Economia
criativa: uma das melhores estratégias de negócios para 2016
Quadrilhando |
Diferentemente da economia tradicional que opera com recursos
escassos e concorrência baseada em preços, a economia criativa trabalha com recursos
que não se esgotam, mas se multiplicam e se renovam e não concorrem entre si. As atividades de
economia criativa estão baseadas no conhecimento, na criatividade, na cultura, e produzem bens tangíveis e
intangíveis, intelectuais e artísticos, com conteúdo criativo e valor
econômico. A criatividade é um recurso elástico
e ilimitado, portanto depende do talento e do capital intelectual das pessoas.
Dados divulgados pela Conferência
das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD) em Maio
2013, o comércio mundial de bens e serviços criativos movimentou 624 bilhões de
dólares em 2011 e deve movimentar 6 trilhões de dólares até 2020. No Brasil a
economia criativa movimenta 380 bilhões de reais por ano, o equivalente a 16,4%
do PIB e compreende 15 segmentos que têm origem
na sua criatividade: arquitetura, cinema e fotografia, moda, design,
cultura popular, turismo, artesanato, propaganda, artes cênicas, música, editorial,
pesquisa e desenvolvimento, software, áudio visual, vídeo games e jogos
eletrônicos.
Quem se dedicar a essas atividades
talvez seja mais bem sucedido no mercado atual, do que os que se dedicam às atividades
ligadas à administração ou à ciência. Esse momento de instabilidade econômica também
é oportuno para estimular o consumidor final a investir menos em bens materiais
e investir mais em experiências com viagens inteligentes, atividades na
natureza, frequentar restaurantes
criativos, experimentar uma boa gastronomia, visitar exposições de arte,
assistir a um show musical, ou um show cultural, uma peça teatral, dentre
outras experiências.
Segundo Dr.
Thomas Gilovich, professor de psicologia e pesquisador, "pessoas
que gastam com experiências são mais felizes do que as que gastam comprando
bens materiais, porque somos
a soma de nossas experiências, compartilhadas com outras pessoas". Na
Paraíba a economia criativa está sendo muito utilizada na formatação de
produtos turísticos criativos e inovadores de vivências e experiências. É
fantástica a experiência de conhecer o "Quadrilhando", o melhor
arraial do mundo, em Campina Grande, que funciona um sábado por mês. Esse
produto criativo é fruto da idéia coletiva de 12 quadrilhas juninas espetáculo,
filiadas à ASQUAJU - Associação de Quadrilhas Juninas de Campina Grande, que
unidas apresentam nesse arraial um show à parte, em um espaço privilegiado, lembrando
os melhores atributos do Maior São João do Mundo, durante todos os meses do
ano.
Arraiá de Cumpade no Distro de Galante |
Conhecer e interagir com personagens da
economia criativa, tanto nas viagens turísticas, como em eventos é uma
experiência singular. Podemos citar o Dom Quixote Literário, e o Homem da
Gaiola, em Alagoa Grande, e o Virgulima em Campina Grande, que são personagens
que agregam valor ao produto ou serviço que se está oferecendo.Vivenciar o
restaurante Vó Maria, em Chã de Jardim, em Areia, o camping rural no Lajedo do
Marinho, em Boqueirão, a Casa de Cumpade, em Galante, Campina Grande, são
propostas de economia criativa, que traz no seu conceito um diferencial de
sustentabilidade, identidade cultural e ruralidade.
Qualquer turista vai se encantar com a
Rota dos Ateliês em Guarabira e em João Pessoa, pois também são exemplos de
economia criativa, uma riqueza cultural que agrega valor a sua experiência
pessoal e profissional. Vale a pena conhecer!! É fácil perceber o impacto da criatividade, empreendedorismo e
oportunidades geradas
no Folia de Rua, movimento pré carnavalesco de João Pessoa, onde os blocos de
rua inovam em música, fantasias, muita parceria e comprometimento das comunidades
envolvidas, movimentando toda uma cadeia de valor do evento. Isso é economia
criativa!!
A criatividade deve estar presente em todos os setores da
empresa: na gestão, nos processos, no desenvolvimento de produtos e serviços,
na criação da marca, no conceito dos negócios criativos. Também contribui para
a formatação de produtos e serviços sustentáveis ou seja, "é estratégico
para a sustentabilidade do planeta e de nossa espécie,” explica Lala
Deheinzelin, especialista em Economia Criativa e Desenvolvimento Sustentável. Para os
empresários, esse é o momento de repensar como anda a sua empresa com relação a
criatividade e a inovação. O mundo globalizado requer mais conhecimentos e mais
informações, portanto estar conectado e à frente das mudanças, faz muita
diferença nos negócios.
Hoje, mais do que nunca é preciso muita criatividade para atender às inúmeras necessidades do
mercado, e preparar os jovens "trainee" para exercitar a sua criatividade nas
empresas, descobrindo a sua vocação. Estimular mudanças é uma das estratégias
que pode gerar resultados positivos. Portanto, em tempos de crise, mais
importante do que se preocupar com os custos é focar nas metas de geração de
receita. Não é uma solução fácil, mas é estratégica desde que se tenha
profissionais capacitados para fazer negócios e não somente administrar um
negócio.
Regina Medeiros
Amorim
Mestre em Visão
Territorial e Sustentável do Desenvolvimento,
Pós graduada em
Gestão e Marketing do Turismo,
Gestora de
Turismo do SEBRAE - Paraíba.
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