências, conheçam novos lugares, pessoas, sabores, desafiem-se e se divirtam. Além do “Cross Running”, o evento terá a Caminhada Ecológica (Trekking), a trilha de Bike guiada pelos melhores grupos de pedal da Paraíba e o 4x4 que conta com o apoio de vários grupos do Estado

Inscrições – As inscrições podem ser feitas na página oficial do evento: http://www.adventuretourpb.com.br/ com valores que variam entre R$ 35 à R$ 60, dependendo da modalidade escolhida. No dia 4, véspera da abertura, será montado um estande de inscrições e entrega de kit aos já inscritos no Busto de Tamandaré, das 18h às 22h. Na Capital, o Adventure Tour conta com o apoio do Sebrae Paraíba e Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP).

Assessoria Sebrae-PB

domingo, 21 de fevereiro de 2016

Projeto De Repente no Espaço reúne poetisas em comemoração ao mês da mulher

Minervina Ferreira e Maria Soledade

A dupla de repentistas paraibanas Minervina Ferreira e Maria Soledade será a atração do projeto De Repente no Espaço no dia 2 de março, em comemoração ao Mês da Mulher. O show começa às 19h no mezanino do Teatro Paulo Pontes, do Espaço Cultural José Lins do Rego.

As repentistas serão apresentadas por Iponax Vila Nova, declamador oficial do evento, cuja entrada é gratuita.Poucas são as mulheres que enveredam pelos caminhos da cantoria de repente. Esse tema chegou a ser objeto de estudo para a tese de mestrado “Mulheres de Repente: Vozes Femininas No Repente Nordestino”, defendida pelo pesquisador Laércio Queiroz de Souza (UFPE).

Em seu registro, o pesquisador cita que cordelistas, cantadoras, emboladoras, aboiadoras, desafiam este universo tradicionalmente masculino e transfiguram motes com suas métricas perfeitas que nada deixam a desejar a muito velho cantador. “Essa expressiva presença, algumas vezes mimetizada, não busca ocupar o espaço do outro, porém e principalmente, ocupar o seu próprio espaço antes vazio”, avalia.

Minervina Ferreira (Cuité – PB) - Seu nome de batismo é Minervina da Silva Costa - Ferreira veio da profissão do pai. Dentre as repentistas, Minervina ou Minerva, como alguns a chamam, é das mais experientes. Porém, ainda que seja sobrinha de cantador, enfrentou na família, sérios preconceitos para levar adiante a profissão de cantadora.

Além de repentista, Minervina é professora primária e trabalha na saúde pública em Cuité, onde mora desde que nasceu. Desenvolve também trabalho comunitário junto à Igreja Católica. É casada e mãe de seis filhos e todos sabem rimar, mas nenhum é cantador de profissão.

A poetisa procura imprimir em sua obra temas sociais, principalmente a condição da mulher. Indignada com o modo como os cantadores tratam as repentistas, organizou juntamente com a amiga Maria Soledade, cinco encontros de mulheres repentistas a fim de tornar pública as vozes das violeiras tantas vezes sufocadas.

Maria Soledade (João Pessoa – PB) - Camponesa aposentada, porém ainda ativista do Movimento de Mulheres do Brejo, de Alagoa Grande, Maria Soledade, hoje vivendo em João Pessoa por causa de perseguição política, ganhou do pai, quando criança, um violão. Sua mãe não aprovou a ideia e dizia que cantar seria ‘negócio para homem’. Com a aprovação do pai, não seria tão difícil à entusiasmada menina seguir em frente. Os preconceitos que viriam, por maiores que fossem, não tinham o mesmo peso. Artista engajada, Soledade, além de repentista, escreve poemas.

Muitos deles trazem marcas ideológicas que quando publicados lhe rendem alguns problemas com poderosos latifundiários do Nordeste. A vida dessa mulher está inteiramente ligada à arte da cantoria e conhecendo-a não surpreende uma certa afirmação que fez ao marido: “Marido ruim eu encontro em qualquer esquina, mas uma viola boa, se eu perder essa tá difícil de encontrar”.

Sobre o projeto - De Repente no Espaço é um evento mensal da Funesc lançado em julho do ano passado e faz parte do projeto de ocupação do Espaço Cultural. Os encontros acontecem na primeira quarta-feira do mês.

A cada mês, um repentista paraibano se apresenta fazendo dupla com um convidado vindo de outro Estado, apresentando duelos, poesias e canções da melhor qualidade do universo dos versos da cultura popular nordestina. O apresentador oficial e declamador é Iponax Vila Nova, coordenador do projeto que além conduzir as cantorias realiza oficina de declamação e versos pelo Estado, dentro do projeto De Repente no Espaço.

Serviço
Data: 2 de março (quarta-feira)
Hora: 19h
Local: Mezanino do Teatro Paulo Pontes
Entrada: gratuita

Secom-PB
Foto Divulgação

sábado, 20 de fevereiro de 2016


Areia abre Rota Cultural Caminhos do Frio no próximo mês de julho



O calendário da Rota Cultural Caminhos do Frio foi apresentado na última quinta-feira (18) durante uma reunião do Fórum de Turismo do Brejo Paraibano, na sede da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), em João Pessoa. O principal evento turístico da região do Brejo paraibano tem início no dia 4 de julho, na cidade de Areia, e termina em 4 de setembro, em Alagoa Nova. Na sua 11ª edição o evento passará a contar com dois novos municípios (Matinhas e Remígio), totalizando nove cidades (Areia, Pilões, Solânea, Serraria, Bananeiras, Alagoa Grande e Alagoa Nova).

Na reunião estiveram presentes representantes das prefeituras, do fórum, da PBTur e de empresas de receptivos e guias de turismo da capital. A presidente da PBTur, Ruth Avelino, destacou o profissionalismo dos organizadores do Rota Cultural. “Quero parabenizá-los pela iniciativa de apresentar o calendário com meses de antecedência, pois desta forma os empresários que comercializam o produto tem maior facilidade de vendê-los aos turistas”, destacou Ruth Avelino.

Nova reunião – Ficou definido que o Fórum de Turismo do Brejo Paraibano vai realizar na próxima semana, na cidade de Matinhas, uma assembléia com seus integrantes para definir as atrações de cada cidade. Também está sendo discutida a possibilidade de se fazer o lançamento da programação para a imprensa de João Pessoa e Natal. Ruth Avelino disse que ainda são propostas, mas que estão sendo analisadas.

Secom-PB
Foto Divulgação

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Cumpade João estreia em março na TV Maior e TV Correio seu programa de gastronomia “Tempero da Gente”
  


O João Barreto, conhecido também como Cumpade João e seu sócio, Isaac Batista, anunciaram que fecharam uma parceria com a TV Maior canal 11 de Campina Grande e TV Correio. A partir de março, o Cumpade João estará nas telinhas da TV diariamente com suas receitas. O programa será gravado diretamente da cozinha do Cumpade e se chamará “Tempero da Gente”.

O restaurante Rural “Casa de Cumpade”, localizado na Fazenda Olho D´Água, em Galante, Distrito de Campina Grande – PB, recebe todos os finais de semana famílias e grupos de amigos amantes da culinária regional e da natureza.

Outro serviço concorrido é o café da manhã com mais de 70 itens como o cuscuz nordestino e o arroz de engenho feito com leite de coco e mel de rapadura.

Além disso, a Casa de Cumpade ficou conhecida pelo maior evento que existe na região no mês de junho, o “Arraiá de Cumpade”, espaço de turismo e cultura, onde o turista pode vivenciar o autêntico São João. O evento já faz parte do Calendário de Turismo do Estado da Paraíba e recebe turistas, regionais, do Brasil e do mundo.

Também é realizado no restaurante Casa de Cumpade, o “Degustando o Brasil, um evento inovador e criado para dar um destaque maior à gastronomia agregando a isso a música e a dança, onde Chefs renomados de diversas regiões do Brasil participam com seus pratos, dando um destaque maior ao evento. A cada ano um Estado é homenageado.

Com o programa de TV, agora, os frequentadores do restaurante rural Casa de Cumpade e turistas regionais, além de poderem provar as delícias que o restaurante oferece nos finais de semana, também poderão aprender as receitas do Cumpade João.

Por Oconcierge
Foto: Divulgação

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Economia criativa: uma das melhores estratégias de negócios para 2016

Quadrilhando

Diferentemente da economia tradicional que opera com recursos escassos e concorrência baseada em preços, a economia criativa trabalha com recursos que não se esgotam, mas se multiplicam e se renovam e não concorrem entre si. As atividades de economia criativa estão baseadas no conhecimento, na criatividade, na cultura, e produzem bens tangíveis e intangíveis, intelectuais e artísticos, com conteúdo criativo e valor econômico. A criatividade é um recurso elástico e ilimitado, portanto depende do talento e do capital intelectual das pessoas.
Dados divulgados pela Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD) em Maio 2013, o comércio mundial de bens e serviços criativos movimentou 624 bilhões de dólares em 2011 e deve movimentar 6 trilhões de dólares até 2020. No Brasil a economia criativa movimenta 380 bilhões de reais por ano, o equivalente a 16,4% do PIB e compreende 15 segmentos que têm origem na sua criatividade: arquitetura, cinema e fotografia, moda, design, cultura popular, turismo, artesanato, propaganda, artes cênicas, música, editorial, pesquisa e desenvolvimento, software, áudio visual, vídeo games e jogos eletrônicos.
Quem se dedicar a essas atividades talvez seja mais bem sucedido no mercado atual, do que os que se dedicam às atividades ligadas à administração ou à ciência. Esse momento de instabilidade econômica também é oportuno para estimular o consumidor final a investir menos em bens materiais e investir mais em experiências com viagens inteligentes, atividades na natureza,  frequentar restaurantes criativos, experimentar uma boa gastronomia, visitar exposições de arte, assistir a um show musical, ou um show cultural, uma peça teatral, dentre outras experiências.
Segundo Dr. Thomas Gilovich, professor de psicologia e pesquisador, "pessoas que gastam com experiências são mais felizes do que as que gastam comprando bens materiais, porque somos a soma de nossas experiências, compartilhadas com outras pessoas". Na Paraíba a economia criativa está sendo muito utilizada na formatação de produtos turísticos criativos e inovadores de vivências e experiências. É fantástica a experiência de conhecer o "Quadrilhando", o melhor arraial do mundo, em Campina Grande, que funciona um sábado por mês. Esse produto criativo é fruto da idéia coletiva de 12 quadrilhas juninas espetáculo, filiadas à ASQUAJU - Associação de Quadrilhas Juninas de Campina Grande, que unidas apresentam nesse arraial um show à parte, em um espaço privilegiado, lembrando os melhores atributos do Maior São João do Mundo, durante todos os meses do ano.

Arraiá de Cumpade no Distro de Galante
Conhecer e interagir com personagens da economia criativa, tanto nas viagens turísticas, como em eventos é uma experiência singular. Podemos citar o Dom Quixote Literário, e o Homem da Gaiola, em Alagoa Grande, e o Virgulima em Campina Grande, que são personagens que agregam valor ao produto ou serviço que se está oferecendo.Vivenciar o restaurante Vó Maria, em Chã de Jardim, em Areia, o camping rural no Lajedo do Marinho, em Boqueirão, a Casa de Cumpade, em Galante, Campina Grande, são propostas de economia criativa, que traz no seu conceito um diferencial de sustentabilidade, identidade cultural e ruralidade.
Qualquer turista vai se encantar com a Rota dos Ateliês em Guarabira e em João Pessoa, pois também são exemplos de economia criativa, uma riqueza cultural que agrega valor a sua experiência pessoal e profissional. Vale a pena conhecer!! É fácil perceber o impacto da criatividade, empreendedorismo e oportunidades geradas  no Folia de Rua, movimento pré carnavalesco de João Pessoa, onde os blocos de rua inovam em música, fantasias, muita parceria e comprometimento das comunidades envolvidas, movimentando toda uma cadeia de valor do evento. Isso é economia criativa!!
A criatividade deve estar presente em todos os setores da empresa: na gestão, nos processos, no desenvolvimento de produtos e serviços, na criação da marca, no conceito dos negócios criativos. Também contribui para a formatação de produtos e serviços sustentáveis ou seja, "é estratégico para a sustentabilidade do planeta e de nossa espécie,” explica Lala Deheinzelin, especialista em Economia Criativa e Desenvolvimento Sustentável. Para os empresários, esse é o momento de repensar como anda a sua empresa com relação a criatividade e a inovação. O mundo globalizado requer mais conhecimentos e mais informações, portanto estar conectado e à frente das mudanças, faz muita diferença nos negócios.
Hoje, mais do que nunca é preciso muita criatividade  para atender às inúmeras necessidades do mercado, e preparar os jovens "trainee"  para exercitar a sua criatividade nas empresas, descobrindo a sua vocação. Estimular mudanças é uma das estratégias que pode gerar resultados positivos. Portanto, em tempos de crise, mais importante do que se preocupar com os custos é focar nas metas de geração de receita. Não é uma solução fácil, mas é estratégica desde que se tenha profissionais capacitados para fazer negócios e não somente administrar um negócio.


Regina Medeiros Amorim
Mestre em Visão Territorial e Sustentável do Desenvolvimento,
Pós graduada em Gestão e Marketing do Turismo,
Gestora de Turismo do SEBRAE - Paraíba.






terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Lote proporcional de passaporte para temporada 2016 do Arraiá de Cumpade é iniciada

Cumpade João e Isaac Batista

A Mais Brasil Turismo iniciou as vendas lote promocional, para os forrozeiros que querem garantir seu passaporte na temporada 2016 do Arraiá de Cumpade, evento realizado na Divina Vila, localizada na Fazenda Olho D’água em Galante, distrito de Campina Grande. As vendas serão realizadas até o dia 15 de março próximo ou até esgotar os passaportes que inclui open bar (cerveja, água, refrigerantes, café, sucos, cachaça e caipirinhas), apresentação cultural, forró pé de serra e visitação na Divina Vila.
A temporada 2016 será realizada nos dias 04, 11, 12,18, 19, 23, 24, 25 e 26 do mês de junho, encerrando a programação no dia 02 de julho sempre no período das 11h às 17h. A Casa de Cumpade e o primeiro complexo turístico rural da Paraíba, contendo aproximadamente 230 hectares de área, é um produto turístico já consagrado na sua qualidade, sendo um local cenográfico que possibilita aos visitantes um estreito contato com os saberes e os fazeres do povo nordestino.
O Arraiá de Cumpade está inserido nas programações paralelas do “Maior São João do Mundo”, sendo ele promovido pelo Restaurante Rural Casa de Cumpade e a Mais Brasil Turismo. Atração principal do evento é o Cumpade João Barreto, uma figura autentica do nordeste que preserva os cânticos e vestimentas do vaqueiro e comanda a animação da festa ao som da sanfona, zabumba e triângulo, grupo de danças folclóricas, quadrilha junina e a tradicional procissão do vaqueiro levando a imagem de Nossa Senhora do Rosário.
De acordo com Isaac Batista, da Mais Brasil Turismo, as atrações para temporada 2016 ainda não foram fechada mais ele promete muita animação e novidades. “Nós ainda não fechamos as atrações da temporada 2016 mais posso garantir a participação de grandes nomes da cultura Nordestina, lembrando que, a exemplo de anos anteriores, o Arraiá de Cumpade levará você a uma volta ao passado revivendo danças, culinária e costumes na autentica festa do São João”, disse.

Serviço:

Arraiá de Cumpade - é o 1º Produto Turístico Rural do Brasil e está inserido nas programações paralelas do “Maior São João do Mundo”.
Como – complexo turístico que proporciona aos participantes uma viajem aos velhos tempos revivendo a cultura nordestina, que vai desde a sua arquitetura na construção civil, culinária, artesanato, crenças e tradições.  
Quando - dias 04, 11, 12,18, 19, 23, 24, 25 e 26 do mês de junho, encerrando a programação no dia 02 de julho.
 Localização - situa-se num complexo turístico rural com aproximadamente 230 hectares, em Galante-PB, distrito de Campina Grande, na Fazenda Olho D’água, a apenas 8 km de Campina Grande.
Informações – (83) 3224-3050 ou (83) 98650-0471e no site www.arraiadecumpade.com.br.

Por Teresa Duarte

domingo, 14 de fevereiro de 2016

Sebrae-PB organiza caravana para Feira de Produtos Turísticos em Natal



Por Fábio Cardoso
         
O Sebrae da Paraíba confirmou presença na 2ª FEMPTUR – Feira de Municípios e Produtos Turísticos do RN e no 7º Fórum de Turismo do Rio Grande do Norte, que acontecerão nos dias 17 e 18 de março de 2016, no Centro de Convenções de Natal. Regina Amorim, gestora de Turismo do Sebrae informou que a saída da comitiva paraibana será no dia 16, às 17h, na sede da instituição, no Bairro dos Estados, em João Pessoa.
O retorno acontece no dia 18, com saída do local dos dois eventos. O valor do investimento é de R$ 380, que inclui a inscrição no Fórum de Turismo, duas diárias em hotel, dois almoços e o deslocamento de João Pessoa até Natal e o retorno. “Temos 16 vagas e os interessados precisam providenciar a inscrição logo em razão de grande procura”, pontuou Regina Amorim. O pagamento pode ser feito em dinheiro ou no cartão das bandeiras Visa ou Master.

sábado, 13 de fevereiro de 2016

A região do Brejo paraibano tem roteiro turístico

Restaurante Vó Maria no município de Areia
        

Passado o agito da folia do Carnaval, nada melhor do que relaxar na tranquilidade do verde e clima agradável em municípios da região do Brejo paraibano. Quem passa as dicas de como aproveitar bem dias de lazer é o Sebrae/Paraíba que elaborou um roteiro turístico integrador de 30 dias em nosso Estado, fruto de trabalho de consultoria da empresa ACG que compreende mais de 150 atividades criativas, com foco na produção associada ao turismo, na economia criativa e na economia da experiência.
De acordo com a gestora de turismo do Sebrae/PB, Regina Amorim, o roteiro compreende as regiões do Litoral, Brejo e Cariri. “A Paraíba hoje tem um modelo de turismo sustentável, com inclusão social, valorização da cultural local, aumento da competitividade com visão territorial do desenvolvimento, econômico, cultural, social e ambiental.”, revela Regina. A reportagem de A União selecionou alguns pontos desse roteiro, traçado nos municípios de Areia, Alagoa Grande, Pilões, Bananeiras e Guarabira, que você pode conferir a seguir.

Areia

– Escolha um dos hotéis indicados no Catálogo, elaborado pelo Sebrae, pois todos fazem parte do conceito da produção associada ao turismo, economia criativa e economia da experiência.

– Aproveite para vislumbrar o casario maravilhoso, visite os Museus, o Ateliê Meninas de Areia e o Teatro Minerva – 1º teatro particular da Paraíba e ainda muito bem preservado, Engenho Várzea do Coaty e a primeira Pousada Butique Villa Real.

– Conheça os engenho da Cachaça Triunfo, Casa do Doce, Restaurante Rural Vó Maria, Restaurante O Barretão, Centro de Artesanato, Oficina de Pintura em Tecido na Pousada Aconchegar`t e aproveite para fazer o Piquenique na Mata,  ouvindo as histórias de Luciana Balbino, líder comunitária de Chã de Jardim e ouça voz a violão de Rejane Ribeiro, também da comunidade.

Casa das Bonecas em Alagoa Grande
Alagoa Grande

– Visite a comunidade quilombola Caiana dos Crioulos. O acesso ao local é feito por uma estrada de terra, uma característica para se instalar um quilombo na época da escravidão, com paisagens naturais belíssimas. Na comunidade, você tem várias ofertas, desde danças seculares repassadas de geração em geração, artesanatos característicos, que representam a arte e a cultura de um povo. Também as caminhadas pelo Quilombo e as oficinas de dança Ciranda e de Artesanato.

– Para almoçar, saboreando a culinária típica nordestina, sugerimos o restaurante rural do Engenho da Volúpia que, além de produzir a Cachaça Volúpia, permite que se conheça o processo produtivo, a lojinha das cachaças e a cachaçaria com degustação, nesse belo e confortável restaurante. O local possibilita caminhadas por trilhas dentro da área da propriedade do Engenho Lagoa Verde.

– Conheça a oficina de Bonecas de Pano, da Casa das Bonecas, Teatro Santa Ignez, Memorial Jackson do Pandeiro.

Produção de mel de abelha em Pilões
Pilões

– Contrate um condutor local e um transporte alternativo, o Pau de Arara Turístico para conhecer a atividade criativa “Saboreando a Natureza” e faça uma caminhada, entre plantações de bananeiras e, no final, você irá saborear delícias preparadas pelas produtoras rurais que são conhecidas como Doces Mãos. Continue o passeio no Pau de Arara e visite o assentamento Veneza e o Memorial Casa de Farinha.

– Para almoçar em Pilões, sugerimos o restaurante da Nalva, comida caseira da melhor qualidade. Depois do almoço, encerrando o seu dia, conheça o Centro de Artesanato de Pilões e, se quiser, faça uma das oficinas no local. Volte para Areia. A estrada é boa e as cidades são próximas.

– Comece o dia rindo; rir faz bem para a  alma, junto com o Grupo Forró Humor e Vídeo. Você pode conhecer o Centro Histórico da Cidade, sua Matriz e se divertirá com Richard do Brejo e o Grupo de Forró Asa Branca. Visite a Pousada das Abelhas, no Sítio Riacho de Faca, e conheça tudo sobre as Abelhas Uruçu que produzem um mel comprovadamente medicinal e feche o dia com chave de ouro,  no Café na Varanda.

Mosteiro das Irmãs do Carmelo em Bananeiras
Bananeiras

– A sua hospedagem pode ser no Hotel Serra Golfe.

– Visite o Mosteiro das Irmãs do Carmelo e o Campo de Golfe.

– Agende, para o final da tarde, para conhecer a famosa Tapiocaria do Serginho, – indicação do Guia 4 Rodas – onde você é recebido por esse casal maravilhoso – Edna e Serginho. À noite, de sexta a domingo, curta o Terraço Lisboa, Bistrô e Café da Chef Neide Lisboa, cujo cardápio é de muito bom gosto.

Guarabira

– Café Luz é a primeira oferta criativa e saborosa, a ser vivenciada; não esqueçam de conhecer, provar e comprar o famoso biscoito de letras que formam o nome de Frei Damião.

– Sob agendamento, faça o Circuito dos Ateliês. Aproveite a conheça a mais antiga tipografia da cidade, em funcionamento, a famosa Typographia Pontes, onde você vai voltar no passado e ver como era difícil e trabalhoso fazer uma simples impressão. No local, você pode comprar uma variedade de Cordéis e vivenciar a experiência de imprimir uma folha de Cordel.

– Terminando sua visita aos ateliês, agora é hora de conhecer a Zona Rural da Cidade, o Distrito de Caboclo, para almoçar em um restaurante rural, Sabor Camponês. Siga as setas, veja os postes pintados de branco e chegará a um local acolhedor, onde até a tristeza pula de alegria. Sítio Caboclo – gastronomia rural Sabor Camponês.

– Depois do almoço, descanse um pouquinho, atravesse a rua e vá para a Granja Santo Antônio, um pequeno sítio com um lindo paisagismo que, além de vender mudas de plantas, oferece uma oficina de artesanato que acontece dentro do local onde deveria funcionar o galinheiro; por isso, foi denominado Aviário da Arte, – pura criatividade. Finalizando sua tarde, conheça o sítio Pedra Grande, onde você faz um delicioso passeio com Vinicius.

Serviço:


Mais informações e contatos procurar o SEBRAE/PB (2108.1256 ou 99981.1486).