quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Doze dicas para economizar em viagens

Praia do Jacaré em Cabedelo-Paraíba

 Planejar uma viagem com antecedência e pesquisar os melhores preços pode render uma boa economia Antes de decidir para onde vai viajar, é comum as pessoas pesquisarem os preços das passagens e dos hotéis. Mas um bom planejamento deve incluir também a certeza sobre o total de quanto vai gastar no destino pretendido. “Até mesmo antes de escolher o itinerário, vale pesquisar o custo de vida dos lugares pretendidos. Quem não quer gastar muito deve priorizar lugares que oferecem opções de alimentação, transporte e estadia mais acessíveis”, afirma o professor de finanças da Fundação Getulio Vargas - FGV, Luiz Eduardo Franco de Abreu.
         Escolhido o roteiro, o primeiro passo é a passagem. Vale a pena acompanhar sites que informam promoções de passagens, conferir os pontos e milhas acumulados no cartão de crédito e viajar na terça ou quarta-feira, pois as passagens são oferecidas com preços menores. E, se tiver paciência, aconselho voo com conexão”, ensina. O cartão de crédito também é um bom aliado quando oferece algum tipo de seguro para viagem, aluguel de carros ou outro benefício que normalmente são dados a quem compra as passagens com ele. “Alguns permitem emitir o Certificado de Schengen, obrigatório para a Europa, que exige uma Assistência Seguro Viagem com cobertura mínima de € 30.000 para garantir a execução do auxílio médico”.
Outra dica importante é levar dinheiro em espécie. “O IOF é bem menor, de 0,38% contra 6,38% no cartão de crédito. O valor da moeda estrangeira no cartão pré-pago também é maior. Outra vantagem é evita-se a variação cambial. Mas o viajante deve pesquisar bem quanto vai gastar para evitar voltar com dinheiro sobrando e ter que vender a um preço mais baixo do que comprou. Aliás, se sobrar dinheiro, minhas dica é guardar”. Um custo que precisa ser olhado é do da comunicação. Para não tomar um susto com a próxima conta de celular, o ideal é preferir a comunicação online, através de aplicativos como whatsapp ou skype, já que os hotéis e restaurantes costumam ter wi-fi grátis. Comprar um chip no país visitado também é uma opção.
Há também operadoras que possuem chips pré-pagos que podem ser usados em outros países. “Mas caso precise do telefone, o ideal é fazer um plano antes de viajar, pois as ligações fora da área de cobertura são mais caras do que um upgrade temporário no seu plano”, lembra o professor. Quem pretende fazer comprar no exterior, pode acessar os sites das lojas antes da viagem e acompanhar o preço para ver se compensa comprar fora. Comparar é fundamental. Outra dica é planejar o que vai fazer na cidade antes de embarcar. Otimizar o tempo de viagem e priorizar gastos é uma forma de economizar”,  diz Abreu.
 E na hora de escolher hotéis, vale olhar pelos aplicativos quais não descontam do cartão de crédito e permitem pagar em dinheiro, à vista. No cartão, você paga mais caro. Pelo aplicativo também podemos selecionar as melhores promoções. “É preciso apenas comparar custos de se hospedar longe dos pontos turísticos, geralmente mais barato, com o transporte ou estacionamento que teremos que pagar”. E quanto aos deslocamentos, a dica do professor é alugar um carro. “Sai mais barato do que as passagens de trens para quatro pessoas. Mas aí é preciso se hospedar em locais com estacionamento gratuito”.

 12 dicas para economizar em viagens:

1 – Confira antes os preços de transporte, alimentação e atrações culturais
 2 – Acompanhe preço de passagens para saber quando uma promoção realmente está valendo a pena!.
3 – Confira pontos e milhas acumulados no cartão de crédito
3 – Viaje, se possível, na terça ou quarta-feira, quando as passagens ficam com preços menores.
4 - Se tiver paciência, pegue voo com conexão.
5 – Confira benefícios oferecidos pelo cartão de crédito, como seguros diversos.
6 – Levar dinheiro em espécie. O valor da moeda e o IOF no cartão pré-pago é maior.
7 – Verifique como economizar com comunicação. Em Londres, por exemplo, você compra um chip que pode ser usado em outros países sem custo extra de roaming.
8 – Veja com antecedência preços de produtos aqui e lá fora. Às vezes, compensa comprar aqui para poder parcelar.
10 – Reserve hotéis que você pode pagar à vista, em dinheiro.
11 – Se escolher hotéis mais distantes compare os custos extras de transporte que terá.
12 – Analise os gastos com trens e veja se não vale mais a pena alugar um carro.

Assessora
Foto Teresa Duarte

Nenhum comentário:

Postar um comentário