domingo, 13 de março de 2016

Os Caminhos da Paixão



A“Paixão de Cristo” maior espetáculo ao ar livre na Paraíba é contada há 42 anos pelo Teatro Padre Matheus no município de Pilões


         Conhecida como a “Novíssima Jerusalém”, o município de Pilões realiza há 43 anos o maior espetáculo ao ar livre da Paraíba. A “Paixão de Cristo” contada pelo Teatro Padre Matheus, em praça publica, ao ar livre, no largo da matriz do Sagrado Coração de Jesus, será realizado na Sexta Feira Santa (25), ao cair da noite, levando os personagens bíblicos saltam das linhas do livro sagrado, levando uma multidão a participar das cenas, revivendo a história de Jesus.
         Com mais 80 atores amadores e cerca de 100 figurantes o espetáculo é uma realização da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus e Associação dos Moradores e Amigos de Pilões, e trata com muita emoção a contação da história de Jesus usando como palco o topo dos 54 degraus das escadarias da paróquia da cidade. A peça é dirigida por Hermes Castro, e apenas artistas da terra participam da encenação teatral que é uma das principais atividades culturais do município.
         A expectativa dos organizadores é de que mais de quarenta mil pessoas que chegam do interior da Paraíba e de outros Estados, inclusive do sul do país, levando-se em consideração que o Espetáculo da Paixão de Cristo de Pilões, tornou-se conhecido internacionalmente. Em única apresentação com cenas emocionantes e de rara beleza, o espetáculo vem atraindo ao longo dos anos, um público cativo e fiel variado entre adultos, jovens e crianças para reviverem cenas emocionantes sobre a peregrinação de Jesus.

O Teatro:
O Grupo Teatral Padre Matheus foi criado em 1974, pelo pároco da cidade de Pilões, daí a homenagem do grupo ao seu nome, holandês que veio para comunidade plantar o bem e promover a qualidade de vida das pessoas. No início dirigido pelo próprio Padre Matheus, depois pôr Rosenilda Marques da Silva, Francisco Cleanto de Castro, Wilson Belmino Marques da Silva, Francisco Flor de Souza hoje dirigido pelo Hermes Augusto de Castro, integrante do Teatro desde a sua fundação, vem desenvolvendo um trabalho de extensão cultural e religiosa, contribuindo para a preservação dos valores culturais da terra num gesto de amor de devoção de seus participantes que sem nenhuma paga garantem o maior espetáculo ao ar livre da Paraíba “Novíssima Jerusalém “em Pilões”.

Como chegar a Pilões:
Saindo de João Pessoa há duas maneiras de se chegar à cidade de Pilões, (120 Km) “Novíssima Jerusalém”: Pela Br-230 rodovia pavimentada 42 km chega em café do vento (posto Policial rodoviário que fica entre João Pessoa e Campina Grande) deixa a Br e segue à direita com direção ao Brejo Paraibano, passando pelas cidades de Sapé -  Mari – Guarabira –saindo em direção a  Cuitegí segue o  asfalto  10 km chega a Pilões no Largo da Matriz o espetáculo acontece. A Outra é também asfaltada pela Br 230 com destino a Campina Grande, via Juarez Távora-Alagoa Grande – Areia 20 km para Pilões.

Por Teresa Duarte
Fotos Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário