quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Fiscalização Embarcações será intensificada no litoral paraibano


         A Capitania dos Portos da Paraíba já registrou neste ano 459 infrações em embarcações por irregularidades diversas em águas paraibanas, sendo abertos 351 autos de infrações. No mês de dezembro próximo a fiscalização será intensificada por conta da Operação Verão que deverá acontecer até março de 2016. Na Operação Verão 2014/2015, foram realizadas 2.041 abordagens, 192 notificações, 128 autos de infração, 63 apreensões, 05 inquéritos por acidentes e fatos da navegação e um total de 132 ações.
         De acordo com o suboficial José Osmar Ferreira de Araujo, da Divisão de Segurança do Tráfego Aquaviário (STA) as áreas de maior incidência estão situadas no Parque Estadual Marinho de Areia Vermelha e Praia do Jacaré, em Cabedelo e na Prainha no município de Lucena. “Nas abordagens durante a fiscalização é verificada a superlotação, validade do seguro obrigatório, disponibilidade do colete salva-vidas, habilitação do condutor, bem como o uso do etilômetro para aferição da alcoolemia dos condutores de embarcações”, informou.
         Para pilotar uma embarcação de esporte e recreio o condutor deverá portar habilitação de Motonauta, Arrais-Amador, Mestre-Amador ou Capitão-Amador. A infração de maior incidência se refere ao Seguro Obrigatório vencido, trafegar em área que é reservada exclusivamente ao banhista, uso dos coletes e bóias salva vidas, velocidade superior a permitida, não portar documento de inscrição da embarcação, não portar documento de habilitação e não possuir documento de habilitação.
De acordo com a Capitania dos Portos, as multas variam de R$ 40, por causa de seguro obrigatório vencido, por exemplo, até R$ 3,2 mil por conduzir embarcação estando sob efeito de álcool, não possuir habilitação, excesso de passageiros e outras situações que coloquem em risco a vida dos banhistas. Penalidade aplicada é de suspensão do Certificado de Habilitação até cento e vinte dias, caso acha reincidência, o infrator estará sujeitará à pena de cancelamento do certificado de Habilitação.

Fique Atento:
Denuncias - Através dos telefones (83) 3241-2805,0800 281 3071, ouvidoria@cppb.mar.mil.br e pelo Whats App (83) 99302-9294.

Por Teresa Duarte

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário