segunda-feira, 28 de março de 2016

Paraíba e Rio Grande do Norte integrados por meio do Circuito de Aventura



Por Regina Amorim

O perfil do turista vem mudando e, com isso, surgem novas motivações de viagens e expectativas que precisam ser atendidas.

São desejos da demanda por destinos, eventos e roteiros com base no perfil do turista de aventura, portanto, um novo posicionamento no mercado para as viagens de curta duração, com mais ofertas para os que curtem emoções, atividades recreativas e de riscos controlados, na natureza.

Torna-se necessário diversificar e interiorizar o turismo na região Nordeste do Brasil, com o objetivo de promover o aumento do consumo dos produtos turísticos no mercado nacional, contribuindo, efetivamente, para melhorar a integração entre os Estados vizinhos e a consolidação de novas modalidades turísticas, além do turismo de Sol e Mar.

“Turismo de Aventura compreende os movimentos turísticos decorrentes da prática de atividades de aventura de caráter recreativo e não competitivo”. Essa é a definição do Ministério do Turismo.

A diversidade de práticas de Turismo de Aventura, possibilita atividades na terra, na água e no ar, dependendo da habilidade e da motivação do turista.

Segundo dados da ABETA/2010, o Nordeste é a região brasileira mais procurada pelos turistas de aventura, com 32% de preferência. O turista de aventura se preocupa em preservar o destino visitado. Ele viaja em diversas épocas do ano, está interessado em conhecer a cultura local e gasta um pouco mais que o turista de lazer.

A realização de eventos no cenário dos esportes de aventura, contribuem para a interiorização do turismo, a ocupação dos meios de hospedagem e a comercialização de serviços de alimentação, o conhecimento da cultura local, através de experiências com a comunidade e a consolidação de novos destinos de turismo de aventura.

É como esse propósito que os Estados de Paraíba e Rio Grande do Norte estarão unidos e integrados na realização do Circuito Rural de Aventura, envolvendo quatro municípios de cada Estado, e três modalidades esportivas, durante oito finais de semana. O evento é  resultado do Fórum de Turismo do RN, realizado nos dias 17 e 18 de março, no Centro de Convenções, em Natal – RN.

O Circuito Rural de Aventura – PB e RN tem como objetivo integrar e ampliar mais ainda o fluxo turístico entre a Paraíba e o Rio Grande do Norte, envolvendo as agências de turismo, os grupos de bike, de caminhada e de 4 x 4, as suas famílias e amigos, numa grande celebração dos esportes ao ar livre.

É possível que o resultado desse evento esportivo certamente dê mais visibilidade ao potencial de turismo de aventura que tem na região Nordeste, e que passe a ser um roteiro integrado entre Paraíba e Rio Grande do Norte, para os amantes do ecoturismo, e do turismo de aventura.

O evento está previsto para iniciar em 06 de agosto e finalizar em 05 de novembro/2016, sendo um final de semana, a cada 15 dias e alternando os municípios da Paraíba e do Rio Grande do Norte.

Toda a preparação técnica para a realização desse evento está sendo providenciada para que os  destinos que sediarão o evento estejam  qualificados. Entre os dias 25 a 27 de abril SEBRAE/RN estará realizando o curso “Gestão de Riscos no Turismo de Aventura”. Logo em seguida o SEBRAE/PB também estará disponibilizando esse conhecimento, que fará parte do alinhamento das informações necessárias para que o evento tenha a segurança necessária.

O projeto também está sendo elaborado por empresários da área de eventos dos esportes de aventura, para as possíveis negociações entre os municípios, governos e patrocinadores. Os grupos de bike, caminhadas e 4 x 4 interessados em participar do Circuito de Aventura PB e RN, já podem agendar e buscar mais informações, que em breve estarão disponíveis em redes sociais.

Regina Medeiros Amorim
Mestre em Visão Territorial e Sustentável do Desenvolvimento, Pós graduada em Gestão e Marketing do Turismo, Gestora de Turismo do SEBRAE – Paraíba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário