quinta-feira, 31 de março de 2016

Paraíba faz capacitação de agentes da Azul Viagens e se prepara para receber novo vôo



O trade paraibano está programando uma grande ação de divulgação do Destino Paraíba no mercado de Minas Gerais. O evento, que será realizado no dia 28 de abril no Espaço Gutierrez, em parceria com a operadora Azul Viagens, braço da companhia aérea Azul, reunirá cerca de 60 agentes de viagens. Também foram iniciados os preparativos para o voo inaugural entre Belo Horizonte e João Pessoa marcado para o dia 4 de junho.

De acordo com Débora Luna, técnica da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), a ação de marketing e apresentação do potencial turístico da Paraíba tem como objetivo motivar os agentes de viagens mineiros a conhecerem os roteiros pelo Estado, mas, acima de tudo, estimular as vendas de pacotes para João Pessoa e Campina Grande, também utilizando como argumento os festejos juninos.

Nessa terça-feira (29), a representante da PBTur se reuniu com diretores da Azul Viagens para discutir o modelo da ação de marketing, que contará com a participação da Associação Brasileira da Indústria Hoteleira (ABIH) e da Federação do Comércio. Durante a apresentação do Destino Paraíba, haverá uma apresentação do grupo folclórico do Sesc. O encontro aconteceu durante a WTM Latin America, em São Paulo.

WTM Latin America - A Paraíba está participando da terceira edição da WTM Latin América e no 43º Encontro Comercial Braztoa, que tiveram início nessa terça-feira (29) e terminam nesta quinta-feira (31). De acordo com Débora Luna, o espaço reservado para a Paraíba no estande da Embratur foi bastante movimentado, com as presenças de profissionais da área do turismo e buyers.

Luna disse que manteve contatos com operadores da Colômbia, México e Argentina. “Recebemos executivos do Submarino/CVC, Avianca, Visual e Flytour, além das visitas institucionais da Embratur e os veículos de comunicação Panrotas e Mercado e Eventos”, informou.

Além dos contatos feitos no espaço paraibano, a coordenadora de Turismo de Campina Grande, Catharine Brasil, esteve circulando pelo evento mantendo contato com diversos operadores de turismo no sentido de reforçar a venda de pacotes para o São João da cidade, que acontecerá de 3 de junho a 3 de julho.

Um dos temas enfatizado pela PBTur é justamente a realização dos festejos juninos pela Paraíba, o carro-chefe do período de meio do ano. Hoteleiros associados à Associação Brasileira da Indústria Hoteleira (ABIH-PB) e agências de receptivo estão juntos com a técnica da estatal Débora Luna no espaço da Paraíba no estande do Ministério do Turismo (MTur).

Secom-PB


quarta-feira, 30 de março de 2016

Nova coleção das Sereias da Penha será inspirada na mulher paraibana


  
As Sereias da Penha estão buscando inspiração na força e originalidade da mulher paraibana para desenvolver a coleção de inverno. Sem data prevista para o lançamento, as artesãs estão trabalhando diariamente para acelerar o processo criativo da coleção, que promete ser marcante, segundo Joseane Izidro, presidente da Associação Sereias da Penha.

De acordo com a artesã, o público irá se surpreender com as novas peças. “Estamos preparando biojóias mais sofisticadas, arrojadas e com novos materiais”, disse.

O projeto Sereias da Penha se consolidou em pouco mais de um ano, ganhou notoriedade em todo o País e já está sendo reconhecido até no exterior. Hoje em dia muitos turistas que visitam a Capital paraibana fazem questão de visitar a loja das artesãs, inaugurada em junho do ano passado.

Coleção ‘Noivas’ – Lançada no inicio do ano, a coleção é composta por buquês, tiaras e arranjos de cabelo. Todas as peças foram desenhadas pelas próprias ‘Sereias’ e são produzidas com escama de peixe, pérola sintética e fio de cobre. A iniciativa partiu das próprias artesãs com o propósito de expandir o negócio e conquistar novos públicos.

Parceria de sucesso – O sucesso do projeto Sereias da Penha deve-se ao fortalecimento da parceria entre a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio do programa João Pessoa Artesã (JPA), com o Instituto Federal de Educação (IFPB) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que possibilitou a inclusão social com a apropriação da cultura local na comunidade Praia da Penha.

JPA – O João Pessoa Artesã busca resgatar a identidade social, fomentar a economia sustentável, capacitar e incluir socialmente artesãs que vivem em comunidades carentes. A primeira-dama Capital, Maísa Cartaxo, é coordenadora do programa.

Blog – Através desta ferramenta virtual, as artesãs expõem o portfólio dos trabalhos feitos por elas e também comercializam as biojóias.  O blog das Sereias da Penha pode ser acessado através do link: https://sereiasdapenha.wordpress.com/

Secom-JP

terça-feira, 29 de março de 2016

Espaço Cultural recebe exposição El Condor de Los Andes



Quem for ao Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa, até a próxima sexta-feira (1º), vai ter a oportunidade de conhecer um pouco da cultura e das tradições da América Latina. A exposição fotográfica El Condor de Los Andes, do professor do Departamento de Psicologia da UFPB, Juan Carlos Viñas Cortez, está em cartaz no mezanino do Teatro Paulo Pontes com visitação gratuita.

No mesmo período da exposição, acontece a Semana de Integração Latino-Americana, no auditório 1, sempre às 20h. No evento, que é uma realização da Aduf/UFPB e conta com apoio do Governo do Estado, serão abordados temas relacionados à arte, literatura, população, religião e mídia latino-americanas, sempre das 19h às 21h.

Sobre a exposição - A exposição fotográfica El Condor de Los Andes (o condor dos andes) é um documento que retrata a vida da maior ave da América Latina, cujo parente mais próximo são os abutres ou urubus no Nordeste do Brasil.

O condor andino é reconhecido como uma das maiores aves voadoras do mundo, depois do albatroz. Adultos chegam a medir até 142 centímetros de altura e ter entre 270 e 330 centímetros de envergadura. Os machos pesam de 11 a 15 quilos e as fêmeas, de 8 a 11 quilos.

A União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN) consideram o animal ameaçado de extinção, por perda de habitat natural e envenenamento.

Secom-PB

segunda-feira, 28 de março de 2016

Paraíba e Rio Grande do Norte integrados por meio do Circuito de Aventura



Por Regina Amorim

O perfil do turista vem mudando e, com isso, surgem novas motivações de viagens e expectativas que precisam ser atendidas.

São desejos da demanda por destinos, eventos e roteiros com base no perfil do turista de aventura, portanto, um novo posicionamento no mercado para as viagens de curta duração, com mais ofertas para os que curtem emoções, atividades recreativas e de riscos controlados, na natureza.

Torna-se necessário diversificar e interiorizar o turismo na região Nordeste do Brasil, com o objetivo de promover o aumento do consumo dos produtos turísticos no mercado nacional, contribuindo, efetivamente, para melhorar a integração entre os Estados vizinhos e a consolidação de novas modalidades turísticas, além do turismo de Sol e Mar.

“Turismo de Aventura compreende os movimentos turísticos decorrentes da prática de atividades de aventura de caráter recreativo e não competitivo”. Essa é a definição do Ministério do Turismo.

A diversidade de práticas de Turismo de Aventura, possibilita atividades na terra, na água e no ar, dependendo da habilidade e da motivação do turista.

Segundo dados da ABETA/2010, o Nordeste é a região brasileira mais procurada pelos turistas de aventura, com 32% de preferência. O turista de aventura se preocupa em preservar o destino visitado. Ele viaja em diversas épocas do ano, está interessado em conhecer a cultura local e gasta um pouco mais que o turista de lazer.

A realização de eventos no cenário dos esportes de aventura, contribuem para a interiorização do turismo, a ocupação dos meios de hospedagem e a comercialização de serviços de alimentação, o conhecimento da cultura local, através de experiências com a comunidade e a consolidação de novos destinos de turismo de aventura.

É como esse propósito que os Estados de Paraíba e Rio Grande do Norte estarão unidos e integrados na realização do Circuito Rural de Aventura, envolvendo quatro municípios de cada Estado, e três modalidades esportivas, durante oito finais de semana. O evento é  resultado do Fórum de Turismo do RN, realizado nos dias 17 e 18 de março, no Centro de Convenções, em Natal – RN.

O Circuito Rural de Aventura – PB e RN tem como objetivo integrar e ampliar mais ainda o fluxo turístico entre a Paraíba e o Rio Grande do Norte, envolvendo as agências de turismo, os grupos de bike, de caminhada e de 4 x 4, as suas famílias e amigos, numa grande celebração dos esportes ao ar livre.

É possível que o resultado desse evento esportivo certamente dê mais visibilidade ao potencial de turismo de aventura que tem na região Nordeste, e que passe a ser um roteiro integrado entre Paraíba e Rio Grande do Norte, para os amantes do ecoturismo, e do turismo de aventura.

O evento está previsto para iniciar em 06 de agosto e finalizar em 05 de novembro/2016, sendo um final de semana, a cada 15 dias e alternando os municípios da Paraíba e do Rio Grande do Norte.

Toda a preparação técnica para a realização desse evento está sendo providenciada para que os  destinos que sediarão o evento estejam  qualificados. Entre os dias 25 a 27 de abril SEBRAE/RN estará realizando o curso “Gestão de Riscos no Turismo de Aventura”. Logo em seguida o SEBRAE/PB também estará disponibilizando esse conhecimento, que fará parte do alinhamento das informações necessárias para que o evento tenha a segurança necessária.

O projeto também está sendo elaborado por empresários da área de eventos dos esportes de aventura, para as possíveis negociações entre os municípios, governos e patrocinadores. Os grupos de bike, caminhadas e 4 x 4 interessados em participar do Circuito de Aventura PB e RN, já podem agendar e buscar mais informações, que em breve estarão disponíveis em redes sociais.

Regina Medeiros Amorim
Mestre em Visão Territorial e Sustentável do Desenvolvimento, Pós graduada em Gestão e Marketing do Turismo, Gestora de Turismo do SEBRAE – Paraíba.

domingo, 27 de março de 2016


Domingo de Páscoa


Hoje é Domingo de Páscoa, uma das datas mais importantes para os cristãos. É um dia onde as famílias se reúnem para degustar o pão e beber o vinho, que simbolizam o corpo e o sangue de Cristo, e também a entrega do tradicional ovo da Páscoa que simboliza uma nova vida e a fertilidade. A Páscoa também é simbolizada pelo cordeiro, sinos, círio pascal e a colomba pascal. No segundo livro da Bíblia, chamado de Êxodo, capítulo 12 versículos 21 a 28, está registrado como surgiu a instituição da páscoa e em Hebreus 11:28 diz que Moisés celebrou a Páscoa pela Fé: “Pela fé, celebrou a Páscoa e o derramamento do sangue, para que o exterminador não tocasse nos primogênitos dos israelitas”.
         Estudiosos e especialistas das religiões entendem que a palavra Páscoa vem do hebraico e se chamava “Pêssach”, que representa a passagem do anjo de Deus sobre o Egito. Consta no Êxodo que o povo de Israel era neste momento escravo do Egito, então, por haver homens que clamavam a Deus e pediam dia e noite para o Pai, para que ele os tirassem daquela vida de escravidão que viviam no Egito, após as 9 pragas, Deus anuncia a 10º, que iria matar todos os primogênitos da terra do Egito, só iria ficar de fora os que celebrassem a Páscoa, dentre os do povo de Israel.
         Historicamente esse é o fato que originou a Páscoa. A Páscoa comemorada por Jesus com seus discípulos foi a de origem judaica, ou seja, quando Jesus reconstituiu a Páscoa Judaica foi criada a festa do pão ázimos (pão sem fermento), Jesus comemorou, no entanto, o que o cristianismo celebra, acrescentando coisas, informações e acontecimentos que diferenciam da Páscoa Judaica, a exemplo da Ceia Pascal com seus discípulos, onde Jesus não se preocupou com a Páscoa Judaica, o lava pés significando o gesto de que todos nós somos iguais e devemos servir uns aos outros.

O que representa a Páscoa para os cristãos

         Para os cristãos a Páscoa representa a passagem de Jesus da morte para ressurreição e como ele ressuscitou no Domingo, esse dia passou a ser chamado do Domingo de Páscoa. Ou seja, Jesus venceu a morte e continuou vivendo do outro lado, porque a morte é apenas a passagem para vida ratificando a imortalidade da alma.
         O arcebispo metropolitano da Paraíba, Dom Aldo Pagotto, explica que para os católicos a Páscoa é o significado cristão da vida, porque eles entendem a Páscoa como um sentido de renovação da vida. “Nós católicos vemos na morte e ressurreição de Jesus a perspectiva de que todas as nossas cruzes e sofrimentos serão superados”, destacou.
        
A Páscoa na visão do Espiritismo

         De acordo com o vice-presidente da Federação espírita da Paraíba, José Raimundo, a Páscoa é uma palavra hebraica que significa a passagem, sendo uma lembrança da viagem dos hebreus do Egito para a terra prometida. Ele revela que respeitando as tradições. O que interessa para os espíritas é a mensagem especifica de Jesus, pois “segundo o cristianismo é a ressurreição, mas o importante que se lembre que não se encontrou após a morte de Jesus o seu corpo, quando ele falou em mensagem que iria preparar o lugar na vida espiritual para os seus discípulos o que significa dizer que Jesus falava da vida espiritual”, destacou.
         José Raimundo explica que nessa direção, o espírita entende que Jesus não tinha corpo igual ao nosso. “Nós entendemos que Jesus tinha um corpo fluídico, ou seja, ele tomava o corpo e o deixava quando queria devido a sua evolução espiritual que domina todas as leis da terra e, por isso chamavam de milagre as coisas que ele fazia. Hoje esses fatos ainda são praticados e tem varias denominações pela ciência, a exemplo de fenômenos metapsiquicos, mediúnicos, entre outros”, explica.
         Por esse fato os espíritas não falam na morte de Jesus, eles falam sobre os efeitos terapêuticos positivos para o bem e saúde das pessoas. “Nós espíritas, durante a Páscoa, aproveitamos para refletir a mensagem de Jesus de que devemos amar o outros como a si mesmo, fazendo estudos e orações para que possamos se aprofundar nos seus ensinamentos e repassar através de nossas ações”, revelou.
          

Origem da Páscoa
A Páscoa é uma das datas comemorativas mais importantes entre as culturas ocidentais. A origem desta comemoração remonta muitos séculos atrás. O termo “Páscoa” tem uma origem religiosa que vem do latim Pascae. Na Grécia Antiga, este termo também é encontrado como Paska. Porém sua origem mais remota é entre os hebreus, onde aparece o termo Pesach, cujo significado é passagem.

Símbolos da Páscoa e seus significados:

Coelho da páscoa: simboliza a fertilidade e a esperança de vida nova. A figura do coelho está simbolicamente relacionada à esta data comemorativa, pois este animal representa a fertilidade. O coelho se reproduz rapidamente e em grandes quantidades. Entre os povos da antiguidade, a fertilidade era sinônimo de preservação da espécie e melhores condições de vida, numa época onde o índice de mortalidade era altíssimo. No Egito Antigo, por exemplo, o coelho representava o nascimento e a esperança de novas vidas. A figura do coelho da Páscoa foi trazido para a América pelos imigrantes alemães, entre o final do século XVII e início do XVIII.

Ovos de Páscoa: assim como o coelho, o simbolismo dos ovos está relacionado com uma nova vida e com a fertilidade.

Cordeiro: Moisés sacrificou um cordeiro em homenagem e agradecimento à Deus pela libertação dos hebreus da escravidão no Egito. Também simboliza, do ponto de vista cristão, Jesus Cristo, que foi crucificado para libertar os homens de seus pecados.

Sinos: são eles que anuncia nas igrejas católicas, a ressurreição de Cristo no domingo de Páscoa.

Círio Pascal: é uma vela acessa com as letras gregas "alfa" e "ômega" (início e fim). A luz da vela representa a ressurreição de Cristo.

Colomba pascal: criado na Itália é um pão doce em formato de pomba. A pomba simboliza a paz de Cristo e também a presença do Espírito Santo.

Pão e vinho: simbolizam o corpo e o sangue de Cristo. Jesus repartiu o pão e o vinho com seus discípulos na Última Ceia (Santa Ceia).

sexta-feira, 25 de março de 2016

Mercado de Eventos em João Pessoa tem como empresa âncora o Centro de Convenções

Centro de Convenções de João Pessoa

 Fausto Cassemiro, coordenador nacional do Programa SEBRAE de Encadeamento Produtivo, define o encadeamento produtivo como "uma forma dos pequenos negócios entrarem para o mercado corporativo, sejam como fornecedores ou como distribuidores. É, também, uma estratégia para aumentar a competitividade, a cooperação, a competência tecnológica e de gestão dessas organizações". A estratégia de encadeamento produtivo visa promover a inserção de pequenos negócios em cadeias de valor de grandes empresas, de forma cooperada, competitiva e diminuindo a desigualdade de produtividade entre pequenas e grandes empresas.
O Centro de Convenções é a grande empresa que movimenta toda uma cadeia de valor no mercado de eventos em João Pessoa, que vai desde empresas de montagem de stands, organizadoras de eventos, de comunicação visual, decoração, segurança,  buffet ,  serviços gráficos,  sonorização, iluminação, cenário, serviços de limpeza, serviços de recepção,  hospedagem, pacotes e serviços de receptivo,  fotografia, brindes, troféus, placas,  audiovisuais, tradução e intérprete, seguradoras, transportes de passageiros e de cargas,  comunicação, uniformes e trajes, além dos serviços temporários de recepcionistas, fotógrafos, seguranças, pessoal de limpeza, cerimonial, garçons, decoradores, pessoal de manuseio de correspondência, eletricistas, operadores de marketing, animadores e recreadores.
Segundo informações de 2015, do Convention Bureau de João Pessoa, até 2018 mais de 30 grandes eventos devem ser realizados em João Pessoa e movimentar um montante em torno de R$ 100 milhões atraindo cerca de 60 mil pessoas. Estudo "II Dimensionamento Econômico da Indústria de Eventos no Brasil - 2013", numa parceria SEBRAE Nacional e ABEOC Nacional revela que o mercado de eventos está em plena expansão e cresce em torno de 14% ao ano.
O segmento MICE (reuniões, incentivo, congressos e feiras) movimentou US$ 350 milhões na América Latina, segundo dados 2015 da ICCA. (Associação Internacional de Congressos e Convenções). Para Arnaldo Nardone, diretor da ICCA, o segmento MICE gasta cinco vezes mais que os demais turistas, porém, apesar do crescimento do mercado de eventos e de negócios, alerta para o pouco conhecimento desse segmento.
A qualificação é o caminho que mais vai contribuir para a competitividade da pequenas empresas, para o desenvolvimento sustentável, a inovação e a  expansão dos fornecedores locais.
Por outro lado, a grande empresa também terá ganhos garantidos pela maior competitividade dos fornecedores de pequeno porte com relação a preços, agilidade, flexibilidade, sustentabilidade e inovação. Pesquisa de Encadeamento Produtivo realizada pelo SEBRAE em 2014 indica que os principais impactos do relacionamento dos pequenos negócios com grandes empresas contribuiu para aumentar a qualidade do produto ou serviço, aumentar o faturamento bruto, aumentar a lucratividade e a produtividade, aumentar o número de pessoas ocupadas e diminuir o número de reclamações de clientes.
Dentre as oportunidades de qualificação que o mercado oferece para esses pequenos negócios do encadeamento produtivo do mercado de eventos em João Pessoa, temos o curso Formação de Empreendedores em Eventos, que já começa em 11 de abril. O grande legado para os participantes desse curso será o seu diferencial no mercado de eventos e de negócios, com relação à competitividade, sustentabilidade, criatividade e inovação. Mais informações: 83. 2108.1256.

Regina Medeiros Amorim
Mestre em Visão Territorial e Sustentável do Desenvolvimento,
Pós graduada em Gestão e Marketing do Turismo,
Gestora de Turismo do SEBRAE - Paraíba.



quinta-feira, 24 de março de 2016

Ocupação hoteleira na Paraíba deve atingir 90% de sua capacidade no feriadão



Na avaliação da presidente da PBTur, Ruth Avelino, a expectativa no fluxo de turistas para o feriadão da Semana Santa na Paraíba é positiva.  Conforme a executiva a ocupação hoteleira deverá atingir 90% capacidade tanto na Capital bem como no interior, “são quatro dias de folga que estimula muito o fluxo de turistas de outros Estados, principalmente os vizinhos e a nossa expectativa é bastante positiva, pois já temos municípios a exemplo de Bananeiras, Areia e Cabaceiras com suas reservas esgotadas”.
O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-PB), Inácio Júnior, também está otimista e acredita que a ocupação em João Pessoa deverá ficar em torno dos 85%. “A rede hoteleira de João Pessoa não lançou pacotes e permaneceu com os valores das diárias do mesmo período do ano anterior por conta da crise econômica que passa o nosso país, o que estava provocando uma queda nas vendas, por isso os empresários estão mantendo os mesmo valores garantindo a vinda de turistas”.
Ruth Avelino atribui essa movimentação do fluxo turístico a política de divulgação do Destino Paraíba, lembrando que nos principais feriados nacionais o Ministério do Turismo (MTur) incluiu a cidade de João Pessoa em suas análises de estimativas de fluxo de turistas na região Nordeste. “Na Semana Santa do ano passado os hotéis paraibanos tiveram uma ocupação média de 72%. Os dados comprovam os bons frutos colhidos com a campanha de mídia em revistas especializadas em Turismo, aliada à mídia espontânea que é feita gratuitamente pelos veículos de comunicação”.

Opções de lazer em diversos municípios

O feriado da Semana Santa é uma excelente oportunidade para fugir da rotina e descansar. É nesse período que hotéis e agencias de viagens apostam nos pacotes com ofertas para turistas e o litoral da Paraíba é bastante procurado, principalmente como ótimo destino para quem deseja fugir dos grandes centros urbanos. A começar pela Capital, que oferece boa infraestrutura hoteleira e variada gastronomia, o passeio pode ser iniciado nas praias, que muito embora estejam situadas em área urbana, oferecem tranqüilidade.
 No Centro da cidade o turista poderá apreciar a natureza existente no Parque Arruda Câmara (Bica) ou se preferir fazer trilhas ecológicas, poderá optar pelo Jardim Botânico Benjamin Maranhão, conhecido por Mata do Buraquinho. O roteiro pelas praias pode ser esticado até a cidade do Conde, no litoral Sul. Lá estão localizadas as praias de Coqueirinho, Tambaba (naturista), Bela e Carapibus. Ao final do dia, o turista pode conhecer a beleza da praia do Jacaré, no litoral Norte, onde acontece o famoso pôr do sol, acompanhado pelo Bolero de Ravel executado pelo músico Jurandir do Sax.
Na praia de Tabatinga, município do Conde, O Mussulo by Mantra, único resort do estado da Paraíba está com 100% de ocupação para o feriado de Semana Santa. O empreendimento, que conta com 102 bangalôs, vai oferecer uma extensa programação de lazer, principalmente para os hóspedes infantis. Os pequenos contarão com oficinas de chocolate, chegada do coelhinho, apresentação dos Mascotes Mussulo no “Mundo do chocolate”, caça aos ovos e shows de mágica.
Em Campina Grande é nesse feriado que o  Hotel Garden traz a encenação da “Paixão De Cristo”. O espetáculo será encenado no dia 25, Sexta-feira Santa, pelo grupo potiguar “Teatro de Santo Antônio do Potengi”. Com mais de 12 anos de carreira a TESAP já conta com 100 componentes e com uma grande estrutura. Para o espetáculo “A Paixão de Cristo” a companhia preparou cenários fieis que reproduzem as Muralhas de Jerusalém, iluminação de Led e efeitos pirotécnicos de alta qualidade.
 Além da apresentação o Garden oferece também uma excelente promoção para o período. O pacote custará apenas R$ 407,00, por pessoa diária, em apartamento duplo, com direito a uma refeição por dia e um passeio de charrete ou cavalo. No dia 26, sábado santo, o hotel oferecerá também música ao vivo. A programação será encerrada com um buffet especial no Domingo de Páscoa, dia 27. Informações e reservas pelo fone: (83) 3065-4133 ou reservas@gardenhotelcampina.com.
Uma Semana Santa longe do agito e perto de paisagens com milhões de anos de história. O Hotel Fazenda Pai Mateus, no município de Cabaceiras, está com uma promoção com estadias especiais para você curtir ao máximo o feriadão. O pacote de 02 (duas) diárias exclusivas para o período de 25 a 27 de março de 2016, com direito ao café da manhã e para as demais refeições servidas a la carte e cobradas à parte. Para fazer os passeios aos sítios arqueológicos/geológicos é cobrada taxa de entrada no valor de R$ 15 por pessoa para cada local visitado. Crianças de até 06 anos no apartamento com os pais tem cortesia na hospedagem.
No município de Boqueirão quem gosta do turismo religioso se deslumbra em meio à caatinga do Cariri Paraibano, onde rochedos se destacam com imagens de santos tendo como pano de fundo um céu belíssimo na Gruta de Lourdes, construída em uma propriedade privada, sendo atrativo para os romeiros no município de Boqueirão. O local revela uma história de fé e perseverança, que foi iniciada quando a filha de José Guilherme, proprietário das terras, começou a ter visões em que Nossa Senhora de Lourdes lhe aparecia dizendo que ele devia erguer um santuário naquele local. Então, José Guilherme, que já havia alcançado uma graça decidiu seguir a orientação da Santa e transformou o local na Gruta de Lourdes, que recebe toda semana grupos de orações para manter viva a fé e agradecer graças alcançadas.

quarta-feira, 23 de março de 2016

Funcionamento de serviços no feriado da Paixão de Cristo

Os bancos fecham na Sexta-feira Santa

Semana mais curta e feriado prolongado na capital paraibana em diversos serviços. Como Sexta-feira (25) da Paixão configurar feriado nacional, bancos, casas lotéricas, comércio e os shoppings fecham, voltando ao funcionamento normal no sábado. Os trens também não irão funcionar durante na sexta feira santa, e no sábado, o funcionamento será normal das 04h25 às 13h55.

Confira os horários de funcionamento de alguns serviços:

Comercio: o funcionamento das lojas fica a cargo do proprietário enquanto que os supermercados funcionam normalmente.

Balsa: Inicia a travessia de Cabedelo/Costinha às 06h00, Costinha/Cabedelo às 06h30, fazendo a última travessia do dia de Cabedelo/Costinha às 22h00 e de Costinha/Cabedelo às 22h30.

Bancos: não haverá expediente bancário nos dia 25, Sexta-feira da Paixão, voltando o atendimento ao público na segunda-feira (28). Quem tiver contas com vencimento no dia 25/03/16 podem fazer o pagamento sem multas e juros até a segunda-feira (28).

Trens: A CBTU João Pessoa informa que os trens não irão funcionar durante a Sexta-feira Santa. No sábado, o funcionamento será normal das 04h25 às 13h55.

Shoppings:

Manaíra – Fecha na sexta-feira da Paixão (25) e funciona normalmente no sábado período das 10h às 23h e no Domingo no período das 12h às 22h.

Mangabeira - Fecha na sexta-feira da Paixão (25) e funciona normalmente no sábado período das 10h às 23h e no Domingo no período das 12h às 22h.

Mag Shopping – Na Sexta-feira da Paixão as lojas funcionaram no período da 13h às 21h, Praça de Alimentação e Parque das 12h às 22h. No sábado e Domingo em funcionamento normal no período das 10h às 22h.

Tambiá – Fecha na sexta-feira da Paixão (25) e funciona normalmente no sábado período das 9h às 21h e no Domingo no período das 12h às 20h.

Sebrae – Fecha na sexta-feira da Paixão (25) e funciona normalmente no sábado período das 10h às 20h

Saúde:
Hospital Estadual de Emergência e Trauma – Avenida Orestes Lisboa, s/n – Conjunto Pedro Gondim.
Ortotrauma - Rua Agente Fiscal José Costa Duarte, s/n, Mangabeira II.
Hospital Municipal Santa Isabel - Praça Caldas Brandão, s/n, Tambiá.
Hospital Municipal Valentina - Rua Mariângela Lucena Peixoto, 274, Valentina Figueiredo
Instituto Cândida Vargas - Avenida Coremas, 865, Jaguaribe.
UPA Oceania - Avenida Flávio Ribeiro Coutinho, 70, Manaíra
UPA Valentina - Rua Estevão Lopes Galvão, s/n, Valentina Figueiredo

quarta-feira, 16 de março de 2016

Paraíba tem um cemitério de navios naufragados que podem ser vistos pelos turistas

Navio Alvarenga

Se os turistas encontram belezas inesquecíveis no litoral paraibano, há ainda roteiros que intrigam a imaginação de todos. No litoral paraibano está registrado um cemitério de navios. Isso mesmo. Mergulhadores especializados e documentos da Marinha Brasileira registrados a partir do Século XVI apontam que sinistros incluem um rol de brigues ingleses, escunas e caravelas portuguesas e espanholas, navios americanos e de outras nacionalidades, que adernaram para sempre nas praias tabajaras.

Registros sobre os locais dos sinistros marinhos:

Jacumã
Nessa praia do Litoral Sul, em profundidades que variam de 10 a 45 metros, estão afundados a escuna Jessé, de bandeira portuguesa (1574); as embarcações francesas Pierre (1582), Jumeau (1708), Chargeur D Flote (1712), o Piegge e o Marie II (1722), além dos navios americanos Shorting Star (1856) e Transit (1871). Em 1866 naufragou alí o navio inglês Queen Of The Forthe. Em outras praias próximas, existem cascos que jazem sob a água há mais de 100 anos.

Tambaú
A nove quilômetros da costa, e em profundidades que variam de 10 a 35 metros , estão naufragados os navios Ship Eriê, de bandeira americana (1873), o inglês Alice (1911) e o espanhol Alvarenga (1926). O Eriê, que naufragou após a ocorrência de um incêndio em suas máquinas, até a década de 1980 era conhecido como o “Queimado".

Cabedelo
Na Praia do Poço, em Cabedelo, estão o vapor Santa Clara (1865) e o iate Laura (1874). Na Enseada de Cabedelo naufragaram o iate português João Luiz (1674), a galera francesa Eduard (Século XIX) o vapor Non Pareil (1852), os vapores brasileiros Grão Pará (1909), Alegrette (1911) e Rodrigues Alves (1924). Na Ilha da Restinga descansam o brigue holandês Schuppe (1634), o vapor inglês Psybe (1852) e o iate norueguês Alert (1893). Na Praia de Fagundes, em Lucena, estão o vapor brasileiro Natal (1903) e o navio italiano Vanadouro (1911). A barca italiana Antonietti está encalhada em um banco de areia da Ilha de Tiriri desde 1873.

Lucena
Localizada no Litoral Norte, a turística Lucena abriga em suas águas a barca inglesa Anne Power (1868) e o vapor americano Said Bin Sultan (1871), conhecido até a década de 1990 como “Vanuária”, uma menção à mulher que morreu afogada ao tentar resgatar peças nos destroços. Mais à frente, na Barra de Mamanguape, as águas tragaram o brigue brasileiro Simpatia (1916). Em Baía da Traição é visto sob águas claras o navio brasileiro Elias.

Imprensa PBTur
Foto Ary Amarante

domingo, 13 de março de 2016

Os Caminhos da Paixão



A“Paixão de Cristo” maior espetáculo ao ar livre na Paraíba é contada há 42 anos pelo Teatro Padre Matheus no município de Pilões


         Conhecida como a “Novíssima Jerusalém”, o município de Pilões realiza há 43 anos o maior espetáculo ao ar livre da Paraíba. A “Paixão de Cristo” contada pelo Teatro Padre Matheus, em praça publica, ao ar livre, no largo da matriz do Sagrado Coração de Jesus, será realizado na Sexta Feira Santa (25), ao cair da noite, levando os personagens bíblicos saltam das linhas do livro sagrado, levando uma multidão a participar das cenas, revivendo a história de Jesus.
         Com mais 80 atores amadores e cerca de 100 figurantes o espetáculo é uma realização da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus e Associação dos Moradores e Amigos de Pilões, e trata com muita emoção a contação da história de Jesus usando como palco o topo dos 54 degraus das escadarias da paróquia da cidade. A peça é dirigida por Hermes Castro, e apenas artistas da terra participam da encenação teatral que é uma das principais atividades culturais do município.
         A expectativa dos organizadores é de que mais de quarenta mil pessoas que chegam do interior da Paraíba e de outros Estados, inclusive do sul do país, levando-se em consideração que o Espetáculo da Paixão de Cristo de Pilões, tornou-se conhecido internacionalmente. Em única apresentação com cenas emocionantes e de rara beleza, o espetáculo vem atraindo ao longo dos anos, um público cativo e fiel variado entre adultos, jovens e crianças para reviverem cenas emocionantes sobre a peregrinação de Jesus.

O Teatro:
O Grupo Teatral Padre Matheus foi criado em 1974, pelo pároco da cidade de Pilões, daí a homenagem do grupo ao seu nome, holandês que veio para comunidade plantar o bem e promover a qualidade de vida das pessoas. No início dirigido pelo próprio Padre Matheus, depois pôr Rosenilda Marques da Silva, Francisco Cleanto de Castro, Wilson Belmino Marques da Silva, Francisco Flor de Souza hoje dirigido pelo Hermes Augusto de Castro, integrante do Teatro desde a sua fundação, vem desenvolvendo um trabalho de extensão cultural e religiosa, contribuindo para a preservação dos valores culturais da terra num gesto de amor de devoção de seus participantes que sem nenhuma paga garantem o maior espetáculo ao ar livre da Paraíba “Novíssima Jerusalém “em Pilões”.

Como chegar a Pilões:
Saindo de João Pessoa há duas maneiras de se chegar à cidade de Pilões, (120 Km) “Novíssima Jerusalém”: Pela Br-230 rodovia pavimentada 42 km chega em café do vento (posto Policial rodoviário que fica entre João Pessoa e Campina Grande) deixa a Br e segue à direita com direção ao Brejo Paraibano, passando pelas cidades de Sapé -  Mari – Guarabira –saindo em direção a  Cuitegí segue o  asfalto  10 km chega a Pilões no Largo da Matriz o espetáculo acontece. A Outra é também asfaltada pela Br 230 com destino a Campina Grande, via Juarez Távora-Alagoa Grande – Areia 20 km para Pilões.

Por Teresa Duarte
Fotos Divulgação

sábado, 12 de março de 2016

Roteiro de lua de mel na Podere Felceto



Podere Felceto esta localizada no coração do Chianti clássico, entre Siena e Florença, um cenário perfeito para lua de mel. Um dos diferenciais da villa é o Agriturismo – uma nova forma de hospedagem que alia o conforto de hotel, com o espaço, a privacidade e a liberdade do lar, doce lar. Muito difundida na Itália, essa forma de hospedagem oferece ao turista a oportunidade de conhecer a cultura italiana e viver como legitimo toscano, experimentando a autêntica vida dos moradores locais, participando de atividade do campo, como a colheitas de azeitonas.
Além de todo conforto, os hóspedes podem explorar a cultura local conhecendo mercados da região, consumindo ingredientes da culinária toscana, e se arriscando no preparo de pratos típicos. Outro diferencial da villa está o fato de que a propriedade é também produtora de azeite extravirgem orgânico. Existem cinco hectares e mais de mil plantas usadas na fabricação do azeite. No final de novembro e início de dezembro, os hóspedes podem participar da colheita das azeitonas e da chamada “spremitura”, quando os frutos são prensados no “frantoio”. Para chegar ao “extra vergine d’oliva”, as olivas passam pelo processo apenas uma vez. É uma experiência inesquecível!
A villa de Podere Felceto conta com três propriedades, a casa principal possui 450 m2 de área construída, cercada por um imenso olival e por vinhedos, com um bosque cortado por uma estrada original do Império Romano. Da Villa, tem-se uma bela vista do Rio Pesa, as suaves colinas toscanas e os ciprestes, que caracterizam a paisagem do Chianti. A casa foi totalmente reformada, de modo a acomodar confortavelmente até 13 pessoas, e é decorada com móveis típicos da região. O principal espetáculo é o pôr-do-sol, que pode ser admirado da piscina, dos terraços da varanda, ou de baixo da parreira.
Os dois andares da casa têm acessos independentes, e podem ser alugados separadamente em algumas épocas do ano. Além disso, a Villa conta também com o Cottage, aconchegante chalé situado a 10 metros da casa principal, com 22 m2, com total privacidade e que instala confortavelmente um casal, e o Fienile, que abriga até cinco pessoas em três quartos, com banheiros privativos, uma cozinha e um jardim exclusivo de onde se pode apreciar um fim de tarde privilegiado, com um bom vinho do Chianti. Podere Felceto conta com cozinha equipada, roupa de cama, mesa e banho, calefação, piscina ecológica, salão com mesa de bilhar, TV e telefone. Oferece também os menus especiais toscanos, deliciosas refeições caseiras preparadas com ingredientes frescos e de primeira qualidade, acompanhadas com o azeite produzido no local pela família Del Mastio.
 Os menus trazem pratos tradicionais da culinária toscana, preparados pelo cuocco Jacopo, chef conceituado na região. Villa Podere Felceto, a sua casa na Toscana, fica a menos de 3 Km de Panzano in Chianti, a 30 Km de Florença e a cerca de 40 Km de Siena, em um ponto do Chianti onde a natureza se mantém intacta. Aves, faisões, javalis  e cervos podem ser vistos com frequência.  Na região, são indicados caminhadas ou passeios de bicicletas pelas antigas estradas romanas e etruscas, com suas plantações de girassóis, oliveiras e vinícolas. Completam o passeio, as visitas a castelos e igrejas medievais, tours pelos mercados das praças Greve e Panzano, além do roteiro gastronômico de Baco. A Villa tem um site em português, onde você pode encontrar mais informações www.casanatoscana.com.br

Assessoria Cartaz

sexta-feira, 11 de março de 2016

Os parques oferecem atrações para quem curte passeios radicais, para quem prefere exercitar a mente e até para fãs de viagens espaciais!



Todo destino turístico possui opções para quem quer fugir dos passeios tradicionais e, em Orlando, o Fun Spot América, WonderWorks e o NASA Kennedy Space Center são as atrações ideais. Os parques reúnem diversão para toda família e para todos os gostos: para quem curte passeios radicais, para quem prefere exercitar a mente e até para fãs de viagens espaciais!
O Fun Spot América possui dois parques: o Fun Spot Orlando, localizado na International Drive, no coração da cidade e, o Fun Spot Kissimmee, que fica em Kissimmee. Com o ticket para um dia, é possível optar por um deles, na data que for mais conveniente. Os parques não cobram entrada para quem vai não brincar nas atrações, ou seja, é perfeito para família que precisa de um passeio para todos os gostos, e bolsos. O estacionamento também é gratuito.
O Fun Spot Orlando possui duas montanhas-russas novas, quatro pistas de Kart com circuitos diferentes, todas patenteadas, e uma SkyCoaster com 76 metros de altura que simula sky-diving e voo de asa-delta. O parque, que fica a três quilômetros do Universal Studios, oferece também área de recreação para os pequenos. A outra opção, o Fun Spot Kissimmee, traz atrações para as crianças, entre elas: Bumper Kars Boats, Carousel, Tilt-A-Whirl e Fun Slide.
  Além disso, possui também sua própria SkyCoaster com mais de 90 metros de altura e mais: Kart e Rockstar Coaster. O Fun Spot Kissimmee fica no West Irlo Bronson Highway, a cinco quilômetros da entrada principal da Disney. O ingresso para as SkyCoasters – cada parque possui a sua – é adquirido separadamente, no próprio local. Assim como ingressos com para arcade games e alimentação.
Para quem quer exercitar a mente, o WonderWorks é a opção perfeita! São mais de 100 exposições interativas, para visitantes de todas as idades. Um dos destaques é o túnel de inversão que deixa os visitantes de cabeça para baixo. Quem chega por lá, é convidado a entender, prever e controlar os fenômenos que vivencia. A história do local guarda uma trama envolvente sobre um experimento ultra-secreto que deu errado, sobre o poder de um homem tornado, o Gigante de Vórtice, que fez com que o laboratório viajasse por quilômetros e aterrissasse de ponta cabeça.
O parque promete experiências únicas para quem curte ficção e suspense. A imaginação vai a mil com a água que viaja do chão até o teto, um terremoto que mede 5.3 na escala de Richter, bolhas gigantes e um jogo desafiador baseado na tecnologia EEG, no qual os jogadores usam uma tiara com eletrodos para relaxar a mente e usar ondas cerebrais para passar a bola para o lado oposto. O WonderWorks está localizado na International Drive e fica aberto diariamente. A visitação tem duração aproximada de três horas.
A apenas uma hora de Orlando, em uma ilha entre Jacksonville e Miami, o NASA Kennedy Space Center, pertencente à NASA, divide com os visitantes o dia a dia de um astronauta de verdade: subir a bordo das réplicas de Mercury, Gemini e Apollo e ver os monstruosos 111 metros do foguete Saturn V moon rocket, o foguete mais poderoso já construído, ser lançado em um ônibus espacial e até mesmo conhecer um pedacinho de Marte. No Atlantis, dá para se sentir no espaço: a atração permite que se suba a 10 metros de altura e sinta uma rotação de até 43 graus enquanto histórias sobre o programa espacial são narradas. São mais de 60 exibições interativas e simuladores que proporcionam experiências inesquecíveis.
A Parques e Ingressos, revendedora oficial de tickets para parques e atrações turísticas nos EUA, Inglaterra, Emirados Árabes Unidos e França, possui uma série de pacotes para quem quer conhecer essas atrações. Vale ressaltar que a Parques e Ingressos oferece valores especiais para o NASA Kennedy Space Center e, além disso, os ingressos têm validade de um ano, ou seja, não é necessário agendar o passeio no ato da compra.

Sobre Parques e Ingressos – A Parques e Ingressos, que pertence ao grupo ATD Travel Services,  é uma empresa de pré-venda online de tickets para parques de diversão e atrações turísticas nos Estados Unidos, Inglaterra, Emirados Árabes Unidos e França. Além da compra direta pelo website, o atendimento da Parques e Ingressos também é feito via telefone, por e-mail (atendimento@parques-e-ingressos.com.br) ou webchat. A empresa mantém atendimento para todo o Brasil e aceita pagamento com cartão de crédito. Para mais informações, acesse http://www.parques-e-ingressos.com.br/.

Sobre ATD Travel Services LTD – Fundado em 2002 e sediado em Londres, Inglaterra, o Grupo ATD Travel Services mantém escritórios na Irlanda e Alemanha e se consolidou como o maior fornecedor europeu de ingressos para atrações turísticas e parques temáticos nos Estados Unidos. A empresa já atendeu mais de três milhões de clientes e conquistou importantes prêmios no setor do E-Commerce de Turismo, incluindo o British Travel Awards e Travolution Awards nas categorias de Melhor fornecedor de ingressos e Melhor website para comprar atrações. Para mais informações, visite: http://www.atdtravelservices.co.uk/

Assessoria Parques e Ingressos