sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

O Carnaval terminou… e agora?

Regina Amorim (em pé), em oficina de capacitação


Por Regina Amorim

Foram cinco dias de folia e alegria para muitas pessoas, em cada recanto desse Brasil, como se não houvesse amanhã… Para tantas outras, o momento foi de reflexão e preocupação.

Que bom, termos essa liberdade de ir e vir de brincar como puder, mesmo que seja fugindo da realidade ou se preparando para o que nos espera após o carnaval. As dívidas pessoais, a baixa temporada no turismo, a volta das férias, e a excessiva carga tributária, contribuindo para a instabilidade econômica dos negócios no mercado nacional.
Que toda essa energia extravasada pelos foliões nesse carnaval possa dar lugar a novos projetos, novas estratégias empresariais, a criação de negócios inovadores ainda não explorados no mercado, e que atendam a uma necessidade de consumo ainda não suprida, por não existir o produto ou serviço desejado.
A concorrência e as decisões governamentais sempre serão uma realidade inevitável dos negócios, por isso é preciso inovar os empreendimentos existentes e ampliar a competitividade, numa estratégia de baixo custo que o diferencie dos demais concorrentes.
Saia do lugar comum e busque espaços de mercado ainda não explorados, se você quiser fazer a diferença como EI – Empreendedor Individual, ou MPE – Micro e Pequena Empresa, tome decisões gerenciais que resultem em importantes produtos e serviços capazes de criar novos mercados.
Busque apoio de entidades técnicas do Sistema S, para a qualificação empresarial. Invista na diferenciação e na liderança de sua empresa no mercado, pela inovação e ganhos de custos ao mesmo tempo. Amplie as suas conexões inicialmente dentro da cadeia de valor de seu negócio. Tomando como exemplo, o turismo: O hotel precisa estar mais próximo das agências de receptivo, da indústria de entretenimento, dos esportes, da moda, da gastronomia e outros negócios da economia criativa. Cada um desses segmentos tem algo a acrescentar sobre parceria, gestão e de não clientes.
Procure compreender melhor o território onde você está investindo, e ultrapasse as fronteiras setoriais do negócio para aprender com outros negócios. Desloque o foco estratégico da sua empresa e desenvolva novas idéias. Seja único no mercado, mantendo os clientes e atraindo os não clientes. Inove a sua comunicação com o mercado, sempre de forma verdadeira, clara e com diferencial, que mexa com as expectativas dos clientes.
Os empresários em geral e os agentes de turismo que buscam orientação empresarial e capacitam a sua equipe de colaboradores internos, estão além das fronteiras convencionais da concorrência, portanto seja um empreendedor proativo, corra riscos calculados, sempre com planejamento e com o comprometimento da sua equipe de trabalho, transformando ameaças em oportunidades.
O pensamento coletivo e criativo será muito estratégico nesse momento de instabilidade econômica, para agregar valor a um calendário turístico, temático e inovador para a baixa temporada. Tudo começa com um bom planejamento e com a parceria de segmentos econômicos que também podem ser beneficiados com uma proposta desafiadora, singular e consistente para que as empresas vejam o futuro no presente e crie novos mercados, novos fluxos turísticos, maximizando oportunidades e minimizando riscos. Para concluir, fica a dica: Analise, crie, planeje e faça acontecer!!  Bons negócios!!!

Regina Medeiros Amorim
Mestre em Visão Territorial e Sustentável do Desenvolvimento,
Pós graduada em Gestão e Marketing do Turismo,
Gestora de Turismo do SEBRAE – Paraíba.

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