sábado, 17 de setembro de 2016

Princesa Isabel promove Festa da Mandioca


Evento ocorre há mais dez anos, promovendo a cultura da mandioca. Produção gera renda e sustento de cerca de 50 produtores da região

Em bolos, coxinhas, pés-de-moleque, sorvetes, sequilhos, beijus, tapiocas, fritas e outros derivados, a mandioca está presente nos atrativos pratos do Sertão paraibano. Além da farinha de mandioca, outras iguarias que aguçam o paladar nesse variado cardápio estão sendo degustadas durante a 14ª Festa da Mandioca. O evento foi iniciado ontem e acontece até este domingo na comunidade Lagoa de São João, na cidade de Princesa Isabel.

A Festa da Mandioca destaca a produção do alimento na região do Sertão paraibano. Durante o evento, o Sebrae vai promover orientações técnicas aos produtores, através de clínicas tecnológicas, palestras e cursos para o melhoramento da produção. “Hoje, o Sebrae apoia os produtores nos municípios de Princesa Isabel e Tavares. Mas a atividade da mandiocultura é assistida desde 2003, na organização das associações, na troca de informações e de experiências exitosas, incentivando a participação dessas comunidades, e levando caravanas de vários municípios ao evento. Vale destacar a participação dos produtores nas capacitações e visitas técnicas, aprimorando cada vez mais a cultura da mandioca e as atividades do campo”, disse o analista do Sebrae, Ferdinando Félix.

Como principais resultados da parceria com o Sebrae, o grupo de produtores conseguiu aumento da produtividade, crescimento da renda e modernização de algumas casas de farinha. O mercado da mandioca na região de Princesa Isabel está permitindo às famílias se manterem apenas com o cultivo, mesmo na estiagem.

Conforme o presidente da Associação Comunitária dos Pequenos Produtores de Lagoa de São João, Audecy Nunes, a produção de mandioca continua sustentando a maior parte das famílias sertanejas. A produção atual chega a 180 sacas de farinha por semana, que é o produto mais extraído pelos produtores da cidade, gerando R$ 36 mil. Após o pagamento de despesas, o lucro é dividido entre 80 produtores. “Tem semana que tem 100 pessoas trabalhando nas casas de farinha. A produção está se mantendo, mas em 2013 foi a melhor, com 240 sacas por semana”, concluiu.

Programação

Sábado (17)
8h – Continuação da Feira;
14h – Torneio de Futebol de Campo;
14h30 – Palestra: “Criatividade na Produção Associada ao Turismo”;
15h30 – Palestra: “Bovinocultura Leiteira como Alternativa pro Semiárido Paraibano”;
16h30 – Palestra: “Garantia Safra”, com representante da Emater Paraíba;
16h – Atendimento ao Produtor Rural – Emater e Sebrae Paraíba;
19h – Apresentações de grupos culturais de danças regionais;
20h – Escolha da Princesa e Rainha da Festa;
22h – Apresentações musicais.

Domingo (18)
8h – Continuação da Feira;
8h30 – Cavalgada;
9h30 – Passeio Ciclístico;
16h - Apresentações de grupos culturais de danças regionais;
17h – Entrega de certificados aos participantes dos cursos;
17h30 – Apresentações musicais;
21h – Encerramento.

Assessoria Sebrae-PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário