sábado, 9 de janeiro de 2016

O Turismo Rural na Paraíba superando a Crise Econômica

Entrevistando Regina Amorim, gestora de turismo do Sebrae-PB

O turismo rural vem despontando na Paraíba é já é apontado como uma nova forma para promover o desenvolvimento sustentável, no momento de crise política e econômica do país. Na visão de empresários, de investidores de segmentos e de gestores municipais, o turismo rural está em plena ascendência no Estado, podendo ser aliado ao sol e mar, tornando-se a principal fonte de renda, do litoral ao sertão.
O Presidente da Federação do Comércio da Paraíba, Marcone Medeiros, defende que o turismo se tornou a válvula de escape para a economia paraibana, nesse período de crise política e econômica. Em sua opinião, o turismo é uma atividade que gera emprego, renda e mais impostos e, sem  as atividades relacionadas ao  segmento, os paraibanos teriam sentido um impacto financeiro muito maior.
 “Não tenho duvida de que o turismo é a grande vocação econômica e nós não sofremos mais com a crise graças ao crescimento das empresas que atuam no segmento”, disse. O secretario de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico, Laplace Guedes, também defende o  segmento, como forma de convivência com a crise, e acredita que a Paraíba está vivendo o grande momento no turismo rural, destacando o empenho do governo, na área.
 Para tanto, o governo do Estado vem se empenhando no aproveitamento da oportunidade, investindo nos talentos com capacidade empreendedora existentes nos municípios, para promover o desenvolvimento por meio de parceria com as políticas publicas, em prol do turismo de sustentabilidade. “Não tenho dúvida de que o turismo rural está em plena ascendência em nosso Estado”, disse. Conforme o Secretário, o empenho do Sebrae-PB no trabalho de  vivência e experiência está formando verdadeiros atrativos turísticos para os municípios.
“Esse é o momento para fazer uma conciliação entre o turismo de eventos e negócios com o turismo rural porque  o turista sempre estende a sua permanência na Capital, além de ser um grande gastador. Portanto, nós  precisamos apenas fazer um link entre o turismo rural e esses dias a mais  de que esse turista  dispõe. A proposta, conforme a gestora de turismo do Sebrae-PB, Regina Amorim, é alinhar o conhecimento com os gestores públicos municipais numa perspectiva de uma nova visão de desenvolvimento territorial e de gestão pública inovadora,   por meio de projetos com propósitos comuns.
“O que faz as comunidades avançarem são os projetos inspiradores em sonhos da comunidade, com propósitos comuns; e isso nós estamos conseguindo repassar para todos os gestores públicos que guardam uma interdependência maior com o turismo de experiência que estamos  desenvolvendo nos municípios”, comentou. De acordo com Regina, o trabalho realizado já rende frutos. “Nós já estamos percebendo mudanças de atitudes entre os gestores e a população e isso é muito importante porque cada um tem um papel a desempenhar, em sintonia com projetos coletivos e inovadores que tragam o desenvolvimento territorial de todas as atividades econômicas possíveis, que gerem emprego, renda e novos negócios econômicos no Município.”

Por Teresa Duarte
Foto: Edson Matos

Nenhum comentário:

Postar um comentário