quinta-feira, 4 de maio de 2017

Rota dos ateliês passou pelo município de Areia

Zé Pituca ministrando oficina

Por Teresa Duarte

Muitas de suas esculturas em argila, moldadas em suas mãos são inspiradas em figuras humanas. Esse é o resultado do trabalho de Zé Pituca, um escultor do município de Areia, que foi o grande homenageado pela curadora Roseli Garcia, na coletiva "Frutos da Paixão", uma coletânea de 18 artistas renomados, fruto do projeto “Rota dos ateliês e galerias de arte”, promovido pela Galeria Gamela em parceria com o Sebrae-PB.
Foi ao município de Areia em um fampress realizado pela gestora de turismo do Sebrae-PB, Regina Amorim. A exposição, que acontece paralelamente na Galeria Gamela, em João Pessoa, ficou no Hotel Triunfo, no município de Areia, nos dias 27 e 28 últimos, em comemoração ao aniversário de nascimento de Pedro Américo. Um dos mais famosos artistas de sua época, Pedro Américo nasceu em Areia no dia 29 de abril de 1843 e, se estivesse vivo completaria 174 anos de idade.

Durante os dois dias de realização da coletiva o escultor Zé Pituca, ministrou oficina de cerâmica para estudantes e turistas na mostra que reuniu pinturas, xilogravuras e objetos de artes visuais. Foi com sua sensibilidade pela arte que o trabalho do Zé Pituca despertou o interesse da curadora Roseli Garcia. Ela conta que teve oportunidade de ver um trabalho do artista e ficou encantada.
“Estive no município de Areia e fiquei encantada com a peça do escultor Zé Pituca, então, nada mais justo do que homenageá-lo como forma de reconhecimento e valorização a um trabalho que formas lindas peças com perfeição a partir do barro”, explicou. Conforme ela em breve, Zé Pituca estará expondo suas peças na Galeria Gamela em João Pessoa. Também estavam presentes na coletânea os artistas Alberto Lacet, Josenildo Suassuna, Wilson Figueiredo, Fred Svendsen e Célia Goadem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário