O Carnaval
terminou… e agora?
Regina Amorim (em pé), em oficina de capacitação |
Por Regina
Amorim
Foram cinco dias de folia e alegria para muitas
pessoas, em cada recanto desse Brasil, como se não houvesse amanhã… Para tantas
outras, o momento foi de reflexão e preocupação.
Que bom, termos essa liberdade de ir e
vir de brincar como puder, mesmo que seja fugindo da realidade ou se preparando
para o que nos espera após o carnaval. As dívidas pessoais, a baixa temporada
no turismo, a volta das férias, e a excessiva carga tributária, contribuindo
para a instabilidade econômica dos negócios no mercado nacional.
Que toda essa energia extravasada pelos
foliões nesse carnaval possa dar lugar a novos projetos, novas estratégias
empresariais, a criação de negócios inovadores ainda não explorados no mercado,
e que atendam a uma necessidade de consumo ainda não suprida, por não existir o
produto ou serviço desejado.
A concorrência e as decisões
governamentais sempre serão uma realidade inevitável dos negócios, por isso é
preciso inovar os empreendimentos existentes e ampliar a competitividade, numa
estratégia de baixo custo que o diferencie dos demais concorrentes.
Saia do lugar comum e busque espaços de
mercado ainda não explorados, se você quiser fazer a diferença como EI –
Empreendedor Individual, ou MPE – Micro e Pequena Empresa, tome decisões
gerenciais que resultem em importantes produtos e serviços capazes de criar
novos mercados.
Busque apoio de entidades técnicas do
Sistema S, para a qualificação empresarial. Invista na diferenciação e na
liderança de sua empresa no mercado, pela inovação e ganhos de custos ao mesmo
tempo. Amplie as suas conexões inicialmente dentro da cadeia de valor de seu
negócio. Tomando como exemplo, o turismo: O hotel precisa estar mais próximo
das agências de receptivo, da indústria de entretenimento, dos esportes, da
moda, da gastronomia e outros negócios da economia criativa. Cada um desses
segmentos tem algo a acrescentar sobre parceria, gestão e de não clientes.
Procure compreender melhor o território
onde você está investindo, e ultrapasse as fronteiras setoriais do negócio para
aprender com outros negócios. Desloque o foco estratégico da sua empresa e
desenvolva novas idéias. Seja único no mercado, mantendo os clientes e atraindo
os não clientes. Inove a sua comunicação com o mercado, sempre de forma
verdadeira, clara e com diferencial, que mexa com as expectativas dos clientes.
Os empresários em geral e os agentes de
turismo que buscam orientação empresarial e capacitam a sua equipe de
colaboradores internos, estão além das fronteiras convencionais da
concorrência, portanto seja um empreendedor proativo, corra riscos calculados,
sempre com planejamento e com o comprometimento da sua equipe de trabalho,
transformando ameaças em oportunidades.
O pensamento coletivo e criativo será
muito estratégico nesse momento de instabilidade econômica, para agregar valor
a um calendário turístico, temático e inovador para a baixa temporada. Tudo
começa com um bom planejamento e com a parceria de segmentos econômicos que
também podem ser beneficiados com uma proposta desafiadora, singular e consistente
para que as empresas vejam o futuro no presente e crie novos mercados, novos
fluxos turísticos, maximizando oportunidades e minimizando riscos. Para
concluir, fica a dica: Analise, crie, planeje e faça acontecer!! Bons negócios!!!
Regina Medeiros
Amorim
Mestre em Visão
Territorial e Sustentável do Desenvolvimento,
Pós graduada em
Gestão e Marketing do Turismo,
Gestora de
Turismo do SEBRAE – Paraíba.
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