quarta-feira, 25 de maio de 2016

Na Terra que o Bode é Rei


Um evento de arte e cultura que tem o bode como personagem principal e se realiza durante três dias no município de Cabaceiras, região do Cariri Paraibano

Cerca de 50 mil pessoas devem prestigiar a 18ª edição da Festa do Bode Rei 216, evento turístico que vai acontecer nos dias 27, 28 e 29 próximos no município de Cabaceiras, região do Cariri Paraibano. O município possui em torno de 5 mil habitantes e é conhecido como a “Roliúde Nordestina”, imenso letreiro com 80 metros de comprimento e cinco de altura instalado na entrada da cidade.
 Cabaceiras ganhou fama nacional por conta do Lajedo Pai Mateus, que já foi cenário de mais de 25 filmes nacionais a exemplo do “O Auto da Compadecida” (Guel Arraes), “Cinemas, Aspirinas e Urubus” (Marcelo Gomes) e “O Romance” (Guel Arraes). Além da estimativa em torno dos participantes, a festa tem grande impacto positivo na economia da região, por proporcionar durante a sua realização, a geração de cerca de 850 empregos diretos e indiretos.
A Festa do Bode Rei é um evento de arte e cultura que tem como personagem principal o Bode como símbolo de sustentabilidade da região. Durante os três dias o município vive em clima de exposição de animais, feira de artesanato, gincanas e muito forró pé de serra, evento consagrado nacionalmente, atraindo turistas de diversas localidades. O objetivo principal é promover a cadeia produtiva da caprinovinocultura e estimular o turismo rural, cultural e ecológico com foco no Lajedo de Pai Matheus.
Conforme a presidente da PBTur, Ruth Avelino, a festa é importante não somente para divulgar o potencial turístico do município, bem como uma boa oportunidade para fomentar a cultura do couro. “Essa é sem duvida um importante evento para o nosso Estado, já que ela agrega o incremento da comercialização do ovino, da caprinocultura e do turismo, valorizando os recursos naturais existentes, atrativos que fazem a diferença para quem busca um turismo ecológico ou rural", destacou.
         O prefeito do município, Luiz Aires, buscou parcerias para garantir a realização do evento, “é um evento grandioso que gera emprego e renda, por isso não podemos deixar de realizar, por isso contamos coma parceria público privada para realizar um evento com menos despesas, mais sem perde o seu brilho”. Na programação eventos permanentes a exemplo do Espaço da Gastronomia Bodística, Expofeira de Caprinos e Ovinos e Expofeira de Artesanato que acontece no Parque do Bode. Apresentação de quadrilhas juninas e shows com diversas bandas, fazem a alegria da festa que é uma realização da Prefeitura Municipal de Cabaceiras, com apoio do Governo do Estado, através da PBTur.

 Por Teresa Duarte

Nenhum comentário:

Postar um comentário