domingo, 17 de abril de 2016

 Sabores Praianos

Festival será realizado na Costa do Conde e contará com 21 restaurantes

         No período de 21 de abril a 8 de maio próximo a gastronomia paraibana estará em alta no município do Conde, com a realização da 3ª edição do Festival Gastronômico Sabores e Saberes da Costa do Conde. O evento que foi lançado em grande estilo na última terça-feira no restaurante Canaã, do Hotel Nord Luxxor Tabatinga, tem como principal objetivo valorizar e estimular a economia local, e vai 21 restaurantes localizados nas praias de Jacumã, Tabatinga, Carapibus e Coqueirinho
A Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), disponibilizou uma van para conduzir jornalistas na prévia do festival onde foi oferecida a degustação de vários pratos feitos pelos chefs dos restaurantes praianos e que serão preparados especialmente para o festival. O evento, que é organizado pela Associação Comercial Industrial e de Serviços do Conde (ACIC) com apoio do Governo do Estado por meio da PBTur , Sebrae e demais parceiros da iniciativa privada, tendo como grande homenageado nesta edição o Coco de Roda Novo Quilombo Gurugi e Ipirangas,  
Durante os 18 dias de realização, o festival vai movimentar o setor de alimentação na região com tudo que existe de melhor na culinária paraibana. Na ocasião, a presidente da PBTur, Ruth Avelino, destacou a importância da parceria para o sucesso de eventos em prol do turismo, “eu acho muito importante essa parceria porque a união faz a força e esse é o lema do nosso trabalho na PBTur, e esse festival conta com o nosso apoio porque ele é muito importante e, esperamos contribuir ainda mais para a sua realização no próximo ano”.
         Conforme André Neves, presidente da ACIC a expectativa é de que o festival proporcione um aquecimento na economia local em torno de 60%, “na última edição o faturamento foi de 30% o que contribuiu para o aumento na adesão de novos restaurantes nessa edição e o incremento na economia deve ficar em torno de 60%”. Ele disse que estão confirmadas a participação de pessoas dos Estados do São Paulo, Rio de Janeiro e até mesmo de outros países a exemplo da Holanda, “a nossa intenção é movimentar a economia, fomentar o turismo com uma agenda cultural sustentável, insere a sociedade no momento da gastronomia”.
        
No ponto de vista do secretário de Turismo do Conde, Alexandre Cunha, o festival já pode ser considerado positivo, “a meu ver o evento já teve um êxito com a adesão de outros restaurantes, pois passou de 12 para 21 e isso contribui para maior integração na Costa do Conde e melhora a gastronomia da região”. Ele atribui o sucesso as ações que o governo do estado vem realizando para a melhoria no acesso dos turistas, “a exemplo do calçamento a praia de Coquerinho, existe a promessa do governador Ricardo Coutinho de que todos os principais acessos Carapibus/Tabatinga e Praia do Amor sejam concluídos e isso vai facilitar bastante o incremento do turismo”, informou.
Segundo a presidente da Associação de Turismo da Costa do Conde – ATCC, Vânia Domingues, a Costa do Conde perde apenas para a Capital paraibana em número de leitos em meios de hospedagem. “O festival é muito importante porque movimenta o turismo na Costa do Conde na baixa temporada, contribuindo para que o pessoal que passa com destino a Capital fique no local. São mais de três mil leitos em mais de 40 meios de hospedagem, entre hotéis e pousadas na região gerando mais de mil empregos diretos”.
Este ano, além dos novos pratos elaborados para o festival, também é o ano do coco de roda, com apresentes ações do Grupo Coco de Roda Novo Quilombo Ipiranga e Gurugi. Conforme a coordenadora do Coco de Roda, Ana Lúcia Rodrigues do Nascimento, são 23 participantes que promovem, sempre no último sábado de cada mês, a festa do coco, com um público médio de 500 pessoas.

Participantes do Festival:

Jacumã – Restaurante A Creperia, Restaurante Asa Branca, Restaurante Pizzaria e Petiscaria Jacumã, Restaurante Carpe Diem Burger Gourmet, Restaurante Carpe Diem, Restaurante O Púkaro, Restaurante Mangaba, Restaurante Self-Service dos Sabores, Restaurante Beach Hotel e o Restaurante Hotel Viking.

Carapibus – Restaurante Turek e a Peixada do Abílio.

Tabatinga – Restaurante Tulipas e Restaurante Canaã.

Coqueirinho – Restaurante Tropicália Restaurante Canyon de Coqueirinho, Quiosque Coqueirinho, Quiosque Marlin, Quiosque Guajiru e o Quiosque Sertão Mar.

Tambaba – Restaurante Arca de Bilu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário