segunda-feira, 9 de novembro de 2015

 Flor da Trilha chega levando muita alegria no turismo da Paraíba


Túnel da Viração no município de Bananeiras
A jardineira Flor da Trilha foi lançada este ano pelo casal paraibano Moisés e Sandra Ramalho e já conta com diversos roteiros.  É um produto pioneiro que veio para revolucionar o turismo, do litoral ao sertão da Paraíba. Trata-se de um veículo especial, 4×4 e off-road, adaptado para o transporte de turistas, com capacidade para adentrar em trilhas, locais de difícil acesso e onde outros veículos comuns não conseguem. Tem a grande vantagem de levar vários passageiros de uma só vez.

O veículo é registrado no Cadastur – sistema de cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor do turismo, executado pelo Ministério do Turismo, em parceria com os órgãos oficiais de Turismo nos estados do Brasil e no Distrito Federal. Fazer um tour na “jardineira” é muito emocionante; pode ser feito por qualquer pessoa e proporciona uma sensação sem igual, oferecendo ainda o contato direto com a natureza e as belezas do lugar, já que o veículo é aberto e permite sentir-se  plenamente o ar e contemplar a paisagem por onde ele passa.

Empresários Moisés e Sandra Ramalho 
Conforme Moisés Ramalho, trabalhar com um produto do turismo diferenciado era um sonho de infância. “Quando criança, vi uma jardineira; mas, não era moderna como é hoje a Flor da Trilha. Então,  pensei em montar uma com segurança, conforto e modernidade para fazer roteiros, oferecendo aos turistas uma maneira  diferente e mais prazerosa de ver nossas belezas naturais e nossa cultura”, revelou. O empresário investiu cerca de R$ 150.000,00 no projeto, entre a compra do caminhão Mercedes, ano 1971, contratação de web designer para traçar as medidas e o modelo da jardineira. 

A jardineira é um veículo diferenciado porque é panorâmica, ou seja, não possui vidros nas laterais, as cadeiras são bancos inteiros colocados em nove fileiras, com portas individuais nas duas laterais. O veículo, com capacidade para 44 passageiros, não desenvolve alta velocidade, mas tem força suficiente para trafegar em terrenos de difícil acesso, com total segurança. A Flor da Trilha tem levado turistas a passeios emocionantes em diversas localidades, principalmente na zona rural.  Por onde passa, chama a atenção da população pela alegria contagiante e pela animação com músicas de artistas da terra, a exemplo do cantor Flávio José.

Turistas fazendo passeio na jardineira

Roteiros do Litoral ao Sertão

Passeios nos caminhos do frio, na região do Brejo, que já é ponto turístico, são proporcionados pela Flor da Trilha  que conta com a parceria de hotéis   que oferecem o pacote aos hospedes. Em Bananeiras, são realizados dois roteiros: o primeiro, um City Tour pela cidade, iniciado nos hotéis, para pegar os hóspedes, seguindo em direção à Igreja Nossa Senhora do Livramento, Florart, Carmelo Sagrado Coração de Jesus e Madre Tereza, Memorial da Escola Agrícola, Campus da UFPB, antigo Colégio Dorotéia, Museu da Estação e Túnel da Viração.

O segundo é o roteiro rural que tem início em uma bela trilha de contemplação da natureza, na zona rural, seguindo em direção ao Engenho Goiamunduca (produto da aguardente Rainha), passando pela Lagoa Encantada, contemplação do pôr do sol no Cruzeiro de Roma, visitação ao Balneário Sítio Mijonia e à Cachoeira do Roncador. Na próxima semana, a jardineira iniciará um novo roteiro no Município de Areia, tendo como ponto de partida o Hotel Fazenda Triunfo, com visitação ao Engenho Triunfo,  à Casa do Doce e ao Restaurante Vó Maria.

No Litoral Sul, o roteiro inclui a Barra de Gramame e as praias do Amor, Jacumã, Tabatinga, Carapibus, Coqueirinho, Tambaba e Praia Bela. No Litoral Norte, o roteiro vai da praia de Lucena à Barra do Miriri,  incluídas visitas à Igreja da Guia e  a outros pontos menos conhecidos, bem como às praias urbanas Cabo Branco, Tambaú, Manaíra, Bessa, Intermares, Ponta de Campina, Camboinha, Areia Dourada, encerrando o percurso no município de Cabedelo.  Além disso, a Flor da Trilha ainda oferece passeios noturnos  ”Night Tours”,   quando os turistas podem conhecer toda a orla, do Cabo Branco ao Bessa,   tendo, ainda, a possibilidade de  fazer um passeio de caiaque, no Caribessa, nas noites de maré baixa e de lua cheia.

Rotas com destino à Praia do Jacaré, ao entardecer, também já estão sendo feitas, e roteiros de aventura já estão saindo do “forno”. Quem quiser vivenciar essa experiência, a Flor da Trilha oferece passeios com roteiros de aventura e viagens em diversas regiões, levando até 44 pessoas. Viva essa aventura emocionante, do litoral ao sertão, e agende o seu passeio pelos fones: (83) 99949-9844/99127-9723 ou no site www.flordatrilha.com.br

Saiba Mais

Jardineira – nome usado, popularmente, pelos brasileiros para se referir a um autocarro (ônibus), com capô dianteiro similar ao de um caminhão. Pode ser também um autocarro pequeno e muito antigo. No Brasil, foi um veículo coletivo muito utilizado em zonas rurais para trajetos de média a longa distância, pois eram resistentes às típicas estradas de terra. Hoje em dia, é um veículo quase extinto no Brasil, para transporte de passageiros e, alguns  deles tornaram-se peças de museu.

Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Texto e Fotos: Teresa Duarte

Nenhum comentário:

Postar um comentário