Artesanato
brasileiro motiva a vinda de 20% dos turistas espanhóis, diz revista
A
Espanha está de olho no artesanato brasileiro. É o que apontou a publicação
espanhola Expreso - Diario de Viajes y Turismo, em sua última edição. A
revista, que destaca o melhor do turismo internacional há mais de 20 anos,
garante que a cultura brasileira, principalmente por meio do artesanato, é
fator motivador para as viagens dos espanhóis ao Brasil, ficando atrás somente
do segmento Sol e Praia e Ecoturismo. “Especificamente, 19,4% (dos espanhóis)
viajou para o Brasil em 2014, por esta razão”, destaca a Expreso.
“A
arte e a cultura de um povo são os seus maiores bens, e o incentivo a essa
produção artesanal impulsiona as economias de base local”, afirma Gilson Lira,
presidente substituto da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo). Segundo
ele, a Embratur investe, constantemente, nesse segmento como fator diferencial
no mercado turístico mundial no Brasil.
Ao
destacar isoladamente cada região do Brasil, a publicação conta que, “de norte
a sul do País, o artesanato brasileiro tem características diferentes, cada um
com influências e matérias-primas próprias de cada região. As pessoas são
criativas [...] e comercializam seus produtos em diferentes áreas, tais como
feiras, mercados ou ofício”. A revista informa ainda que, com a venda de suas
criações para os turistas, os artesãos impulsionam a economia local, gerando
emprego e renda não só para sua família, mas para toda a comunidade.
De
acordo com a mestre em Avaliação de Políticas Públicas, Maria Edny Silva Lemos,
o artesanato tem apresentado ritmo de expansão acelerado, constituindo-se como
uma atividade econômica com grande potencial. “Atualmente, 10 milhões de
artesãos movimentam a economia local. Por isso, trabalhamos para aperfeiçoar a
difusão da cultura como uma ferramenta de promoção do País no exterior”,
enfatiza Lira. Nas feiras internacionais, em parceria com os estados, o
artesanato brasileiro é amplamente divulgado, e também comercializado. “Além
disso, importantes parcerias são firmadas nessas feiras”, informa.
Lei regulariza a
profissão
Em
19 de março deste ano, Dia Mundial do Artesão, esses profissionais tiveram um
motivo a mais para comemorar. Foi a primeira celebração da data após a
regulamentação da profissão, em 22 de outubro de 2015. A lei 13.180, estabelece
diretrizes para as políticas públicas de fomento à profissão, além de oferecer
o direito à carteira nacional do artesão, linhas de crédito e qualificação.
Parcerias com a
Espanha
Os
espanhóis são o 6º maior emissor de turistas europeus para o Brasil, conforme o
Anuário Estatístico de Turismo do Ministério do Turismo. Em 2014, 166.759
visitantes deste País estiveram em terras brasileiras. A Embratur efetuou,
neste 1º trimestre de 2016, importantes ações para potencializar este mercado.
Dentre elas, estão: capacitação para 1.000 agentes de viagens espanhóis,
parcerias com o trade, encontros bilaterais com o governo espanhol e reunião
com representantes da OMT (Organização Mundial do Turismo) durante a maior
feira de turismo da Espanha, a Fitur. De olho na Olimpíada e Paralimpíada
Foi
inaugurado no dia 10 de março, na Praça Tiradentes, no Rio de Janeiro, o Centro
Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB). De olho na Olimpíada e
Paralimpíada Rio 2016, o objetivo do Sebrae foi ter um espaço para servir de
vitrine da produção de qualidade da arte popular brasileira e como local de
treinamento e qualificação dos empreendedores do setor.
Ascom Embratur
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