segunda-feira, 9 de maio de 2016

Orquestra Sinfônica da Paraíba prepara abertura da temporada 2016 e anuncia retomada de concertos didáticos



A Orquestra Sinfônica da Paraíba retomou nesta semana os ensaios para dar início à Temporada 2016. O primeiro concerto oficial será na próxima quinta-feira (12), às 20h30, na Sala de Concertos Maestro José Siqueira do Espaço Cultural José Lins do Rego, sob a regência do maestro Luiz Carlos Durier (titular da OSPB) e com solo do violinista André Araújo de Souza. Na mesma data, a OSPB realizará um concerto didático gratuito, às 9h, tendo como convidados pacientes do complexo Juliano Moreira que participam do projeto Beija-Flor, além de alunos da Escola Especial de Música Juarez Johnson (que atende a crianças e jovens com deficiência) e da Escola Estadual de Música Anthenor Navarro (EEMAN).
A novidade da temporada 2016 é a retomada dos concertos didáticos sempre na manhã da data das apresentações oficiais, além da realização de atividades beneficentes e de cunho social, levando a música instrumental de orquestra às comunidades mais distantes do Espaço Cultural. Já a Orquestra Jovem fará seu primeiro concerto do ano no dia 26. Para a apresentação da noite, os ingressos custam R$ 4 (inteiro) e R$ 2 (meia entrada).


Concerto de abertura – O primeiro concerto do ano da OSPB será aberto com a marcha húngara “Rakoczy”, de Hector Berlioz (1803-1869), seguida de meditação da “Ópera Thais”, de Jules Massenet (1842-1912), com solo do violinista André Araújo. O programa traz, ainda, a “Abertura Cubana” de George Gershwin (1898-1937). De Felix Mendelssohn (1809-1847) a orquestra tocará a Sinfonia n. 4 em Lá Maior, Op. 90 “Italiana” em Allegro vivace / Andante con moto / Con moto moderato / Saltarello – Presto. Para fechar a apresentação de abertura da temporada, a canção escolhida é o famoso “Bolero”, de Maurice Ravel (1875-1937).

Concertos didáticos - Uma das novidades para 2016 é que a OSPB volta a realizar concertos didáticos voltados para estudantes, crianças e adolescentes do ensino público e privado. Essas apresentações têm o intuito de formar público e facilitar o acesso à música sinfônica. Durante o espetáculo, o maestro explica como funciona a orquestra, fala sobre as peças executadas e os alunos podem interagir com os músicos por meio de perguntas.

Asscom PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário