sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

O turista é reflexo da comunidade que o recebe

Passeio rural no veiculo Pau de Arara 

Na Paraíba, o turismo de experiência possibilita uma verdadeira imersão do turista na comunidade local, daí a importância de todos os empreendedores se conhecerem e estar integrados em redes, conectados, se relacionando com as estruturas públicas e privadas locais. A base do turismo sustentável é o desenvolvimento endógeno, com a sua capacidade de inovar localmente, cujo empreendedorismo não é um receptor passivo das estratégias de grandes empresas que se implantam no território.
Daí a importância das políticas públicas voltadas para o turismo, pois é uma atividade econômica de grande importância para o desenvolvimento dos municípios, apresentando várias oportunidades locais, quando bem planejado. O contrário acontece, quando não existe planejamento, pois os riscos e impactos negativos podem destruir o bem estar da comunidade local.No cenário atual é preciso perceber que o perfil do turista mudou.  Existe uma nova demanda interessada não só em lazer, mas em conhecimento, em patrimônio natural e cultural e em meio ambiente preservado. Turistas buscam o diferente, o que não conhecem, os traços culturais e a paisagem natural do lugar.
Por do sol na praia do Jacaré
O turismo de sol e mar é a modalidade mais atrativa, pois atende grandes massas, porém pode trazer consequências críticas para o destino. Alguns turistas buscam a ruralidade, pois se interessam por produtos associados ao meio rural, que são: natureza, cultura popular autêntica, os saberes e fazeres do lugar, diferentes da forma de vida urbana. A qualidade de vida das comunidades precisa ser considerada no planejamento do turismo, por isso é tão necessário o planejamento e a gestão dos destinos turísticos. "Se é bom pra comunidade é bom para o turista". O turismo sustentável respeita a identidade cultural e preserva o ambiente natural das comunidades locais.
A percepção do turista quando ele visita um lugar, depende de vários comportamentos da comunidade receptiva, ou seja: a educação da população local com relação ao destino do seu lixo, da preservação e valorização do patrimônio histórico, cultural e ambiental, a qualidade dos serviços oferecidos, a qualificação dos prestadores desses serviços. Quem primeiro tem que por em prática é quem vive no lugar, 365 dias por ano. Se a população é educada, tem bons costumes, o turista vai seguir esse exemplo. Caso contrário, também é verdadeiro.
Quanto mais qualificado os produtos e serviços de um município turístico, mais atrai turistas com poder aquisitivo melhor e que buscam partilhar de experiências autênticas da população local, através da integração com a comunidade. É preciso criar uma nova imagem de comunidade unida e com os mesmos interesses, que participe da elaboração de políticas públicas que contribuam para as prioridades de educação, segurança e projetos que consolidem uma oferta turística de qualidade que favoreça a economia local, a geração de emprego e renda para essa comunidade local, e de combate à exclusão social.
Para os gestores públicos de destinos turísticos, fica a dica: Contrate uma equipe com especialistas em gestão do turismo, gestão de marketing de destino turístico, especialista em gestão ambiental, gestão da cultura, do patrimônio histórico e acompanhe os resultados positivos. Chega de brincar com a galinha dos ovos de ouro e deixá-la em segundo plano. Para os empresários do turismo, treine permanentemente a sua equipe de funcionários ou colaboradores internos e crie estratégias de ouvir o cliente, pois um cliente insatisfeito, pode acabar com o seu negócio e você ser o último a saber. Tenha o olhar de águia para enxergar tudo que não está funcionando de forma adequada no seu município. O compromisso é de todos!
Café na Varanda no município de Pilõe
Para a comunidade local, pense o que você faz para receber alguém na sua casa... ou como você gostaria de ser recebido no lugar que você escolheu para ser turista... A população local não pode ser conivente com o lixo a céu aberto, com o mal atendimento nos estabelecimentos comerciais e de serviços, com o abandono e a não conservação do patrimônio histórico de seu município. É preciso exigir segurança pública, abastecimento de água, saúde preventiva, a abertura das igrejas e dos museus no horário comercial e ter gestores comprometidos com esses propósitos.
No projeto de um município turístico sustentável é prioridade a elaboração, execução e acompanhamento do planejamento estratégico, com a participação de empresários, gestores públicos e representantes da comunidade local. É importante priorizar projetos que fortaleçam a proteção ambiental e o desenvolvimento sustentável. A elaboração do inventário turístico, a execução de uma política pública local de "educação para o turismo sustentável", nas escolas, corredores turísticos e nos empreendimentos turísticos.
A cooperação público-privada será a grande estratégia para fazer acontecer a tão desejada qualidade de vida da população local e dos turistas que visitam o lugar. Um destino turístico criativo, inovador e sustentável, precisa estar em constante processo de melhoria do produto turístico e da criação de novos produtos, com a qualidade desejada e adequados à necessidade da demanda. Muito importante sensibilizar a população e os atores locais para a consolidação de uma cultura turística de qualidade, bem como a efetivação dos serviços públicos, afinal o turista é reflexo da sociedade que o recebe.

Regina Medeiros Amorim
Mestre em Visão Territorial e Sustentável do Desenvolvimento,
Pós graduada em Gestão e Marketing do Turismo,
Gestora de Turismo do SEBRAE - Paraíba.
Foto Teresa Duarte






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